Estante Entrevista: Conheça o projeto Mochileiro pela Educação

(5 Estrelas - 1 Votos)

Empreendedor social participa de live sobre o Dia da Educação, nesta quinta-feira (28), no Instagram

A live da série Estante Entrevista celebra o Dia da Educação, nesta quinta-feira (28), no Instagram. Desta vez, vamos conversar com o empreendedor social Tiago Silva, criador do projeto “Mochileiro pela educação“, sobre “Por dentro da educação hoje”. Ele iniciou a ação há cerca de 5 anos, quando ainda era carteiro nos Correios. Com a iniciativa, Tiago distribui livros por todas as regiões do Brasil, principalmente em escolas públicas, aldeias indígenas, quilombos, ONGs e espaços sociais. 

O objetivo de Tiago é democratizar o acesso à leitura, levando obras a crianças e adolescentes que não têm acesso à livrarias, bibliotecas públicas e sebos em suas cidades. Além de distribuir os exemplares, ele também promove atividades, como oficinas e rodas de conversa, relacionadas a livros.

Não perca a live de Tiago! Neste Dia da Educação, aproveite também para conhecer livros de importantes educadores do Brasil e do mundo. Boa leitura!


Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire

​​Nesta obra, Paulo Freire apresenta as relações da estrutura social e indica os caminhos para o entendimento da pedagogia, analisando os fatores que influenciam o aprendizado.


Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freyre

Este é o primeiro livro de Gilberto Freyre. Abordagens inovadoras de vida familiar, dos costumes públicos e privados, das mentalidades e das inter-relações étnicas revelam um painel envolvente e deliciosamente instigante da formação brasileira no período colonial. Da arquitetura real e imaginária da casa-grande e dos fluxos e refluxos do cotidiano da família patriarcal, emergiram traços da convivência feita de intimidade e dominação entre senhores e escravos e entre brancos, pretos e indígenas que marcaram para sempre a sociedade brasileira. 


O povo brasileiro, de Darcy Ribeiro

Por que o Brasil ainda não deu certo? Quando chegou ao exílio no Uruguai, em abril de 1964, Darcy Ribeiro queria responder a essa pergunta na forma de um livro-painel sobre a formação do povo brasileiro e sobre as configurações que ele foi tomando ao longo dos séculos. A resposta veio com este que é o seu livro mais ambicioso. Trata-se de uma tentativa de tornar compreensível, por meio de uma explanação histórico-antropológica, como os brasileiros se vieram fazendo a si mesmos para serem o que hoje somos. 


Os sete saberes necessários à educação do futuro, de Edgar Morin

O livro de Edgar Morin aponta caminhos e possibilidades para as pessoas que pensam e fazem parte do ensino a fim de garantir um futuro sustentável e uma educação democrática para as próximas gerações.


Você vai assistir à live?


Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Livros para mergulhar nas editoras independentes Histórias que combinam com café Livros sobre diversidade que você precisa conhecer 9 livros que você leria pelo título Livros para gerenciar a carreira