De olho na carreira: 7 livros para dominar o mundo dos negócios
Vamos ajudar a alavancar a sua carreira! Selecionamos obras que explicam como crescer no mercado e que mostram casos de sucesso
Quem entra no mundo dos negócios quer ver a empresa crescer rapidamente. No entanto, para chegar ao sucesso, é preciso fazer um árduo trabalho, além de entender táticas, conceitos e exemplos de outros empreendedores. Para ajudar a turbinar a sua carreira, selecionamos sete livros que explicam como se destacar no mercado. A lista inclui A startup de $ 100, de Chris Guillebeau, Steve Jobs, de Walter Isaacson, e Minhas Aventuras em Marketing, de Philip Kotler. Confira a nossa seleção completa!
A startup de $ 100, de Chris Guillebeau
Muitas pessoas deixam de montar um negócio por achar que não têm dinheiro o suficiente para abrir uma empresa. No entanto, em A startup de $ 100, Chris Guillebeau mostra que essa realidade pode ser diferente. Segundo o autor, você pode começar aos poucos, sem investir muito tempo ou dinheiro, e esperar o momento certo para dar um grande salto. Com menos de 35 anos, o escritor estava prestes a atingir o objetivo de visitar todos os países do mundo sem nunca ter tido um salário estável. Ele prefere contar com o talento para transformar ideias em dinheiro.
Steve Jobs, de Walter Isaacson
Não dá para falar sobre casos de sucesso no mundo dos negócios sem citar Steve Jobs, fundador da Apple. Com base em mais de quarenta entrevistas com o empresário e mais de cem com amigos, concorrentes e adversários, Walter Isaacson conta a história de Jobs, que era um profissional extremamente inventivo e de personalidade polêmica. Sua paixão pela perfeição revolucionou seis grandes indústrias, como música, telefonia, computação em tablet e edição digital.
Minhas aventuras em Marketing, de Philip Kotler
Os futuros empresários também não podem deixar de ler as obras de Philip Kotler, clássico autor do Marketing moderno. No livro Minhas aventuras em Marketing, o escritor discute temáticas variadas, como liderança, gestão e responsabilidade social. Com uma linguagem leve, Kotler também reflete sobre questões da história, da política, do marketing social, temas atuais e dicas relevantes. Ele ainda se dedica à reestruturação para que o marketing se torne mais abrangente e científico no mercado.
A quinta disciplina, de Peter M. Senge
Publicado pela primeira vez em 1990, A quinta disciplina, de Peter M. Senge, revolucionou o modo de administrar empresas. Mesmo após quase 30 anos da publicação, as ideias defendidas na obra estão integradas ao cotidiano das práticas gerenciais. Senge derrubou o tabu do trabalho em grupo, disseminou novos padrões de pensamento dentro do mundo corporativo e apresentou técnicas para uma organização empresarial de sucesso. O livro traz programas de aprendizagem baseados em disciplinas como modelos mentais e domínio pessoal.
As armas da persuasão, de Robert B. Cialdini
Este livro é fundamental tanto para os vendedores quanto para os compradores. Em As armas da persuasão, Robert B. Cialdini utiliza uma linguagem clara e prática para explicar como somos persuadidos na sociedade. Depois de cair na lábia de vendedores e operadores de marketing, o psicólogo resolveu se dedicar ao estudo sobre o tema. O autor queria entender quais são os motivos que levam a pessoa aceitar um pedido e quais as técnicas que melhor exploram esses fatores. A obra é acessível, informativa e indispensável a todos que querem saber como influenciar as pessoas e, ao mesmo tempo, se defender dos manipuladores.
Sonho grande, de Cristiane Correa
Conheça a história dos empresários brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, que nos últimos anos fizeram a aquisição de três grandes símbolos norte-americanos: Budweiser, Burguer King e Heinz. O livro Sonho grande, de Cristiane Correa, mostra que o grupo conseguiu manter a vida empresarial longe dos holofotes na maior parte das vezes. A obra tenta mostrar a fórmula que os empreendedores tentaram desenvolver ao longo dos anos, em um sistema que busca a simplicidade e a redução de custos por meio da meritocracia entre os funcionários.
A menina do vale, de Bel Pesce
Em A menina do vale, Bel Pesce conta diferentes casos que guiaram sua história de sucesso. Fácil de ler e escrito por uma menina de apenas 24 anos, o livro oferece todas as dicas para um empreendedor moderno conquistar o que almeja. Bel Pesce começou a atuar como empreendedora após se mudar para o Vale do Silício, na Califórnia, nos Estados Unidos, em 2009. Desde então, ela se dedica ao mercado de startups e empresas inovadoras que buscam o modelo sustentável.
Sentiu falta de algum livro nessa lista? Comente e participe!
[wysija_form id=”5″]- 12 livros mais vendidos do The New York Times - 22.09.2022
- Conheça a história do Dicionário Aurélio - 12.07.2022
- 5 livros para quem gosta de “Meu malvado favorito” - 08.07.2022