[Infográfico] Leitura é a atividade cultural preferida de brasileiros em 12 capitais

(4.1 Estrelas - 10 Votos)

Pesquisa mostra que há desigualdade no acesso aos produtos de cultura no país. Confira alguns dados do levantamento

Livros estão presentes em todos os momentos de nossa vida. Como não amá-los? A nossa paixão literária foi reforçada na pesquisa Cultura nas capitais, realizada pela JLeiva & Esporte do Datafolha, em julho. Ao todo, dez mil pessoas foram entrevistadas em 12 capitais, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Belo Horizonte. Segundo o levantamento, a leitura é a atividade cultural preferida dos brasileiros em 12 capitais: 68% dos entrevistados disseram ter lido pelo menos uma obra no último ano.

Em seguida, aparecem cinema (64%), jogos eletrônicos (55%), shows (46%), festas populares (42%) e feiras de artesanato (40%). O estudo aponta ainda que Salvador é a capital campeã de pessoas que mais leem durante o tempo livre, o equivalente a 72%. Belo Horizonte (70%) e Rio de Janeiro (69%) ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Já o índice de leituras está relacionado a quem tem maior nível de escolaridade. De acordo com a Cultura nas capitais, 19% das pessoas com Ensino Superior passam mais tempo lendo do que assistindo a programas na televisão. O percentual é maior em relação a quem tem Ensino Médio (10%) e Fundamental (5%).

Outros números

Ao mesmo tempo, os números evidenciam que há uma desigualdade no acesso à cultura. O levantamento reforça que as pessoas com maior renda têm mais acesso aos livros: 84% são da classe A, 77% da B, 65% da C, 50% da D e 50% da E. Apenas 6% das pessoas da classe A nunca tiveram acesso aos livros, enquanto 7% são da B, 16% da C, 31% da D e 31% da E.

Os pesquisadores mostram que definir quais práticas culturais seriam objeto de estudo foi um dos pontos mais críticos do trabalho. “Não é tarefa simples: a cultura abarca um espectro amplo, da arte ao entretenimento, dos pequenos hábitos cotidianos a crenças religiosas, passando por práticas de lazer, moda e gastronomia”, completa João Leiva, diretor da JLeiva Cultura & Esporte, no documento.

De acordo com os pesquisadores, os resultados do estudo mostram proporções de respostas por categoria ou média. Para facilitar a leitura, os valores foram arredondados, o que pode gerar situações em que a soma das respostas resulte em 99% ou 101%. Da mesma forma, a comparação entre dois percentuais e a diferença numérica entre eles pode ser aparentemente conflitante.

infográfico-leitura


Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.

Gabriela Mattos

Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares