9 livros para conhecer o afrofuturismo
Você já leu algum livro afrofuturista? Veja nove leituras imperdíveis para ficar por dentro deste gênero literário tão fascinante
Você já ouviu falar em afrofuturismo? O movimento une o afrocentrismo, isto é, a corrente filosófica contemporânea que estuda a história africana, aos elementos da ficção científica e da fantasia. Movida pelo desejo de criar novos futuros para as populações negras, a arte afrofuturista mergulha em uma riqueza narrativa e discute as questões e os dilemas da diáspora africana através das lentes do futurismo e do sci-fi.
Na literatura, o movimento afrofuturista tem ganhado força nas últimas décadas. Dos quadrinhos de Pantera Negra, da Marvel, aos livros da escritora afro-americana Octavia Butler, o movimento conquista fãs nos quatro cantos do mundo e já se consolidou como um gênero dentro da literatura.
Para você conhecer mais sobre o afrofuturismo, nós preparamos uma seleção com oito livros imperdíveis para ficar por dentro deste gênero literário tão fascinante. Veja a lista!
Afrofuturismo – O Futuro é Nosso – Vol.2, Marcello Silva e Kinaya Black
O segundo volume da Antologia Afrofuturismo “o futuro é nosso” apresenta parte da produção literária do Afrofuturismo no Brasil, representando os estados de RJ, SP, CE, RS E BA. O livro reúne contos de autores e autoras negras brasileiras nos estilos de Space ópera, tramas policiais, universos pós Apocalípticos e com androides.
Ás De Espadas, Faridah Àbíké-Íyímídé
Chiamaka e Devon são alunos da Academia Particular Niveus. Quando os dois são selecionados como parte da alta hierarquia escolar e passam a ser chefes de turma, esse parece um excelente começo de ano para eles. Porém, pouco tempo depois da importante nomeação, alguém chamado “Ases” começa a enviar mensagens para todos os alunos da escola, revelando segredos dos dois jovens. Com todas as cartas contra eles, Chiamaka e Devon serão capazes de parar Ases?
Binti: Trilogia Completa, Nnedi Okorafor
Binti é a primeira de seu povo a ser aceita pela Universidade de Oomza, a instituição superior mais prestigiada da galáxia. Sua aptidão em matemática e habilidade com astrolábios fazem dela a candidata perfeita para iniciar este desafio interestelar. Mas, se decidir partir para explorar as estrelas, Binti passará a viver entre pessoas que desconhecem completamente as tradições e os costumes himba e, principalmente, desistirá de seu lugar entre a familía. Embora a jovem esteja disposta a pagar o preço, a sua jornada não será fácil.
Cinderela Está Morta, Kalynn Bayron
Dois séculos após Cinderela ter encontrado o seu Príncipe Encantado, a magia parece ter abandonado o reino de Mersailles. A princesa e sua fada madrinha não passam de lendas, e o reino está há décadas sob o controle de reis tirânicos. Ao completar dezesseis anos, todas as jovens são obrigadas a participar do Baile Anual, onde os homens do reino vão para escolher jovens esposas. Não ser escolhida é uma sentença de ruína tanto para a garota quanto para a sua família. Em um lugar onde as mulheres são vistas como objetos, uma menina vai contrariar a todos para poder amar livremente e decidir o seu próprio destino.
Despertar, Octavia E. Butler
Quando Lilith Iyapo desperta após 250 anos de animação suspensa, ela descobre que o planeta Terra e os seres humanos sobreviventes de uma guerra catastrófica estão sob a guarda dos Oankali, uma espécie alienígena com habilidades e tecnologias impressionantes. Novamente acordada, Lilith terá que despertar e preparar outros seres humanos para finalmente retornarem ao planeta natal.
Filhos de Sangue e Osso, Tomi Adeyemi
Primeiro de uma trilogia, Filhos de Sangue e Osso acompanha Zélie Adebola, uma jovem moradora de Orïsha que tem uma chance de trazer a magia e atacar a monarquia que destruiu o lugar. Com a ajuda de uma princesa fugitiva, Zélie deve despistar e se livrar do príncipe, que está determinado a erradicar a magia de uma vez por todas.
O Caçador Cibernético da Rua 13, Fábio Kabral
O caçador cibernético da rua treze reúne elementos da mitologia Iorubá a uma atmosfera futurista de tirar o fôlego. Em um universo chamado Ketu 3, vive João Arolê, um jovem negro, caçador de aluguel de espíritos malignos. João tem crises constantes de consciência e tenta compensar as mortes que causou como forma de se livrar das consequências dos seus atos. Mas uma de suas tentativas de se render de seus assassinatos poderá colocá-lo frente a frente com questões mal resolvidas do passado.
Pantera Negra: O Jovem Príncipe, Ronald L. Smith
O destino de T’Challa é ser o Pantera Negra. Mas, por enquanto, ele é apenas um jovem príncipe de 12 anos que vive em Wakanda, uma nação africana isolada e detentora de tecnologia de ponta. Quando um conflito se inicia perto de Wakanda, seu pai faz um anúncio surpreendente: enviará T’Challa e M’Baku para estudar nos Estados Unidos. Mesmo tendo um traje tecnológico e um anel de vibranium, o garoto percebe que talvez não esteja tão bem equipado para lidar com a sua vida no novo país. Após viver eventos estranhos na escola, T’Challa se dispõe a investigar sua origem, mas acaba descobrindo algo bem mais sinistro do que imaginava.
Raízes Do Amanhã – 8 Contos Afrofuturistas, Diniz Volp e Kelly Lavinia
Com a organização do autor e pesquisador Waldson Souza, os autores G. G. Diniz, Kelly Nascimento, Lavínia Rocha, Pétala e Isa Souza, Petê Rissatti, Sérgio Motta e Stefano Volp apresentam oito contos afrofuturistas e afro-brasileiros que imaginam noções de futuro próximas e longínquas. Com histórias que ora trazem um respiro, ora alertam a sociedade sobre os perigo de uma realidade que nos proíbe de sonhar, o livro oferece respostas sobre o tempo e o espaço da juventude negra.
Você já leu algum livro afrofuturista?
- Os 70 anos de Ana Cristina Cesar - 06.06.2022
- 9 livros para presentear no Dia dos Namorados - 01.06.2022
- 7 livros para conversar com as crianças sobre desigualdades - 31.05.2022