Filmes e Séries

8 filmes que você precisa conhecer em fevereiro

(0 Estrelas - 0 Votos)

Já preparou a sua listinha dos filmes que vai assistir em fevereiro? Veja oito filmes que estrearam no ano passado e que vale a pena conferir neste mês

Nós piscamos e fevereiro já começou. Você já preparou a sua listinha dos filmes que vai assistir neste mês? Para ajudar os nossos leitores a decidirem o que vão conferir nos próximos dias, nós preparamos uma seleção com oito filmes que estrearam no ano passado e que todo mundo precisa conhecer. De “A Filha Perdida”, de Elena Ferrante a “Tick, Tick… Boom!”, de Lin-Manuel Miranda, fique por dentro das nossas dicas e aproveite a sessão!


A Crônica Francesa, Wes Anderson

Ambientada em um posto avançado de um jornal americano em uma cidade pacata e fictícia na França do século XX, A Crônica Francesa traz à vida crônicas e coleções de histórias publicadas no jornal “The French Dispatch Magazine”.


A Filha Perdida, Maggie Gyllenhaal

“A Filha Perdida” é uma adaptação do romance homônimo da escritora italiana conhecida pelo pseudônimo de Elena Ferrante. O longa-metragem conta uma história que versa sobre a maternidade e revela os impactos da estrutura familiar na trajetória de mulheres de diferentes gerações.

Para ir além do filme…

A Filha Perdida, Elena Ferrante

A Filha Perdida acompanha os sentimentos conflitantes de Leda, uma professora universitária de meia-idade que, aliviada depois de as filhas se mudarem para o Canadá com o pai, decide tirar férias no litoral sul da Itália. Nos seus primeiros dias na praia, ela observa uma família de napolitanos e em especial Nina, a jovem mãe de uma menininha chamada Elena que sempre está acompanhada de sua boneca. Cercada dos parentes autoritários e imersa nos cuidados com a filha, Nina parece à vontade no papel de mãe e faz Leda se lembrar de si mesma quando era jovem e cheia de expectativas. A aproximação das duas, no entanto, desencadeia em Leda uma enxurrada de lembranças da própria vida e expõe segredos que ela nunca conseguiu revelar a ninguém.


Duna, Denis Villeneuve

O Duque Leto Atreides administra o planeta desértico Arrakis, também conhecido como Duna, lugar de única fonte da substância rara chamada de “melange”. Para garantir poderes sobrehumanos, ele manda seu filho, Paul Atreides (Timothée Chalamet), seus servos e a concubina Lady Jessica (Rebecca Fergunson), à Duna para garantir o futuro de sua família e de seu povo. Mas, uma traição amarga faz com que Paul e Jessica fujam para os Fremen, um povo que vive nos cantos mais longes do deserto.

Para ir além do filme…

Duna, Frank Herbert

Em Duna, conhecemos Paul Atreides, um jovem prestes a mudar radicalmente de vida. Depois de receber a visita de uma mulher desconhecida, Paul é obrigado a ir embora de seu planeta natal para viver no árido e severo Arrakis, o Planeta Deserto. Por lá, o rapaz se envolverá em questões políticas e religiosas e, nele, o povo de Arrakis irá depositar a esperança de realização de um plano urdido há séculos.


Judas e o Messias Negro, Shaka King

O filme narra a ascensão e queda de Fred Hampton (Daniel Kaluuya), ativista dos direitos dos negros e revolucionário líder do partido dos Panteras Negras. Proeminente na política, o jovem atrai a atenção do FBI, quem com a ajuda de William O’Neal (LaKeith Stanfield), acaba infiltrando os Panteras Negras e causando o assassinato de Hampton.

Para ir além do filme…

Os Condenados da Terra, Frantz Fanon

Grande clássico de Frantz Fanon, Os Condenados da Terra apresenta a análise do autor a respeito do traumatismo do colonizado no interior de um sistema utópico que prevê a existência de um terceiro mundo revolucionário. Habitado por um “homem novo”, este universo serve de inspiração e referência para gerações de militantes anticolonialistas.


Marighella, Wagner Moura

Neste filme biográfico, conhecemos a história de Carlos Marighella, um homem que não teve tempo pra ter medo. De um lado, uma violenta ditadura militar. Do outro, uma esquerda intimidada. Cercado por guerrilheiros 30 anos mais novos e dispostos a reagir, o líder revolucionário escolheu a ação.

Para ir além do filme…

Marighella: O guerrilheiro que incendiou o mundo, Mário Magalhães

A vida de Carlos Marighella (1911-69) foi tão frenética quanto surpreendente. Militante desde a juventude, deputado federal constituinte e fundador do maior grupo armado de oposição à ditadura militar, o jovem de Salvador também era poeta, irreverente e brincalhão. Neste livro, o jornalista Mário Magalhães investiga as várias facetas de Marighella e revela passagens de sua vida, como quando foi para a prisão e fez resistência à tortura. A obra também recupera a célebre prova de física respondida em versos no Ginásio da Bahia e poemas de amor.


Nomadland, Chloe Zhao

Após o colapso econômico de uma cidade na zona rural de Nevada, uma mulher de 60 anos chamada Fern (Frances McDormand) entra em sua van e parte para a estrada, vivendo como uma nômade moderna e distante da sociedade convencional.

Para ir além do filme…

Nomadland – Sobrevivendo na América do século XXI, Jessica Bruder

Nomadland – Sobrevivendo na América do século XXI é fruto de uma reportagem produzida pela jornalista norte-americana Jessica Bruder e que investigou a trajetória de pessoas que passaram a viver como nômades nos Estados Unidos após a recessão econômica de 2008 e o fim definitivo do “sonho americano”. A bordo de um veículo apelidado como “Van Halen”, Jessica segue em busca das rotas mais utilizadas pelos cidadãos que sobrevivem a partir de trabalhos temporários e é surpreendida por uma força de trabalho que surge nos Estados Unidos no contexto da crise econômica e torna-se interessante aos empregadores do país: a dos trabalhadores mais velhos e sem endereço fixo.


O Tigre Branco (2021), Ramin Bahrani

Baseado no best-seller do New York Times, O Tigre Branco conta a história de Balram Halwai (Adarsh Gourav) e sua ascensão meteórica de aldeão pobre e motorista dos milionários Ashok e Pinky, à empresário de sucesso, na Índia moderna.

Para ir além do filme…

O Tigre Branco, Aravind Adiga

O Tigre Branco narra a trajetória de um jovem que, para tornar-se alguém importante em seu país, precisou cometer um ato bastante inusitado: o de assassinar o seu patrão. Através de cartas dirigidas ao primeiro-ministro chinês, Balram Halwai revela uma visão crítica da sociedade indiana e do mundo contemporâneo, além de justificar o seu crime classificando-o como um ato de empreendedorismo.


Tick, Tick… Boom!, Lin-Manuel Miranda

Jon (Andrew Garfield) é um jovem compositor de teatro que trabalha como garçom em Nova York, enquanto sonha em escrever um grande musical. Dias antes de apresentar seu trabalho em uma performance decisiva, Jon está sentindo a pressão de todos os lugares: da namorada Susan (Alexandra Shipp), que sonha com uma vida para além de Nova York e de Michael, seu colega de quarto, que está prestes a se mudar. Próximo ao seu aniversário de 30 anos, Jon é tomado pela ansiedade de que seu sonho é irreal e não vale a pena continuar lutando. Com o relógio correndo, Jon quer saber: o que se pode fazer com o tempo que há disponível?

Para ir além do filme…

Tick, Tick… Boom!, Jonathan Larson

Neste relato autobiográfico, Jonathan Larson conta a história de sua vida quando estava prestes a completar. Ele, que é um compositor em carreira ascendente, tenta lida com o amor, a amizade e a pressão para criar algo incrível antes que o tempo acabe.


Qual filme você vai assistir?


Yasmin Lisboa

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

5 trechos do livro “O parque das irmãs magníficas” 15 dicas de livros para ler neste ano Volta às aulas escolares: 12 obras literárias para ler em 2023 ‘Wandinha’: conheça as referências literárias citadas na série Prêmio Jabuti 2022: confira os vencedores