7 livros para apresentar a literatura de cordel para as crianças

(0 Estrelas - 0 Votos)

Patrimônio cultural imaterial do Brasil, a literatura de cordel pode auxiliar no processo de alfabetização infantil. Saiba mais!

Considerada patrimônio cultural imaterial do Brasil, a literatura de cordel é um dos gêneros literários mais importantes no país. Criada por iniciativa dos trovadores durante o período medieval, a prática cordelista foi trazida ao Brasil por portugueses e tornou-se um elemento fundamental na constituição da cultura popular nordestina.

Marcado pela oralidade, por rimas e por um tempo que se deixa embalar por elas, os cordéis apresentam narrativas com um humor específico e que quase sempre surgem inspiradas em acontecimentos da vida de um povo ou no cotidiano de um lugar. Junto com as histórias, a xilogravura, técnica de impressão e ilustração que envolve os cordéis, compõe a linguagem que expressa toda a beleza e originalidade desse gênero literário.

Na educação, os cordéis podem ser aliados no processo de alfabetização de crianças, uma vez que estimula não só o aspecto oral das histórias como o domínio da escrita. Além disso, o trabalho com a literatura de cordel ainda na infância incentiva as crianças a reconhecerem desde cedo a riqueza dessa e de outras manifestações culturais produzidas pelo povo de seu país.

Aqui, nós preparamos uma lista com sete livros de cordel para você apresentar aos pequenos. Conheça a seleção e escolha o seu preferido!


A Guerra dos Bichos – Cordel para Crianças, Luiz Carlos Albuquerque

Longe das fadas e princesas medievais, A Guerra dos Bichos – Cordel para Crianças canta a sua poesia em nome da natureza, das matas e dos animais indefesos diante da covardia das armas de fogo do bicho-homem. Sob a valentia do comandante elefante, fugido “dum grande circo”, os bichos se organizam e enfrentam, de maneira muito divertida, o inimigo em comum.


A Pedra do Meio-dia Ou Artur e Isadora, Braulio Tavares

Em A Pedra do Meio-Dia ou Artur e Isadora, conhecemos Artur, um andarilho valente que salva a bela Isadora das garras de uma onça. A menina precisa encontrar a Pedra do Meio-Dia para salvar o seu reino enfeitiçado por um gigante com um feitiço cruel.


Alice no País das Maravilhas Em Cordel, João Gomes de Sá

Em forma de cordel, o livro de João Gomes de Sá narra a famosa história de Alice No País das Maravilhas, de Lewis Carroll através de bonitas trilhas, canções e redondilhas.


Cordel do rio Chico, Jorge Fernando dos Santos

Em Cordel do rio Chico, Jorge Fernando dos Santos trata das condições que levaram o Rio São Francisco às condições em que se encontra atualmente. Velho Chico, que sempre foi fonte de vida para a fauna, a flora e muitas pessoas da região, agora pede ajuda para manter-se vivo.


Ela Tem Olhos de Céu, Socorro Acioli e Mateus Rios

Depois que Sebastiana nasce, tudo se transforma em Santa Rita do Norte. A menina tem olhos de céu, mas ninguém sabe se isso é um dom ou uma maldição. A cidade inteira passa a ficar em polvorosa e ninguém sabe mais o que fazer para controlar os fenômenos provocados pela criança.


Lampião & Lancelote, Fernando Vilela

O que poderia acontecer se o nosso famoso cangaceiro do sertão nordestino se encontrasse com um dos cavaleiros medievais da Távola Redonda do Rei Arthur? Em Lampião & Lancelote, apresenta um inusitado confronto entre essas duas figuras mesclando linguagens diversas: em verso, na sextilha do cordel sertanejo, e em prosa, no tom das narrativas épicas da cultura medieval; em carimbo e xilogravura. O livro ainda traz um glossário de termos e um texto explicativo sobre as referências de Vilela para esse livro.


Nina no Cerrado, Nina Nazario

Nina no Cerrado conta a história desse importante bioma brasileiro, por meio de versos de cordel, ilustrações e fotos de animais e paisagens típicas. Bichos, frutos e paisagens aumentam o repertório da criançada e colaboram para entender todo o processo de transformação do cerrado, desde o surgimento da vegetação, passando pelas épocas de chuva, de seca e incêndio até o reinício do ciclo natural.


Você gosta de literatura de cordel?


Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Maze Runner: Conheça os livros da saga Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses