9 livros para aprender a desapegar

(5 Estrelas - 1 Votos)

Que tal desapegar do que já não faz mais sentido? Confira nove livros fundamentais para quem deseja embarcar neste processo. Boa leitura!

Chegamos a pouco mais da metade de 2021 e um dos grandes desejos de nossos leitores para este ano era o de conseguir organizar-se melhor. A organização é uma ferramenta fundamental que ajuda as pessoas a otimizarem tarefas e a tornarem os seus dias mais tranquilos, renovando energias, abrindo caminhos.

Mas, junto com a organização, é preciso colocar em prática um outro recurso igualmente imprescindível em nossas vidas: o desapego. Ao desvencilhar-se de objetos, pessoas e situações que já não cabem mais em seu cotidiano, você torna-se capaz de viver melhor, focando em seu próprio bem-estar e em tudo o que for verdadeiramente essencial em sua trajetória.

Quer aprender a desapegar? Nós preparamos uma seleção com nove livros que vão ajudar você neste complexo e necessário processo. Boa leitura!


A Mágica da Arrumação, Marie Kondo

Escrito por uma autora japonesa, o ponto central do livro é provar como grande parte da bagunça de casa é ocasionada por objetos dispensáveis. Nesse sentido, Marie Kondo mostra aos seus leitores que, quando o assunto é organização, os espaços ganham novas energias, sensações e sentimentos. Baseado na técnica do descarte, é preciso ser “desapegado” para ter fôlego nessa leitura, pois a obra não promete transformar a nossa vida inteira.


A Troca, Beth O’Leary

Leena Cotton tem 29 anos e sente que já não é mais a mesma. Eileen Cotton tem 79 e está em busca de um novo amor. Para colocarem as suas vidas de volta nos trilhos, as duas têm uma ideia inusitada: trocar de lugar uma com a outra. Ao mudar não só de casas, mas de celulares e computadores, de amigos e rotinas, Leena e Eileen vão descobrir mais sobre si mesmas do que imaginam. E, se tudo der certo, talvez nem queiram destrocar depois.


Caderno de Exercícios Para Saber Desapegar-se, Rose Poletti

No Caderno de Exercícios Para Saber Desapegar-se, Rose Poletti compartilha dicas e sugestões práticas, simples e viáveis para os leitores aprimorarem o seu autoconhecimento e se aperfeiçoarem na conquista de seu bem-estar! O livro vai estimular você a desenvolver a sua capacidade de desapegar-se daquilo que amarra os seus passos, impedindo sua liberdade de dizer sim à vida e às coisas boas que ela traz consigo.


Desapegue-se, Walter Riso

No livro Desapegue-se, o psicólogo Walter Riso trata de um dos piores males psicológicos: o apego. Em capítulos curtos, porém cheios de sabedoria, o leitor vai aprender que desapegar não significa deixar de desejar, renunciar a paixões e nem ser indiferente ao próximo. Desapego tem a ver com assumir a existência de maneira livre, sem transformar o bem-estar individual em um aspecto específico da realidade.


Essencialismo – A disciplinada busca por menos, Greg Mckeown

No livro, Greg McKeown apresenta o método essencialista como uma forma de identificação do que é vital para que se mantenha o foco no que realmente importa. Para o autor, o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal deve vir da concentração no que é essencial, isto é, a partir da eliminação de tudo que se pode considerar como desperdício de tempo.


Em busca de nós mesmos, Clóvis de Barros Filho

No livro Em busca de nós mesmos, Clóvis de Barros Filho e Pedro Calabrez apresentam, a partir de um diálogo informal, respostas da filosofia, da psicologia e das neurociências a uma série de questões que atormentam a sociedade contemporânea. Os autores revelam a complementariedade que a filosofia e a ciência apresentam entre si, assim como as aproxima dos leitores com um texto descontraído e acessível.


Menos é Mais, Francine Jay

Em Menos é Mais, a escritora Francine Jay defende que o menos é a chave para a felicidade na vida. Na primeira parte da obra, Francine Jay discute os benefícios de se viver com menos. Na segunda parte, a autora apresenta os Dez Passos que vão acabar com a bagunça da sua casa e ensina a aplicação dessas técnicas a todos os cômodos, com instruções práticas e específicas para cada um deles.


Não Se Apega Não, Isabela Freitas

Em Não Se Apega Não, Isabela decide terminar um namoro de dois anos com Gustavo, o namorado dos sonhos de toda garota. No início as suas amigas acharam que Isabela tinha enlouquecido. Mas mal sabiam elas que por trás das aparências existia uma menina infeliz. Neste momento, Isabela parece disposta as consequências pela decisão de ficar sozinha, investindo no amor-próprio e na autoconfiança.


Vida Nômade – Liberdade, Desapego e Aventura, Robison Portioli

Em Vida Nômade – Liberdade, desapego e aventura, Robison Portioli compartilha detalhes de sua viagem de moto pela América do Sul. Sozinho, ele percorreu 25 mil quilômetros ao longo de 150 dias, cruzando seis países do continente. Enquanto relata as suas aventuras na estrada, Robison relembra detalhes da jornada iniciada ainda na infância, quando os seus pais venderam todos os pertences para viajar com os filhos pelo Brasil a bordo de um motorhome.


E você, gostou das dicas?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *