Suspense policial em foco
Para homenagear o aniversário da escritora Agatha Christie, selecionamos os principais livros e filmes do gênero. Veja a lista!
Um dos principais nomes da literatura e do suspense policial, Agatha Christie nasceu em 15 de setembro de 1890, no Reino Unido. Com milhares de fãs no mundo, a escritora deixou um extenso legado literário: publicou 80 romances e 19 peças de teatro, e tornou-se ainda a escritora mais traduzida do mundo. Ao todo, mais de quatro bilhões de exemplares dos seus livros foram vendidos ao longo das décadas.
Agatha Christie revolucionou o suspense policial na literatura, criando desfechos surpreendentes e narrativas repletas de reviravoltas. Para homenagear a autora, nada melhor do que conhecer seus livros, além de outras obras literárias e filmes do gênero. Confira a lista!
- Assassinato no expresso do Oriente: O filme é baseado em livro homônimo de Agatha Christie. Após um assassinato em um trem luxuoso, o detetive Hercule Poirot, famoso nas histórias das obras da autora, precisa correr contra o tempo para desvendar o caso.
- Os infiltrados: Neste filme, a polícia trava uma guerra contra o crime organizado em Boston. Um jovem policial recebeu a missão de se infiltrar na máfia. Ao mesmo tempo, um criminoso infiltrado na polícia também ascende dentro do grupo.
- Marcados para morrer: Dois jovens policiais de Los Angeles arriscam a vida patrulhando bairros perigosos. Durante uma ação, eles confiscam dinheiro de um traficante local e viram alvo de um cartel.
- Tese sobre um homicídio: Um especialista em Direito Criminal está prestes a iniciar as aulas e um de seus alunos é o filho de um velho conhecido seu. Durante o ano letivo, um assassinato ocorre perto da universidade e o especialista mostra interesse em investigar o caso.
Cai o pano, de Agatha Christie
A convite de Poirot, o capitão Hastings retorna ao local da primeira investigação de ambos: a mansão Styles. O tempo passou: o detetive belga envelheceu e está em uma cadeira de rodas; já a antiga mansão foi reduzida a uma mera hospedaria. A visita, porém, se revela mais que um reencontro entre velhos amigos. O instinto de Poirot, ainda afiado, lhe diz que entre os hóspedes há um assassino. E ele precisa que Hastings o ajude a identificá-lo antes que haja mais uma vítima – e antes que seu tempo acabe.
A mansão Hollow, de Agatha Christie
Um inofensivo convite para almoçar na Mansão Hollow logo se transforma em mais um caso a ser desvendado por Hercule Poirot. A cena do crime parece um tanto artificial – o corpo de um homem agonizando na beira da piscina, sua mulher logo ao lado segurando um revólver, e ainda três testemunhas. Seria na verdade uma encenação, uma brincadeira de mau gosto para provocar o detetive?
As aventuras de Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle
Este primeiro volume traz os 12 contos que compõem As Aventuras de Sherlock Holmes, entre eles Escândalo na Boêmia, texto de estreia do personagem. O livro procura esclarecer as dúvidas que ainda pairavam sobre os casos resolvidos por Holmes e Watson, além de trazer informações sobre a época em que foram escritos.
O sono eterno, de Raymond Chandler
Este livro narra a história de Marlowe, que é contratado por um velho general milionário e doente que passa o dia envolto em um cobertor num orquidário úmido e escaldante. Pai de duas filhas lindas e complicadas, o velho general é chantageado.
O silêncio dos inocentes, de Thomas Harris
Cinco mulheres são brutalmente assassinadas nos Estados Unidos. Para chegar até o criminoso, uma jovem treinada pelo FBI entrevista um brilhante psiquiatra, cuja mente está voltada para o crime.
O que você achou da lista? Comente e participe!
- 12 livros mais vendidos do The New York Times - 22.09.2022
- Conheça a história do Dicionário Aurélio - 12.07.2022
- 5 livros para quem gosta de “Meu malvado favorito” - 08.07.2022