Os 10 melhores documentários para assistir no Globoplay

(5 Estrelas - 1 Votos)

De “Doutor Castor” a “Amazônia Sociedade Anônima”, veja doze documentários para assistir no Globoplay. Aproveite a sessão!

Desde o seu lançamento, o Globoplay tem investido firme no desenvolvimento de produções originais e na diversidade de títulos disponíveis em seu acervo. Dentre os títulos disponíveis no catálogo da plataforma de streaming, sejam eles originais ou não, os documentários marcam presença com uma diversidade de narrativas sobre personagens, lugares e acontecimentos marcantes na história do Brasil e do mundo.

De “Doutor Castor” à “Amazônia Sociedade Anônima”, conheça uma seleção especial com doze documentários para assistir no Globoplay. Boa sessão!


Amazônia Sociedade Anônima (2020), Estevão Ciavatta

Diante do fracasso do governo em proteger a Amazônia, índios e ribeirinhos, liderados pelo Cacique Juarez Saw Munduruku, enfrentam máfias de roubo de terras e desmatamento ilegal. Essa é a situação que conhecemos em Amazônia Sociedade Anônima.


Cartas Para Um Ladrão De Livros (2017), Caio Cavechini

Em Cartas Para Um Ladrão de Livros conhecemos Laessio Rodrigues de Oliveira, o maior ladrão de livros raros do Brasil. Depois de comandar a estratégia de roubo de obras literárias até de dentro da cadeia, o fã de Carmen Miranda nos conta todos os detalhes de seu esquema.


Doutor Castor (2021), Marco Antonio Araujo

Doutor Castor conta a história de Castor de Andrade, poderoso chefão do jogo do bicho que usou o futebol e o carnaval para legitimar sua imagem. Sedutor, carismático e violento, ele construiu um império de crimes no Rio de Janeiro.


Elton John: Rocketman (2019), Jordan Hill

Elton John: Rocketman mostra detalhes sobre a turnê de despedida de Elton John e nos revela os motivos que levaram o jovem tímido a tornar-se um dos maiores ícones pop do planeta.


Em Nome de Deus (2020), Monica Almeida, Gian Carlo Bellotti, Ricardo Calil

Em Nome de Deus revela detalhes sobre uma investigação que descobriu como o médium mais famoso do Brasil escondeu centenas de abusos sexuais e outros crimes graças a uma rede de proteção que combinava fanatismo, violência, fama e poder.


Espero Tua (Re)Volta (2019), Eliza Capai

Ao acompanhar jovens do movimento estudantil, que ganhou força a partir de 2015, Espero Tua (Re)Volta tenta compreender as principais pautas dos estudantes brasileiros partir do ponto de vista dos participantes do movimento.


Fico te devendo uma carta sobre o Brasil, Carol Benjamin

Fico te devendo uma carta sobre o Brasil conta a história de três gerações de uma família atravessada pela ditadura militar brasileira. Ao mergulhar em uma narrativa pessoal que se mistura à do país, o filme se debruça sobre o silêncio e o modo como ele consegue apagar a memória.


Jogo De Cena (2007), Eduardo Coutinho

Em Jogo de Cena, 23 mulheres contam as suas histórias de vida enquanto são filmadas, assim como solicitado em um anúncio de jornal. Depois, atrizes consagradas interpretaram essas histórias, cada uma com a sua própria maneira.


Lixo Extraordinário (2009), João Jardim, Karen Harley e Lucy Walker

Lixo Extraordinário registra o trabalho do artista plástico Vik Muniz no Jardim Gramacho, maior aterro sanitário da América Latina, localizado na cidade de Duque de Caxias (RJ).


Marielle – O Documentário (2020), Caio Cavenichi

Na noite de 14 de março de 2018, Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes foram assassinados. Três anos depois, os mandantes do crime ainda não foram identificados. Marielle – O Documentário traz detalhes sobre o assassinato.


Narciso Em Férias (2020), Renato Terra, Ricardo Calil

No dia 27 de dezembro de 1968, Caetano Veloso foi preso em São Paulo pela Ditadura Militar. No total, o músico baiano ficou 54 dias em cárcere. Anos depois, ele compartilha as memórias desse período no documentário Narciso Em Férias.


Para Sama (2019), Edward Watts, Waad Al-Khateab

Em Para Sama, a cineasta Waad al-Kateab compartilha imagens que filmou durante cinco anos em sua rotina em Aleppo, cidade tomada por rebeldes durante a rebelião síria.


Qual filme da seleção você vai assistir?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *