Os 140 anos de James Joyce

(0 Estrelas - 0 Votos)

Nascido em 1882, o autor de “Ulisses” é considerado como um dos maiores escritores do século XX. Conheça a trajetória do escritor irlandês!

Nascido em de fevereiro de 1882 na cidade de Dublin, na Irlanda, James Joyce foi um dos maiores escritores do século XX. Durante a sua carreira, publicou ensaios, poemas, contos e romances de grande importância na literatura mundial, como a obra “Ulisses”, que foi publicada no início da década de 1920 e é considerada fundadora do romance moderno.

Filho de uma rica família católica e o mais velho entre dez irmãos, Joyce recebeu uma educação rigorosa e foi formado com o apoio de padres jesuítas. As referências que teve na infância fizeram com que, em um primeiro momento, o escritor se aproximasse da literatura a partir de noções conservadoras, ligadas, sobretudo, ao realismo do norueguês Henrik Ibsen e dos simbolistas. O seu primeiro livro, “Música de Câmara”, lançado em 1907, deixa isso bem claro.

Foto: Reprodução

Na juventude, James Joyce teve experiências em Paris, na época em que estudou Medicina, e na Itália, onde atuava como professor de inglês. No entanto, com o início da Primeira Guerra Mundial, ele precisou refugiar-se na Suíça e lá ficou até o ano de 1920. Depois disso, Joyce passou a viver com dificuldades financeiras e tornou-se um andarilho. A sua volta ao país natal só se daria em dezembro de 1940, quando o escritor conseguiu uma permissão para morar em Zurique, cidade onde viveu até falecer, em 1941.

Em sua trajetória literária, o autor irlandês publicou diferentes tipos de obras, mas foi “Ulisses” o grande sucesso de sua carreira. Baseado nos episódios da Odisseia, de Homero, o romance de Joyce subverte a clássica linguagem narrativa e trabalha com teorias da psicanálise freudiana sobre o comportamento sexual. Por sua forma e conteúdo, o livro, que é considerado o primeiro romance moderno, chegou até a ser proibido no Reino Unido e nos Estados Unidos, onde só foi liberado em 1936.

Você já leu algum dos livros de James Joyce? Confira a lista!


De Santos e Sábios

De Santos e Sábios reúne ensaios de James Joyce sobre a Irlanda, a vida e a arte. A partir destes textos é possível observar aspectos políticos de sua obra, além da visão crítica e a teoria estética do escritor.


Dublinenses

Dublinenses constrói um retrato vívido da “boa e velha Dublin” do começo do século XX. O livro de contos de James Joyce decifra a vida da classe média católica da Irlanda, mas também lida com temas universais como decepções, frustrações e o despertar sexual.


Os Mortos

Os Mortos é uma história de Natal, de música, dança e mesa farta. O livro de James Joyce fala sobre os laços de família e de amizade, suas bênçãos e suas danações. Mas também fala de amor, de amores, das recordações de um amor do passado: fugaz, longínquo e perdido. É a história de um desejo mortal de posse e intimidade. Mas também de frustração, fúria e fracasso. Os Mortos é uma história sobre os vivos, sobre os que vão morrer e os que já morreram. É uma história sobre a vida.


Um Retrato do Artista Quando Jovem

Um retrato do artista quando jovem acompanha a infância e juventude de Stephen Dedalus, alter ego literário de James Joyce. O personagem, que teria lugar de destaque em “Ulysses”, aparece aqui como um jovem em busca de identidade, seja ela artística, política ou pessoal. A experiência num internato jesuíta, onde conhece a teoria estética de São Tomás de Aquino, transformará Dedalus e o colocará em contato com uma das mais belas epifanias artísticas já registradas num romance.


Ulisses

Inspirado na “Odisseia de Homero, Ulysses narra as aventuras de Leopold Bloom e seu amigo Stephen Dedalus em Dublin durante o dia 16 de junho de 1904. Como o Ulisses homérico, Bloom precisa superar diversos obstáculos e tentações até retornar ao apartamento na rua Eccles, onde sua mulher, Molly, o espera.


O que você achou da seleção?


Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Maze Runner: Conheça os livros da saga Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses