Dia da Toalha: Livros para quem ama o mundo geek

(0 Estrelas - 0 Votos)

No Dia do Orgulho Nerd, confira livros que todo nerd precisa ler. Boa leitura!

Nerds desta galáxia, uni-vos. O tempo passou voando e chegamos a mais um Dia da Toalha. Celebrada anualmente no dia 25 de maio, a data, também conhecida como Dia do Orgulho Nerd ou Dia do Orgulho Geek, surge para ressaltar a importância de dois ícones da cultura geek: a franquia “Star Wars”, criada por George Lucas, e o livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, de Douglas Adams.

Considerada um dos grandes clássicos da literatura nerd, a “trilogia de cinco obras” criada por Adams orienta jovens de diferentes gerações em suas viagens literárias interestelares. Nesta jornada, os mochileiros devem levar alguns objetos que são fundamentais para todo viajante das galáxias. A toalha é um dos utensílios mais essenciais e os ajudará em diferentes circunstâncias em suas viagens. 

Para comemorar esta data tão especial, eu preparei uma seleção com livros que todo nerd precisa conhecer no Dia da Toalha. Conheça a lista e tenha uma boa viagem!


1984, de George Orwell

Um dos romances mais influentes do século XX, o livro de George Orwell narra a trajetória de Winston. O herói da narrativa encontra-se preso à engrenagem totalitária de uma sociedade controlada pelo Estado. Nesse lugar, as ações são compartilhadas coletivamente, mas cada pessoa vive sozinha. No entanto, todos são reféns da vigilância do Grande Irmão, um poder cínico e cruel ao infinito.


2001: Uma odisseia no espaço, de Arthur C. Clarke

Quando a fome e os predadores ameaçavam a espécie humana de extinção, um objeto impossível chegou para prenunciar o caminho da evolução. Milhões de anos depois, a descoberta de um enigmático monolito soterrado na Lua deixa os cientistas perplexos. Para investigar esse mistério, a Terra envia para o espaço uma nave tripulada por uma equipe altamente treinada, assistida por um computador autoconsciente.


A Guerra dos Tronos, de George R. R. Martin

A Guerra dos Tronos é o primeiro livro da série “As crônicas de gelo e fogo”, do escritor George R. R. Martin. A obra narra detalhes sobre um conflito vivido entre os Stark do reino de Winterfell, uma complicada família que vive ao norte de Winterfell. As disputas por reinos, bem como as tragédias e traições são recorrentes na família e fazem parte de um mesmo conflito mortal: a guerra dos tronos.


Eu, Robô, de Isaac Asimov

Um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, Eu, Robô reúne nove contos que abordam a evolução dos autômatos através do tempo. É neste livro que Isaac Asimov apresenta as Três Leis da Robótica, princípios que regem o comportamento dos robôs e que mudaram definitivamente a percepção que se tem sobre eles na própria ciência.


Harry Potter e a pedra filosofal, de J. K. Rowling

A série de romances escritos pela autora britânica J. K. Rowling acompanha as aventuras e desafios vividos por Harry James Potter, um jovem que aos 11 anos de idade descobre que é bruxo, após ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A vida de Harry é marcada principalmente pela presença de outros bruxos de sua idade, como os amigos Ronald Weasley e Hermione Granger, do diretor Albus Dumbledore, e de seu grande rival, o bruxo das trevas Lord Voldemort.


Neuromancer, de William Gibson

Considerado o livro precursor do movimento cyberpunk, Neuromancer conta a história de Case, um cowboy do ciberespaço e hacker da matrix. Depois de tentar enganar os patrões, o seu sistema nervoso é contaminado por uma toxina que o impede de entrar no mundo virtual. Nesse momento, Case passa a vagar pelos subúrbios de Tóquio e acaba se envolvendo em uma jornada que mudará para sempre a percepção da realidade.


O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams

Com introdução inédita de Douglas Adams e prefácio de Neil Gaiman, O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias trata-se de uma edição de luxo que reúne os cinco livros da série que acompanha Arthur Dent pela Galáxia. Com o humor ácido e as tramas surreais de Douglas Adams, o livro vai levar você a aventuras incríveis e totalmente improváveis.


Blade Runner – O caçador de androides, de Philip K. Dick

Rick Deckard é um caçador de recompensas, vivendo em uma San Francisco decadente, coberta pela poeira radioativa que dizimou inúmeras espécies de animais e plantas. Um novo trabalho pode ser o ponto de virada para melhorar seu padrão de vida e realizar seu sonho de consumo: uma ovelha de verdade, para substituir a réplica elétrica que ele cria em casa. Para isso, Deckard precisa perseguir e aposentar seis androides que estão foragidos, se passando por humanos. Mas as convicções do detetive podem mudar quando percebe que a linha que separa o real do fabricado não é mais tão nítida quanto ele acreditava.


O senhor dos anéis, de J. R. R. Tolkien

Esta é a primeira parte da obra de ficção de J. R. R. Tolkien. Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder – a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro.

Veja livro]]>

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Os destaques da Bienal de São Paulo Livros para curtir em família Livros para quem assiste à série “Sombra e ossos” Para entender o código civil Livros para quem gostou de Marighella