Como organizar seu acervo de livros?

(4.3 Estrelas - 4 Votos)

Crie um planejamento para otimizar suas vendas de livros na Estante Virtual. Veja as nossas dicas!

Ao anunciar livros na Estante Virtual, os livreiros ganham maior visibilidade e alcance entre os leitores de todo o Brasil. No entanto, organizar o acervo de livros nem sempre é uma tarefa fácil, né? Por isso, o ideal é criar um planejamento diário para otimizar suas vendas no site. O primeiro passo é listar todos os volumes do catálogo, especificando quais exemplares foram vendidos, os enviados pelos Correios e os que ainda permanecem à venda.

Para cadastrar as obras na Estante Virtual, é obrigatório preencher os metadados dos produtos: título da obra, autor, editora, ISBN, ano de publicação, estado de conservação, foto da capa e o preço. Com as informações corretas, os leitores conseguem encontrar o livro desejado mais facilmente.

Como cadastrar?

1. Por ISBN

Uma das maneiras de cadastro é por meio do ISBN do livro, número que fica na contracapa. Primeiro, clique no botão Painel do Livreiro na parte superior da página principal da Estante, depois em “acervo” e “adicionar livros”. Em seguida, digite o ISBN ou passe o leitor de código de barras. Veja a explicação completa no vídeo abaixo:

2. Por importação e exportação de planilhas

A segunda forma é por meio de importação e exportação de planilhas, ideal para quem tem um grande número de obras. Acesse o Painel do Livreiro, “acervo” e “importar e exportar arquivos”. Para importar o acervo pela primeira vez, faça o download da planilha na opção “baixar modelo”, preencha cada linha com os campos obrigatórios e salve uma cópia no seu computador. Confira mais informações no vídeo abaixo:

Ferramentas gratuitas

Além das nossas dicas, você também pode optar por algumas ferramentas gratuitas para ajudar na organização de seu acervo.

  • Correios

Um dos sistemas é o site ou o aplicativo dos próprios Correios, que ajuda a monitorar o envio e transporte das mercadorias por meio do código de rastreio.

  • Muambator

Assim como os Correios, o site Muambator também gerencia o envio dos produtos. O portal mostra quais os pacotes foram tributados, quais estão chegando e os atrasados, e envia ainda uma notificação por mensagem no celular caso ocorra alguma mudança durante o transporte.

  • LibreOffice

Outra dica é utilizar o LibreOffice, que fornece uma planilha gratuita no computador. Aproveite as nossas sugestões e otimize suas vendas!


Gostou das dicas? Comente e participe! 🙂

Gabriela Mattos

Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
[mailpoet_form id=”4″]
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares