7 livros para apresentar a literatura de cordel para as crianças

(5 Estrelas - 1 Votos)

Patrimônio cultural imaterial do Brasil, a literatura de cordel pode auxiliar no processo de alfabetização infantil. Saiba mais!

Considerada patrimônio cultural imaterial do Brasil, a literatura de cordel é um dos gêneros literários mais importantes no país. Criada por iniciativa dos trovadores durante o período medieval, a prática cordelista foi trazida ao Brasil por portugueses e tornou-se um elemento fundamental na constituição da cultura popular nordestina.

Marcado pela oralidade, por rimas e por um tempo que se deixa embalar por elas, os cordéis apresentam narrativas com um humor específico e que quase sempre surgem inspiradas em acontecimentos da vida de um povo ou no cotidiano de um lugar. Junto com as histórias, a xilogravura, técnica de impressão e ilustração que envolve os cordéis, compõe a linguagem que expressa toda a beleza e originalidade desse gênero literário.

Na educação, os cordéis podem ser aliados no processo de alfabetização de crianças, uma vez que estimula não só o aspecto oral das histórias como o domínio da escrita. Além disso, o trabalho com a literatura de cordel ainda na infância incentiva as crianças a reconhecerem desde cedo a riqueza dessa e de outras manifestações culturais produzidas pelo povo de seu país.

Aqui, nós preparamos uma lista com sete livros de cordel para você apresentar aos pequenos. Conheça a seleção e escolha o seu preferido!


A Guerra dos Bichos – Cordel para Crianças, Luiz Carlos Albuquerque

Longe das fadas e princesas medievais, A Guerra dos Bichos – Cordel para Crianças canta a sua poesia em nome da natureza, das matas e dos animais indefesos diante da covardia das armas de fogo do bicho-homem. Sob a valentia do comandante elefante, fugido “dum grande circo”, os bichos se organizam e enfrentam, de maneira muito divertida, o inimigo em comum.


A Pedra do Meio-dia Ou Artur e Isadora, Braulio Tavares

Em A Pedra do Meio-Dia ou Artur e Isadora, conhecemos Artur, um andarilho valente que salva a bela Isadora das garras de uma onça. A menina precisa encontrar a Pedra do Meio-Dia para salvar o seu reino enfeitiçado por um gigante com um feitiço cruel.


Alice no País das Maravilhas Em Cordel, João Gomes de Sá

Em forma de cordel, o livro de João Gomes de Sá narra a famosa história de Alice No País das Maravilhas, de Lewis Carroll através de bonitas trilhas, canções e redondilhas.


Cordel do rio Chico, Jorge Fernando dos Santos

Em Cordel do rio Chico, Jorge Fernando dos Santos trata das condições que levaram o Rio São Francisco às condições em que se encontra atualmente. Velho Chico, que sempre foi fonte de vida para a fauna, a flora e muitas pessoas da região, agora pede ajuda para manter-se vivo.


Ela Tem Olhos de Céu, Socorro Acioli e Mateus Rios

Depois que Sebastiana nasce, tudo se transforma em Santa Rita do Norte. A menina tem olhos de céu, mas ninguém sabe se isso é um dom ou uma maldição. A cidade inteira passa a ficar em polvorosa e ninguém sabe mais o que fazer para controlar os fenômenos provocados pela criança.


Lampião & Lancelote, Fernando Vilela

O que poderia acontecer se o nosso famoso cangaceiro do sertão nordestino se encontrasse com um dos cavaleiros medievais da Távola Redonda do Rei Arthur? Em Lampião & Lancelote, apresenta um inusitado confronto entre essas duas figuras mesclando linguagens diversas: em verso, na sextilha do cordel sertanejo, e em prosa, no tom das narrativas épicas da cultura medieval; em carimbo e xilogravura. O livro ainda traz um glossário de termos e um texto explicativo sobre as referências de Vilela para esse livro.


Nina no Cerrado, Nina Nazario

Nina no Cerrado conta a história desse importante bioma brasileiro, por meio de versos de cordel, ilustrações e fotos de animais e paisagens típicas. Bichos, frutos e paisagens aumentam o repertório da criançada e colaboram para entender todo o processo de transformação do cerrado, desde o surgimento da vegetação, passando pelas épocas de chuva, de seca e incêndio até o reinício do ciclo natural.


Você gosta de literatura de cordel?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *