O inverno está chegando: 22 anos de “Guerra dos tronos”, de George R. R. Martin

(3.1 Estrelas - 20 Votos)

Primeiro da série As crônicas de gelo e fogo, livro conquistou prêmios e recebeu adaptação em série de TV

Desde a publicação, em 1 de agosto de 1996, Guerra dos tronos conquistou prêmios e uma legião de fãs pelo mundo. O livro, que faz parte da série As crônicas de gelo e fogo, retrata a história de uma terra onde os verões e invernos podem durar décadas. “O inverno está chegando” virou um bordão unânime entre os amantes da obra do autor americano George R. R. Martin.

No primeiro volume da saga, o frio está de volta e forças sobrenaturais se espalham por trás da muralha que protege a região do norte de Winterfell. No centro da trama está a família Stark, que é tão áspera quanto as terras que lhe pertencem. Em Guerra dos tronos, George R.R. Martin narra uma história de lordes, damas, cavaleiros, assassinos e bastardos que se juntam e disputam por reinos, vivenciam tragédias e traições. Cada um está se esforçando para ganhar o conflito mortal: a guerra dos tronos.

Guerra dos tronos, de George R. R. Martin

Sobre a série e o autor

Nascido em 20 de setembro de 1948, George R. R. Martin começou a escrever ainda muito novo e vendia por centavos suas histórias sobre monstros para outras crianças, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Já na adolescência, tornou-se fã de quadrinhos e adotou a ficção em fanzines. Formado em Jornalismo pela North Western University, o escritor publicou sua primeira história de ficção científica, The Hero, em 1970.

Martin atuou como roteirista e editor em seriados de TV durante dez anos em Hollywood. Inicialmente, ele casou-se com Gale Burnick, mas o casal divorciou-se após quatro anos. Depois, o autor americano casou-se com Parris McBride e atualmente eles moram na cidade de Santa Fé, no Novo México.

Publicada há 22 anos, a série As crônicas de gelo e fogo reúne cinco livros: Guerra dos tronos (1996), A fúria dos reis (1998), A tormenta de espadas (2000), Festim dos corvos (2005) e A dança dos dragões (2011). A previsão é que ainda outros dois volumes sejam lançados (The Winds of Winter e A dream of spring), mas o autor já informou que o sexto livro não será lançado em 2018.

A saga conquistou mais leitores após a adaptação para uma série de TV, que leva o nome do primeiro volume. Desde a estreia, em abril de 2011, as temporadas costumam gerar muita repercussão entre os fãs, principalmente nas redes sociais. Os internautas também não perdem tempo e postam uma enxurrada de memes, inclusive ironizando a quantidade de personagens na obra de Martin. A oitava e última temporada deve estrear em 2019, com apenas seis episódios.

Outras publicações

Enquanto os últimos livros e a nova temporada não chegam, os fãs podem comemorar: Martin vai lançar a obra Fogo e sangue em novembro. O livro se passa 300 anos antes da saga principal da série Crônicas de gelo e fogo.

É o primeiro de dois títulos que vão contemplar a história da Casa Targaryen, quando a família dominava os reinos de Westeros. O autor garantiu que as tramas das duas obras reunirão muitos dragos. Com mais de cem ilustrações de Doug Wheatley, Fogo e sangue terá 989 páginas.

Você também é fã de Guerra dos tronosConheça os outros livros da série!


A fúria dos reis

Quando um cometa vermelho cruza os céus de Westeros, os sete reinos estão em plena guerra civil. Obra singular da literatura fantástica,  A fúria dos reinos, os exércitos dos Stark e dos Lannister se preparam para o confronto final. Já Stannis, o irmão do falecido Rei Robert, deseja possuir um exército que lute pela sua reivindicação ao trono e se alia a uma misteriosa religião oriental. Enquanto isso, os Greyjoy planejam vingança contra todos os que os humilharam dez anos atrás. O livro leva o leitor até um mundo de glória e vingança, de guerras e magia.

A fúria dos reis, de George R. R. Martin


A tormenta de espadas

Enquanto os reinos estremecem com a chegada dos selvagens, Jon Snow, o Bastardo de Winterfell, que se encontra entre eles, divide-se entre sua consciência e o papel que é forçado a desempenhar. Robb Stark, o Jovem Lobo, vence todas as suas batalhas, mas será que conseguirá vencer os desafios que não se resolvem apenas com a espada? No título A tormenta de espadas, Arya continua a caminho de Correrrio, mas ela terá grande dificuldade em ultrapassar os obstáculos que surgem em seu caminho.

A tormenta de espadas, de George R.R. Martin


Festim dos corvos

Em Festim dos corvos, a rainha Cersei tenta manter intacta a força dos leões em Porto Real. Sedentos por vingança, os jovens lobos estão dispersos pela terra, cada um envolvido na guerra dos tronos. Arya abandonou Westeros rumo a Bravos, Bran desapareceu na vastidão enigmática para além da Muralha, Sansa está nas mãos do ambicioso e maquiavélico Mindinho, Jon Snow foi proclamado comandante da Muralha, mas tem que enfrentar a vontade férrea do Rei Stannis. Do outro lado do mar, começam a surgir histórias sobre dragões e fogo.

Festim dos corvos, de George R.R. Martin


A dança dos dragões

No quinto livro da série, o futuro dos sete reinos ainda é incerto. Além do Mar Estreito, Daenerys Targaryen, a última herdeira da Casa Targaryen, governa uma cidade construída sobre o pó e a morte. Mas seus inimigos são cada vez mais numerosos e farão de tudo para destruí-la. Enquanto isso, dois jovens embarcam em missões distintas, mas que podem mudar o destino da Mãe dos Dragões. No Norte, Jon Snow fará de tudo para garantir a segurança da Muralha e não hesitará em transformar amigos em inimigos.

A dança dos dragões, de George R.R. Martin


Você também é fã de Guerra dos tronos? Comente e participe!

[wysija_form id=”5″]
Gabriela Mattos

Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares