10 livros para aprender sobre o folclore brasileiro
Do Curupira ao Saci-Pererê, nós selecionamos dez livros que investigam as origens de lendas e personagens do folclore brasileiro. Confira!
Recentemente, o lançamento da série nacional “Cidade Invisível” voltou os olhares curiosos de pessoas do Brasil e de outros lugares do mundo para as lendas e contos do folclore brasileiro.
Transmitidas de maneira oral e perpetuadas entre gerações, essas histórias surgem a partir de nossas origens africanas, indígenas, europeias e orientais e representam um elemento fundamental da identidade brasileira, das tradições e da cultura popular do país.
Quem nunca deliciou-se com as aventuras de figuras como a Cuca, do Curupira e do Saci-Pererê? Mas de onde será que eles vieram? Aqui, nós selecionamos dez livros que mergulham nas histórias dos personagens e das lendas que compõem o folclore brasileiro. Conheça a lista e aproveite a leitura!
Abecê do Folclore, Rossini Tavares de Lima
Em Abecê do Folclore, Rossini Tavares de Lima apresenta os conceitos e metodologias que norteiam a Ciência do Folclore. Além disso, o livro destaca a presença do folclore na nossa literatura colonial e a importância dos estudos da música, da linguagem e da literatura folclórica no panorama cultural brasileiro.
Antologia do Folclore Brasileiro, Luis da Camara Cascudo
Na Antologia do Folclore Brasileiro, Luís da Câmara Cascudo constrói um painel sobre aspectos do folclore e da etnografia brasileira, através da reunião de cem textos de autores brasileiros e estrangeiros. Segundo o autor, o objetivo do livro é apresentar os aspectos mais vivos do povo brasileiro através de quatro séculos, sobretudo, no que diz respeito ao conceito de folclore.
As 100 Melhores Lendas do Folclore Brasileiro, A. S. Franchini
Em As 100 Melhores Lendas do Folclore Brasileiro, A. S. Franchini compartilha com os leitores a sua versão de algumas das mais emocionantes histórias do folclore nativo. O livro viaja pelo mundo do fabuloso e do onírico, recuperando histórias e personagens que fazem parte do grande repertório cultural que são as narrativas orais e folclóricas.
Folclore Brasileiro: Contos Populares do Brasil, Sílvio Romero
Em Folclore Brasileiro: Contos Populares do Brasil, Sílvio Romero apresenta um compilado de histórias que dizem respeito à formação do nosso folclore e da sociedade brasileira a partir do princípio da mestiçagem entre os elementos europeu, indígena e negro. No livro, o autor reflete a respeito de uma questão que sempre esteve presente em seus estudos: qual será o destino da cultura brasileira, tão forte e tão frágil perante o mundo?
Mata, Heloisa Prieto
A beleza irresistível do boto, a horripilante bruxa amazônica, a generosidade da Mãe d’água e tantos outros mistérios são narrados por dona Mariana, uma das personagens mais interessantes da tradição da Encantaria, que teve origem no Pará e no Maranhão. Mata apresentam histórias que nos fazem rir e despertam a nossa imaginação com algumas das mais belas lendas da tradição oral do mundo.
Mula Sem Cabeça: A Origem, Ilan Brenman
Neste livro, Ilan Brenman volta às origens da mula sem cabeça para revelar aos leitores informações sobre o surgimento de uma das lendas mais famosas do folclore brasileiro. Além disso, Brenman desafiou uma ilustradora que vive bem longe do Brasil a criar a sua versão da assombração e o resultado está presente nesta obra.
Nas Águas do Rio Negro, Drauzio Varella
Em Nas Águas do Rio Negro, Drauzio Varella embarca em uma história de fantasia e folclore. Na obra, o autor relata o que lhe aconteceu quando, em uma de suas viagens pelas águas do Rio Negro, ele adormeceu sozinho em uma rede do convés do barco, entretido com as estrelas e a lua cheia.
Nove monstros perigosos, poderosos e fabulosos do Brasil, Flavio de Souza
No livro de Flavio de Souza há figuras de nove monstros brasileiros, que estão camuflados em meio a traços coloridos. A missão dos leitores será encontrar todos eles, embora isso possa ser um pouco assustador. Quem conseguir encarar os monstrengos terá acesso, como prêmio por sua coragem, a informações interessantíssimas sobre cada uma das aberrações.
Quem tem medo de curupira?, de Zeca Baleiro
No livro musical Quem Tem Medo de Curupira, o cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro contam a história do Curupira, da Mãe-D’água e do Saci e os acompanham em sua ida à cidade com o objetivo de recuperar a fama, retomando o seu lugar na imaginação de crianças e adultos.
Viagem pelo Brasil Em 52 Histórias, Silvana Salerno
Em Viagem pelo Brasil em 52 histórias Silvana Salerno reúne lendas e contos populares tradicionais nas cinco regiões do nosso país. Além das narrativas, a obra apresenta quadros explicativos ilustrados com fotos e desenhos que, nas laterais das páginas, informam sobre a geografia, a botânica, a zoologia, a história, a economia e a cultura do país.
- Os 70 anos de Ana Cristina Cesar - 06.06.2022
- 9 livros para presentear no Dia dos Namorados - 01.06.2022
- 7 livros para conversar com as crianças sobre desigualdades - 31.05.2022