9 histórias que marcaram a vida dos leitores

(5 Estrelas - 1 Votos)

Qual história jamais saiu da sua cabeça? Conheça nove livros que marcaram para sempre a vida de diferentes gerações de leitores

Se ler já é uma prática incrível, imagine só quando conhecemos uma história inesquecível. Alguns livros conquistam os corações dos leitores e ficam marcados para sempre na memória de quem os lê.

Nas minhas redes sociais, eu perguntei a leitores de diferentes gerações quais foram os livros que eles leram e jamais se esqueceram dos seus universos, personagens e acontecimentos. Aqui, você conhece nove histórias que marcaram a vida dos leitores. Confira a seleção e escolha a sua favorita!


A Cidade do Sol, Khaled Hosseini

Mariam tem 33 anos. Desde jovem ela sabia que o seu destino era servir o marido e lhe dar muitos filhos. Laila tem 14 anos. Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que o seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Confrontadas pela História, Mariam e Laila se encontram e, a partir de então, uma outra história começa a ser contada.


Cem Anos de Solidão, Gabriel García Marquez

Um dos grandes clássicos da literatura, Cem Anos de Solidão narra a história dos Buendía, uma família formada por pessoas solitárias a quem não será dada uma segunda oportunidade. Na cidade fictícia de Macondo, acompanhamos diferentes gerações da família, desde a sua ascensão à queda do vilarejo.


Dom Casmurro, Machado de Assis

Conhecido por levantar uma das maiores polêmicas da literatura brasileira, Dom Casmurro trata da trajetória de Bento Santiago, a partir das lembranças de sua infância na Rua de Matacavalos e da história de amor e desventuras que viveu com Capitu. Ao longo da narrativa, Bentinho revela-se um homem perturbado pelo ciúme diante da possibilidade de adultério da mulher com “olhos de ressaca” e o colega Escobar.


O Diário de Anne Frank, Anne Frank

Entre 1942 e 1944, a jovem alemã Anne Frank descreveu em seu diário toda a tensão que sua família sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. A obra ressalta os sentimentos, aflições e pequenas alegrias na vida incomum de uma menina que viveu em um campo de concentração nazista e sofreu na pele com as atrocidades e horrores cometidos contra os judeus.


O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupery

Publicado em 1943, O Pequeno Príncipe narra a história de um príncipe que faz amizade com um piloto que sofreu um acidente no meio do deserto. Com ilustrações em aquarela feita pelo próprio autor, o livro aborda temas universais como o amor, a amizade e o sentido da vida. A obra já foi traduzida em mais de 250 idiomas e tornou-se um dos maiores sucessos de todos os tempos, sendo o livro francês mais lido no mundo.


Os Miseráveis, Victor Hugo

Considerado um clássico da literatura mundial, Os Miseráveis acompanha a emocionante história de Jean Valjean, um pobre homem que, depois de roubar um pão, é condenado a dezenove anos de prisão. O livro de Victor Hugo reúne política e religião em uma narrativa envolvente e crítica aos diferentes tipos de injustiça que acontecem no mundo.


Orgulho e Preconceito, Jane Austen

Publicado em 1847, o romance narra uma história de amor amaldiçoado e de vingança vivida por Catherine Earnshaw e seu irmão adotivo Heathcliff. Por sentir-se humilhado e rejeitado, o garoto aprende a odiar e se torna rude nos modos. Porém, com a irmã, ele irá desenvolver uma relação que mistura amor com perversidade. Isso pelo menos até Catherine casar-se com um outro homem. A nova relação trará consequências irreversíveis para todos os que se relacionam com ela.


Perto do Coração Selvagem, Clarice Lispector

Perto do Coração Selvagem é o romance de estreia da carreira de Clarice Lispector. Lançado em dezembro de 1943, o livro impressionou críticos e colegas da autora por tamanha beleza e profundidade contidos na escrita de uma jovem estudante de Direito no alto de seus 23 anos incompletos. Não à toa, a obra foi premiada como “melhor romance de estreia” pela Fundação Graça Aranha, em outubro de 1944.


Torto Arado, Itamar Vieira Junior

Em Torto Arado, acompanhamos a trajetória de Bibiana e Belonísia, duas irmãs que vivem no sertão baiano. Um dia, elas encontram uma faca na mala guardada sob a cama de sua avó e acontece, então, um acidente. A partir daquele momento, as vidas das duas estarão para sempre ligadas e uma será a voz da outra quando isso for necessário.


Qual livro você gostaria de incluir na lista?


Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Livros para mergulhar nas editoras independentes Histórias que combinam com café Livros sobre diversidade que você precisa conhecer 9 livros que você leria pelo título Livros para gerenciar a carreira