8 livros que as crianças precisam conhecer
De “Pollyanna” a “O Menino Maluquinho”, confira oito livros infantojuvenis imperdíveis e que os pequenos vão adorar conhecer
Ainda na infância, os livros se tornam grandes companheiros dos leitores e é a partir dele que nos conectamos com histórias, universos e personagens inesquecíveis.
Nas minhas redes sociais, perguntei aos amantes da literatura qual foi o livro que marcou a sua infância e que toda criança precisa conhecer. De “Pollyanna”, de Eleanor H. Potter, a “O Menino Maluquinho”, de Ziraldo, confira a seleção com oito livros infantojuvenis imperdíveis para os pequenos. Boas leituras!
A Droga da Obediência, Pedro Bandeira
Em A Droga da Obediência, cinco estudantes conhecidos como “os Karas” enfrentam um crime diabólico. O sinistro Doutor Q.I. pretende comandar a humanidade a partir da aplicação de uma perigosa droga que já está sendo experimentada por alunos dos melhores colégios de São Paulo. Este é um trabalho para os Karas: o avesso dos coroas, o contrário dos caretas.
A Ilha Perdida, Maria José Dupré
Considerado um clássico da literatura juvenil brasileira, A Ilha Perdida acompanha as aventuras de Eduardo e Henrique, dois garotos que estão de férias na casa do padrinho e resolvem explorar uma ilha que fica próxima do local. Em sua trajetória, porém, os meninos vão descobrir que o lugar é habitado por um estranho eremita.
Harry Potter, J. K. Rowling
A série de romances escritos pela autora britânica J. K. Rowling acompanha as aventuras e desafios vividos por Harry James Potter, um jovem que aos 11 anos de idade descobre que é bruxo, após ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A vida de Harry é marcada principalmente pela presença de outros bruxos de sua idade, como os amigos Ronald Weasley e Hermione Granger, do diretor Albus Dumbledore, e de seu grande rival, o bruxo das trevas Lord Voldemort.
O Meu Pé de Laranja Lima, José Mauro de Vasconcelos
Lançado em 1968, O Meu Pé de Laranja Lima acompanha a trajetória de Zezé, um menino de 6 anos que mora num bairro modesto na zona norte do Rio de Janeiro. Mesmo em meio a dificuldades com a família e castigos corporais aplicados pelo pai e a irmã mais velha, o menino se apega ao mundo e viaja com sua imaginação sem se conformar com as limitações que lhe são impostas.
O Menino do Dedo Verde, Maurice Druon
Considerado um clássico da literatura infantil, O Menino do Dedo Verde conta a história de Tistu, um menino muito diferente dos outros. Por onde passa, o menino deixa as impressões digitais do seu dedo verde, que geram alegria e reverdecimento. Com o apoio do velho jardineiro, Bigode, o garoto guarda o segredo presente em suas digitais. Para Bigode, a característica do menino trata-se de um talento oculto e um dom do céu.
O Menino Maluquinho, Ziraldo
O Menino Maluquinho conta a história de um menino levado que adora uma aventura e sempre entra em confusões. Alegria da casa e amigão da galera, ele é ótimo em fazer versinhos e inventar brincadeiras. Na escola, o garoto tira dez em todas as matérias, mas manda mal no comportamento. Algumas pessoas chamam ele de maluquinho, mas na verdade ele é só um menino feliz.
O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupery
Publicado em 1943, O Pequeno Príncipe narra a história de um príncipe que faz amizade com um piloto que sofreu um acidente no meio do deserto. Com ilustrações em aquarela feita pelo próprio autor, o livro aborda temas universais como o amor, a amizade e o sentido da vida. A obra já foi traduzida em mais de 250 idiomas e tornou-se um dos maiores sucessos de todos os tempos, sendo o livro francês mais lido no mundo.
Pollyanna, Eleanor H. Potter
Órfã e pai e mãe, Pollyanna, uma menina de 11 anos, é acolhida pela tia Polly, sua única parente viva. Rica e intransigente, a tia é desprovida de compreensão e afetividade, e recebe a menina em sua casa como um dever. Pollyanna, por sua vez, é uma menina encantadora, que a todos conquista com sua paixão pela vida e pelas pessoas, seu otimismo, sua alegria de viver… e o Jogo do Contente, que pratica e ensina a quem quiser aprender. Um jogo em que ninguém perde, todos ganham – e se transformam.
Qual é o seu livro favorito da lista?
- Os 70 anos de Ana Cristina Cesar - 06.06.2022
- 9 livros para presentear no Dia dos Namorados - 01.06.2022
- 7 livros para conversar com as crianças sobre desigualdades - 31.05.2022