8 livros para desenvolver a inteligência emocional

(5 Estrelas - 1 Votos)

Que tal investir em sua inteligência emocional? Conheça oito livros que vão ajudar você a lidar melhor com os seus sentimentos e emoções

Se lidar com as próprias emoções já não é uma tarefa fácil, imagine precisar fazer isso em meio a tempos cada vez mais corridos e caóticos? De acordo com a psicologia, a inteligência emocional trata-se de um aspecto que diz respeito justamente à capacidade das pessoas de acolherem sentimentos e sensações individuais e do outro.

O autor norte-americano Daniel Goleman, um dos pioneiros nos estudos literários sobre a inteligência emocional, aponta que, para trabalhar esta inteligência, deve-se desenvolver cinco habilidades específica: autoconhecimento emocional, controle emocional, automotivação, empatia e o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais, que correspondem às habilidades sociais.

Neste sentido, agir com inteligência, de maneira a controlar as emoções e sentimentos que circulam em sua mente, é uma prática essencial para quem deseja realizar os seus objetivos, construir relações interpessoais positivas e, sobretudo, obter sucesso em sua profissão.

Que tal investir em sua inteligência emocional? Eu preparei uma seleção com oito livros que vão ajudar você a lidar melhor com os seus sentimentos e emoções. Conheça a lista e aproveite as leituras!


Agilidade Emocional, Susan David

Depois de estudar por mais de 20 anos as emoções, Susan David descobriu que, por mais inteligentes ou criativas que as pessoas sejam, é a maneira como lidam com seu mundo que determina o quanto serão felizes e bem-sucedidas em todas as áreas da vida. Em Agilidade Emocional, a autora apresenta uma abordagem revolucionária para lidar com as reviravoltas da vida e atingir os seus objetivos mais importantes com sucesso.


Caderno de exercícios de inteligência emocional, Ilios Kotsou

Neste caderno de exercícios de inteligência emocional, o objetivo não é controlar os pensamentos ou eliminar certas emoções. O livro mostra que a inteligência emocional, que consiste em conviver melhor com as suas emoções e as dos outros, aconselha os leitores a mudarem a sua relação com as emoções para construir um caminho de vida mais harmonioso, rico e pleno de sentido.


Diário de uma ansiosa ou como parei de me sabotar, Beth Evans

No livro Diário de Uma Ansiosa ou Como Parei de Me Sabotar, Beth Evans relata os desafios para se chegar à vida adulta com ilustrações bem-humoradas, relatos autobiográficos e conselhos amigáveis de Beth Evans.


Gestão da Emoção, Augusto Cury

Em Gestão da Eemoção, o psiquiatra, psicoterapeuta e pesquisador Augusto Cury ajuda os leitores a identificarem o mau uso da emoção e o gasto desnecessário de energia e sugere ferramentas para corrigir a rota. Através de técnicas simples, mas impactantes, Cury nos ensina a trabalhar melhor a emoção e a expandir as nossas habilidades vitais da inteligência.


Inteligência emocional, Daniel Goleman

Em Inteligência Emocional, Daniel Goleman apresenta o conceito de “duas mentes”, uma racional e a outra emocional, e apresenta como, juntas, elas moldam o nosso destino. A partir de exemplos marcantes, o autor descreve as cinco habilidades-chave da inteligência emocional e mostra como elas determinam o nosso êxito na vida, nos relacionamentos e no trabalho.


Inteligência Emocional 2.0 – Você Sabe Usar A Sua?, Travis Bradberry e Jean‎ Greaves 

Em Inteligência Emocional 2.0 – Você Sabe Usar a Sua?, Travis Bradberry e Jean Greaves abordam o tema de maneira didática e explicativa. O livro orienta os leitores a se guiarem a partir de um caminho de exercícios diários e de muita disciplina, práticas essas que os levarão a alcançarem os seus objetivos.


Mindset – A Nova Psicologia do Sucesso, Carol S. Dweck

No livro Mindset, a professora de psicologia na Universidade Stanford, Carol S. Dweck revela como o sucesso pode ser atingido a partir do modo como exploramos o nosso potencial e lidamos com os nossos objetivos. Para isso, Carol recorre ao conceito de “mindset”, uma atitude mental que define o modo como encaramos a vida, bem como a nossa relação com o trabalho e com as pessoas.


Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, Stephen R. Covey

Em nova edição, Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficientes estabelecidos por Stephen Covey provam aos leitores que são eternos e imutáveis e seguem guiando e ajudando inúmeras pessoas neste meio século desde a sua primeira publicação — sejam elas chefes de Estado ou indivíduos comuns.


Qual livro da lista você vai conhecer?


Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Livros para mergulhar nas editoras independentes Histórias que combinam com café Livros sobre diversidade que você precisa conhecer 9 livros que você leria pelo título Livros para gerenciar a carreira