[Tecnologia] Quais são os desafios do mercado digital?

(0 Estrelas - 0 Votos)

Em mais uma edição do Product Arena, especialistas discutem sobre gestão ágil de produtos. Conheça melhor esse conceito da Tecnologia!

A nova edição do Product Arena na Livraria Cultura, que será realizado no dia 18 de junho, discutirá sobre o conceito de gestão ágil de produtos. Além de debater sobre o mercado digital, o encontro também tem o objetivo de expor o dia a dia de equipes de produto, User Research, UX (experiência do usuário), UX Writing e UX Leads. Entre os convidados estão a scrum master da Estante Virtual, Simone Villas Boas, e o CEO e fundador da DeviceLab, Leandro Leandro Gianne.

O modelo de apresentação do Product Arena dispensa exibição de slides ou vídeos justamente para promover um entrosamento entre o público e os palestrantes. “Acho o encontro fundamental porque estamos vivendo um movimento de plena modificação, saindo de modelos tradicionais de gestão para uma forma mais ágil de pensar. Quando a Livraria Cultura abre o espaço, ela dá a chancela de que precisamos falar sobre a mudança que o mundo está sofrendo. O evento me interessou bastante”, afirma Leandro, que vai participar do Product Arena pela primeira vez.

O que é gestão ágil de produtos?

A gestão ágil de produtos é uma maneira mais dinâmica de desenvolvimento. Assim como Leandro, Simone analisa que é preciso de agilidade para reagir às constantes mudanças do mercado. A scrum master da Estante Virtual afirma ainda que o método muda a forma de produção e planejamento do produto.

Estamos sempre antecipando e interagindo. Nosso método de trabalho passa por ciclos, onde interagimos e trabalhamos durante uma ou duas semanas em um projeto. Depois, verificamos se é isso mesmo que queremos, se estamos fazendo do modo certo. Foi isso que foi solicitado? Há perguntas que parecem muito básicas, mas nós precisamos desse tipo de questionamento o tempo todo nesse mundo complexo onde vivemos”, completa.

Antes da gestão ágil de produtos, os softwares eram desenvolvidos de forma mais engessada, limitadora e sem metodologias. Com esse novo conceito, Simone acredita que as empresas evitam desperdícios e quebram paradigmas.

Não entregamos logo o edifício pronto ao fim de seis meses. Você não provou que precisa do prédio exatamente do jeito que você quer. Uma pessoa pensa em um deslocamento e quer um carro. Aí você constrói um carro como? Pneus, carroceria, lataria, motor, etc. No final você precisa de seis meses. No ágil, é um outro paradigma. A gente dá um patinete, depois uma bicicleta e uma moto. Você vai provando a necessidade, às vezes percebe que nem precisa de um carro”, reforça.

Método utilizado para testes em celulares

A DeviceLab utiliza a gestão ágil de produtos para fazer testes em celulares. Segundo Leandro, a empresa modificou a forma de avaliações nos aparelhos. “Antes, o teste era feito manualmente por três, quatro ou cinco pessoas. Era um investimento milionário. Agora, automatizamos o serviço. Era uma situação muito lenta”, diz o CEO da empresa, lembrando que na palestra vai conversar também sobre gestão.

Além de Leandro e Simone, o evento terá a participação do diretor de Tecnologia do site Trinks.com, Fernando Bichara; da Head of Digital Experience da Oi, Renata Loyola; do executivo-chefe de Tecnologia da Informação da Impulso, Sylvestre Mergulhão; do gerente de operações de produtos, Thiago Belluf, e do Chief Digital Officer da Livraria Cultura, Sérgio Ciglione.

O apresentador do encontro será feita pelo gerente de produto da Psafe, Horácio Soares. Se você se interessou, saiba que ainda há vagas! Corra e inscreva-se. Mais uma vez, seu ingresso vale créditos em produtos da Livraria Cultura.

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses Os melhores livros espíritas