Conheça 9 escritoras do mundo young adult

(4 Estrelas - 3 Votos)

Gênero literário reúne histórias com personagens entre a adolescência e a fase adulta. Veja a nossa lista completa e boa leitura!

Nos últimos anos, você já deve ter ouvido sobre o young adult. Apesar de o YA ser voltado para pessoas de 14 a 21 anos, todos podem conhecer esse gênero literário. Com uma diversidade de histórias, desde romances até distopias, a literatura de “jovem adulto” explora temas como transtornos psicológicos, dificuldades financeiras e drogas.

Ficou curioso para conhecer o young adult? Selecionamos as nove principais escritoras desse universo, que conquistam leitores no Brasil e no mundo. Entre elas está a americana Suzanne Collins, que ficou conhecida após a publicação da trilogia Jogos vorazes. A escritora já vendeu mais de 85 milhões de exemplares em diversos países.

LEIA MAIS: [Entrevista] “Os jovens estão abertos a novas histórias”, diz a escritora Iris Figueiredo

A lista inclui ainda a iraniana Cassandra Clare, que também é uma das best-sellers dessa categoria, e a brasileira Thalita Rebouças, que vendeu mais de 1,5 milhões de livros no país. Confira a lista completa e escolha sua próxima leitura!


Olho por olho, de Jenny Han e Siobhan Vivian

Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho. No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos.


Era uma vez minha primeira vez, de Thalita Rebouças

Coração acelerado, pernas bambas, arrepio na nuca e um friozinho na barriga. Medo? Sim. E também excitação, sonhos, dúvidas, inseguranças e todas as “noias” que as meninas sentem diante da tão esperada e, por que não, idealizada, primeira experiência sexual. São essas angústias e alegrias, contadas de forma leve e bem-humorada, que Thalita Rebouças apresenta em Era uma vez minha primeira vez.


Jogos Vorazes, de Suzanne Collins

A trilogia Jogos vorazes, de Suzanne Collins, narra a história de uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os ‘Jogos Vorazes’, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte.


Depois dos quinze – Quando tudo começou a mudar, de Bruna Vieira

Neste livro você encontra histórias, desabafos e segredos de Bruna Vieira, garota de 18 anos, colunista da revista Capricho e dona do blog “Depois dos Quinze”, um dos mais influentes em moda, comportamento e internet para o público adolescente. Bruna apresenta aqui sua história em belíssimas crônicas que já conquistaram milhares de fãs, leitores e leitoras em sua coluna, em suas redes sociais e em seu blog.


Tudo e todas as coisas, de Nicola Yoon

Este livro da escritora Nicola Yoon foi adaptado para os cinemas. Tudo e todas as coisas conta a história de uma personagem que é “alérgica ao mundo”. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Por isso, ela não sai de casa e as únicas pessoas com quem convive são a mãe e a enfermeira, Carla. No entanto, a vida dela começa a mudar com a chegada de um rapaz, alto, magro, com olhos azuis como o oceano.


Anjo mecânico, de Cassandra Clare

Anjo mecânico, volume inaugural de As peças infernais, conta como os antepassados dos protagonistas de Instrumentos mortais se conheceram e como existe muito mais mistérios entre eles do que se imagina. Através de Tessa Gray, uma jovem órfã de 16 anos, os leitores são apresentados aos Caçadores das Sombras da Inglaterra vitoriana. Como seus representantes do século XXI, eles também combatem os elementos rebeldes do submundo – vampiros e lobisomens.


Anna e o beijo francês, de Stephanie Perkins

Anna está ansiosa pelo seu último ano em Atlanta, onde tem um grande trabalho, um melhor amigo leal, e uma queda na iminência de tornar-se mais. É por isso que ela não estava muito empolgada em ser enviada para um colégio interno em Paris, onde ela conhece St. Claire: perfeito, parisiense e absolutamente irresistível.


Cinderela Pop, de Paula Pimenta

Cintia é uma princesa dos dias atuais – antenada, com opiniões próprias, decidida e adora música. Essa princesa pop morava com os pais em um castelo enorme de onde via toda a cidade. Todas as noites, ela olhava pela janela, de onde ficava admirando a vista e sonhando com um príncipe que ainda não conhecia. Porém, um dia, o castelo de Cintia desmoronou e com ele tudo à sua volta. Com a separação dos pais, ela vai morar com a tia, se afasta do pai e, principalmente, deixa de acreditar no amor.


Tamanho 42 não é gorda, de Meg Cabot

Em Tamanho 42 não é gorda, Heather está no fundo do poço – perdeu seu namorado, nenhuma gravadora se interessa por suas músicas, ganhou peso e só entra em roupas tamanho 42, o pai está atrás das grades e a mãe fugiu para Buenos Aires com suas economias e seu agente. Até que, aos poucos, as coisas parecem que vão se ajustar.


Qual livro você incluiria na lista? 🙂


Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares