Livros e Hqs

“Escravidão”, de Laurentino Gomes, é um dos livros mais vendidos de agosto

(0 Estrelas - 0 Votos)

Obra ficou atrás apenas dos livros Como fazer amigos e influenciar pessoas e Quarto de despejo. Confira o ranking completo!

A lista de livros mais vendidos de agosto na Estante Virtual é marcada pela estreia de Escravidão, primeiro volume da nova trilogia do escritor Laurentino Gomes. Lançada no dia 23 do mesmo mês, a obra ficou em terceiro lugar no nosso ranking. O livro cobre o período de 250 anos, desde o primeiro leilão de cativos africanos registrado em Portugal até a morte de Zumbi de Palmares.

LEIA MAIS: Confira 7 livros para fugir das fake news

Escravidão ficou atrás apenas de Como fazer amigos e influenciar pessoas, que foi o campeão de vendas em agosto, e de Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus. Há também outros clássicos que sempre marcam presença no nosso ranking, como Dom Casmurro, de Machado de Assis, e A droga da obediência, de Pedro Bandeira.

Confira a lista completa e escolha sua próxima leitura!


Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie

Como fazer amigos e influenciar pessoas é um guia sobre relacionamentos, seja no âmbito profissional ou pessoal. Dale Carnegie busca fornecer, de maneira direta, técnicas e métodos para que qualquer pessoa alcance seus objetivos pessoais e profissionais.

Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie

Quarto de despejo – Diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus

Quarto de despejo retrata o duro cotidiano de uma favelada. Na obra, uma mulher negra e pobre conta o que viveu, sem artifícios ou fantasias. Escrito em primeira pessoa, o texto registra fatos políticos e sociais importantes do Brasil, entre 1955 e 1960. A leitura nos coloca em contato com cinco anos da vida da personagem, que representa a voz dos excluídos, marginalizados e estereotipados da nossa sociedade.


Escravidão, de Laurentino Gomes

O escritor Laurentino Gomes dedica-se a uma nova trilogia de livros-reportagem, desta vez sobre a história da escravidão no Brasil. Resultado de seis anos de pesquisas e observações, este primeiro volume cobre um período de 250 anos, do primeiro leilão de cativos africanos registrado em Portugal, na manhã de 8 de agosto de 1444, até a morte de Zumbi dos Palmares. Entre outros aspectos, a obra explica as raízes da escravidão humana na Antiguidade e na própria África antes da chegada dos portugueses, o início do tráfico de cativos para as Américas e suas razões, os números, os bastidores e os lucros do negócio negreiro, além da trajetória de alguns de seus personagens mais importantes.


Vidas secas, de Graciliano Ramos

Vidas Secas, lançado originalmente em 1938, é o romance em que Graciliano Ramos alcança o máximo da expressão que vinha buscando em sua prosa. O que impulsiona os personagens é a seca, áspera e cruel, e paradoxalmente a ligação telúrica, afetiva, que expõe naqueles seres em retirada, à procura de meios de sobrevivência e um futuro.


A revolução dos bichos, de George Orwell

Este clássico foi escrito durante a Segunda Guerra Mundial e causou desconforto ao satirizar a ditadura stalinista em uma época em que os soviéticos eram aliados ao Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. São claras as referências, como o despótico Napoleão que seria Stálin e os eventos políticos da União Soviética.

A Revolução dos Bichos

Dom Casmurro, de Machado de Assis

Ao criar a personagem Capitu, a espantosa menina de “olhos oblíquos e dissimulados”, de “olhos de ressaca”, Machado de Assis nos legou um incrível mistério, até hoje indecifrado. Há quase cem anos os estudiosos e especialistas o esmiuçam, o analisam sob todos os aspectos. Embora o autor se tenha dado ao trabalho de distribuir pelo caminho todas as pistas para quem quisesse decifrar o enigma, ninguém ainda o desvendou.


O poder do hábito, de Charles Duhigg

Durante dois anos, uma jovem transformou quase todos os aspectos de sua vida. Parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida. Em um laboratório, neurologistas descobriram que os padrões dentro do cérebro dela – ou seja, seus hábitos – foram modificados de maneira fundamental para que todas essas mudanças ocorressem. Há duas décadas pesquisando ao lado de psicólogos, sociólogos e publicitários, cientistas do cérebro começaram finalmente a entender como os hábitos funcionam – e, mais importante, como podem ser transformados.


O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

Este clássico sempre está entre os livros mais vendidos da Estante Virtual. O pequeno príncipe conta a história de um piloto que encontra um príncipe após cair com seu avião no deserto do Saara. Eles fazem uma jornada filosófica e poética por meio de planetas que encerram a solidão humana.


A droga da obediência, de Pedro Bandeira

Este livro narra a história de uma turma de adolescentes que enfrenta o mais diabólico dos crimes. Com mistério e suspense, cinco estudantes – os Karas – enfrentam uma macabra trama internacional: o sinistro Doutor Q.I. pretende subjugar a humanidade aos seus desígnios, aplicando na juventude uma perigosa droga.

droga da obediencia

Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis

Em Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis retrata a história de um personagem tipicamente burguês, sem objetivos e bastante contraditório que resolve escrever sua história depois de morto, tornando-se o primeiro autor defunto da humanidade. A narrativa é marcada pela desordem cronológica, o excesso de transgressões e reflexões, e a aparente falta de conexão entre os pensamentos do narrador e o que é contado.


O que você achou da lista? Comente e participe!


Gabriela Mattos

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

5 trechos do livro “O parque das irmãs magníficas” 15 dicas de livros para ler neste ano Volta às aulas escolares: 12 obras literárias para ler em 2023 ‘Wandinha’: conheça as referências literárias citadas na série Prêmio Jabuti 2022: confira os vencedores