5 livros para quem quer ficar por dentro das Ciências Políticas

(5 Estrelas - 1 Votos)

Selecionamos algumas das principais obras sobre o assunto. Confira!

A área de Ciências Políticas é fundamental para entender as relações entre os países. Os profissionais estudam essas questões, principalmente, por meio de um viés antropológico, filosófico e sociológico. Para você ficar por dentro do assunto e ter novos olhares sobre a sociedade atual, selecionamos alguns dos principais livros de Ciências Políticas.

Entre os títulos escolhidos estão Origens do totalitarismo, de Hannah Arendt, Discurso sobre o colonialismo, de Aimé Cesaire, e Como as democracias morrem, de Steven Levitsky e Daniel Ziblatt. Confira a lista e bons estudos!


Origens do totalitarismo, de Hannah Arendt

Hannah Arendt realça a singularidade do totalitarismo, como uma nova forma de governo baseada na organização burocrática de massas e apoiada no emprego do terror e da ideologia. Sublinha como a ubiqüidade do medo e a descartabilidade generalizada das pessoas, que permitiu, com o nazismo na Alemanha e o stalinismo na URSS, a dominação total, não é um despotismo oriental – sempre visto pela teoria política clássica e moderna como algo que se origina de fora -, mas sim a inesperada terrível outra face da modernidade ocidental, que também ensejou a democracia, a prosperidade econômica e os direitos humanos.


Como as democracias morrem, de Steven Levitsky e Daniel Ziblatt

Uma análise crua e perturbadora do fim das democracias em todo o mundo. Democracias tradicionais entram em colapso? Essa é a questão que Steven Levitsky e Daniel Ziblatt – dois conceituados professores de Harvard – respondem ao discutir o modo como a eleição de Donald Trump se tornou possível. Para isso comparam o caso de Trump com exemplos históricos de rompimento da democracia nos últimos cem anos: da ascensão de Hitler e Mussolini nos anos 1930 à atual onda populista de extrema-direita na Europa, passando pelas ditaduras militares da América Latina dos anos 1970.


Discurso sobre colonialismo, de Aimé Cesaire

Esta é uma obra analítica, mas também literária, militante, política e poética. Retrata o racismo da condição colonial normalizada através de discursos europeus, inclusive humanistas.


Se liga na política, de vários autores

O que é esquerda e direita? O que é democracia? Qual a importância da constituição? Aprenda os conceitos e ideias essenciais com o Se liga na política – mais um volume da coleção best-seller. Em um dos momentos mais conturbados das últimas décadas na política mundial, este livro pretende contribuir para o debate ao responder perguntas como estas. Política é o ato de tomar decisões e criar regras para conviver, seja em um grupo ou em sociedade. Se liga na política mostra a origem das ideias de cada um desses grupos. 


Políticos do Brasil, de Fernando Rodrigues

Este livro apresenta uma análise inédita a respeito da atividade política no país e das pessoas que a exercem. Ajuda o leitor (e eleitor) a compreender, de maneira mais ampla, quem são e o que possuem os homens e as mulheres que comandam a nação. Traz ainda dados inéditos coletados em 3.570 registros sobre o patrimônio declarado de candidatos vencedores em 1998 e em 2002, compilados ao longo de mais de cinco anos de pesquisa e estudo.


Qual seu livro favorito da lista?


Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Os destaques da Bienal de São Paulo Livros para curtir em família Livros para quem assiste à série “Sombra e ossos” Para entender o código civil Livros para quem gostou de Marighella