Os 60 anos da Turma da Mônica
Quadrinhos foram criados em 1959. Para marcar a data, HQs com a versão dos personagens jovens serão lançadas nos EUA
Quem nunca se divertiu com os planos infalíveis do Cebolinha contra Mônica no bairro do Limoeiro? Com Magali fã de melancia? Com Cascão, que nunca tomava banho? Criada em 1959, pelo quadrinista Maurício de Sousa, a Turma da Mônica ultrapassa gerações e conquista leitores até hoje.
Inicialmente, os quadrinhos eram publicados em formato de tirinhas de jornal e tinham como personagens principais o Bidu e Franjinha. No início dos anos 1960, Cebolinha tornou-se o protagonista e, apenas no fim da década, a Mônica assumiu o posto de principal nas histórias.
LEIA MAIS: Graphic novel, HQ ou história em quadrinhos?
Os desenhos das HQs são baseados na infância e na família de Maurício – a Mônica, por exemplo, é inspirada na filha do cartunista, e o Bidu lembra o cachorro que ele teve durante a infância. Em paralelo, há outros personagens que também ganharam narrativas próprias ao longo do tempo e conquistam os fãs, como Penadinho, Piteco, Tina, Chico Bento e Horácio.
Turma da Mônica jovem
Para além das HQs, as histórias foram adaptadas para os cinemas e TV, além de terem virado produtos, como jogos eletrônicos, brinquedos e até pasta de dente. Vale destacar ainda que os gibis são sucesso no mundo todo: já foram traduzidos para 14 idiomas.
Assim como os leitores, os personagens cresceram nas histórias. Desde 2008, Maurício de Sousa lançou uma série de quadrinhos com a Turma da Mônica Jovem. Em comemoração aos 60 anos das tirinhas, o quadrinista lançou, nesta terça-feira (15), um volume dessa versão para adolescentes nos Estados Unidos.
O livro conta a história de um ex-namorado da Mônica, Tony, que reaparece nas férias de verão. Apaixonado, Cebolinha faz de tudo para manter o rapaz longe da menina. Enquanto isso, Cascão é um apaixonado por esportes e Magali é musa fitness.
Conheça alguns volumes da Turma da Mônica!
Turma da Mônica – 25 contos, de Mauricio de Sousa
O mundo encantado dos contos de fadas fascina crianças e adultos e esse fascínio é passado de geração para geração. Neste livro, estão reunidas as mais belas histórias clássicas de todos os tempos, interpretadas pelos divertidos personagens da Turma da Mônica.
Vamos pensar um pouco?, de Maurício de Sousa e Mario Sergio Cortella
Os autores afirmam instigar e estimular o pensamento é nobre, ainda mais nos tempos atuais. Esse é o principal motivo que juntou o quadrinista Maurício de Sousa e o filósofo (Cortella), fazendo com que a arte da ilustração e arte da filosofia se encontrem para dialogar com quem acolhe esse convite.
Turma da Mônica – folclore brasileiro
Este livro reúne cantigas de roda, pegadinhas, trava-línguas, músicas, adivinhas, provérbios, crendices, trovas, acalantos e brincadeiras que atravessaram gerações e até hoje encantam as crianças.
Turma da Mônica: Cebolinha em apuros!, de Mauricio de Sousa
Pode se preparar! Vem aí a baixinha mais invocada dos quadrinhos, acompanhada dos seus amigos. A dentucinha Mônica, munida do seu fiel coelho de pelúcia Sansão, Cebolinha, que troca o R pelo L e bola planos ‘infalíveis’ que nunca dão certo, o sujinho Cascão, a gulosa Magali e muitos outros aprontam travessuras encantadoras pelo Bairro do Limoeiro.
120 tirinhas da Turma da Mônica
As 120 tirinhas contam as aventuras da Turma da Mônica. Os gibis do autor já atingiram a marca de 1 bilhão de revistas impressas, e suas tiras figuram em dezenas de jornais pelo país.
Manual do Cientista do Franjinha
Este livro reúne de 20 experiências para você fazer e dicas de como montar um robô de lata. Além disso, a obra mostra como funciona o nosso corpo e traz jogos e passatempos para você se divertir.
O que achou da lista? Comente e participe!
- 12 livros mais vendidos do The New York Times - 22.09.2022
- Conheça a história do Dicionário Aurélio - 12.07.2022
- 5 livros para quem gosta de “Meu malvado favorito” - 08.07.2022