Projeto Brincantes do Brasil leva cantigas e folclore para crianças

(4.7 Estrelas - 10 Votos)

Espetáculo baseado no livro Brincantes – Ô, abre a roda será realizado em 2 de setembro, no Theatro Net Rio. A entrada da peça é gratuita!

“A canoa virou/Vou deixar ela virar/Foi por causa do João/Que não soube remar/Ai se eu fosse um peixinho/E soubesse nadar/Eu tirava o João/Lá do fundo do mar”. Quem nunca ouviu os versos dessa melodia? As cantigas estão nas lembranças de qualquer pessoa, já que são as primeiras memórias sonoras da infância. As canções folclóricas fazem parte do dia a dia das crianças, seja na hora de dormir ou durante as brincadeiras, e são repassadas entre gerações.

Para fortalecer ainda mais a presença das cantigas no imaginário infantojuvenil, o projeto Brincantes do Brasil fará um grande passeio pelo folclore. O grupo apresentará uma peça com cânticos, lendas brasileiras, jogos infantis, brincadeiras, contações de histórias, música e bonecos, no dia 2 de setembro, no Theatro Net Rio, em Copacabana.

 

Brincantes do Brasil

 

Inspirado nas histórias “A lenda da noite” e “Beija-florizinho”, do livro Brincantes – Ô, abre a roda, o espetáculo reforça os vínculos entre a literatura oral e a cultura popular. Na peça, dirigida por Guilherme Miranda, os atores dançam, cantam e tocam diferentes instrumentos, como violão, pandeiro, sax, bongô e agogô.

As escritoras Daniela Chindler e Flávia Rocha tiveram ajuda do artista Joaquim de Paula durante as pesquisas. Daniela reforça a importância das cantigas na formação das crianças. Para a autora, as músicas ajudam no amadurecimento dos pequenos, já que os auxiliam a memorizar e brincar, além de levar ensinamentos positivos.

“As histórias que são perpetuadas, como os contos de fada, trazem valores positivos para as crianças. Elas vivem a ficção e amadurecem para o mundo. As cantigas também reforçam quem nós somos e a nossa identidade. Todos nós já ouvimos essas músicas, então temos algo em comum, somos iguais de uma certa maneira. Há um sentimento de pertencimento”, explica.

LEIA MAIS: Obras da literatura de cordel que vão encantar você

Com ilustrações de Cíntia Faria, o livro reúne 27 canções em quatro capítulos: “Quando a noite chegar”, “Quando o dia amanhece”, “Quando eu entrei na roda” e “Quando o amor acontece”. As autoras incluíram ainda uma lenda de acordo com cada capítulo no fim da obra.

“Resolvemos trabalhar com textos curtos, como se fossem almanaques. Cada cantiga provoca uma curiosidade, uma brincadeira, então damos a oportunidade para as crianças testarem. Por exemplo, tem um óculos de papel celofane. Colocamos ainda partituras de algumas cantigas no fim do livro”, explica Daniela.

Eventos na rede municipal

Além da peça, serão distribuídos dois mil livros para alunos do Ensino Fundamental da rede pública do município do Rio. O espetáculo também será apresentado em sete colégios, como as escolas municipais Menezes Vieira, no Alto da Boa Vista, Pedro Ernesto, na Lagoa, e Marechal Esperidião Rosas, no Caju, e na Biblioteca Popular de Irajá.

O projeto Brincantes do Brasil tem patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura e da Escola Nova, apoio de Estante Virtual, Trial (Rio) Tecnologia Ambiental, e Apsis Consultoria Empresarial,  por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS).

[mailpoet_form id=”4″]
Gabriela Mattos

Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.

2 comentários em “Projeto Brincantes do Brasil leva cantigas e folclore para crianças

  • 10.09.2018 a 12:21 pm
    Permalink

    Maria, o projeto sociocultural “Brincantes do Brasil”, viabilizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, contemplou 7 escolas municipais com 9 espetáculos, além de 2 espetáculos com entrada franca na Biblioteca de Irajá e no Theatro Net Rio. Foram mais de 2.600 espectadores. Infelizmente o projeto está realizando sua última apresentação. Novas apresentações apenas poderão ser agendadas com a venda dos espetáculos. Caso tenham interesse, me passe seus contatos e pedirei para a produtora entrar em contato.

  • 02.09.2018 a 3:52 pm
    Permalink

    Como posso adquirir esses livros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares