Aprenda um novo idioma em 2021

(5 Estrelas - 1 Votos)

Que tal aproveitar o início do ano para aprender um idioma? Nós preparamos dicas que vão ajudar a você a mergulhar em uma nova língua

O aprendizado de um novo idioma é benéfico em vários aspectos. Geralmente, costuma-se ressaltar, em um primeiro momento, apenas a sua importância na vida profissional e acadêmica das pessoas. Isso porque, hoje em dia, o domínio de uma segunda língua e, sobretudo, do inglês, passou a ser pré-requisito na disputa por um cargo em uma empresa ou por uma vaga no mestrado, por exemplo.

Porém, vale lembrar que, ao estudar uma nova língua, você também expande as suas percepções sociais e culturais sobre o mundo. No domínio de um outro idioma, você aprende a se comunicar com pessoas em diferentes lugares e situações e passa a conhecer novos costumes, modos de ser e de perceber a vida.

Que tal aproveitar este início de ano para começar a aprender um outro idioma? Nós preparamos uma série de dicas, além de aplicativos, canais no YouTube e livros que vão ajudar a você a mergulhar em uma nova língua. Confira a lista e bons estudos!

  • Defina os seus objetivos. Pare para pensar qual é o real motivo de você desejar aprender um novo idioma. Isso vai lhe ajudar a definir metas, focando no que é essencial para você.
  • Não tenha medo de errar. Por mais clichê que isso possa soar, a verdade é que: não, ninguém nasce sabendo nada. Com essa ideia na cabeça e a cara de pau típica das crianças, não hesite em expressar-se sempre que tiver oportunidade.
  • Faça muitas perguntas. Não importa se você está aprendendo o novo idioma com a ajuda de um professor ou de um amigo que fale essa língua. Ambos certamente vão adorar ajudá-lo nas suas dúvidas e questionamentos
  • Mergulhe no novo idioma. Para garantir que os conhecimentos sejam verdadeiramente assimilados, uma ótima estratégia é ler livros, ver filmes sem legenda e ouvir músicas na língua estudado. Estudar a cultura de um país que fale o idioma também pode ser uma boa ideia.
  • Converse muito com as pessoas. As pessoas gostam de conhecer quem está aprendendo a sua língua e geralmente são muito receptivas com esses estudantes. Ao fazer contato com nativos no idioma, você treina os seus conhecimentos e estabelece conexões com pessoas e lugares.

  • Babbel

O Babbel é ideal para quem deseja aprender um novo idioma de forma intuitiva. Com o aplicativo, é possível acessar gratuitamente aulas em diversos níveis de conhecimento em uma língua estrangeira e treinar a pronúncia das palavras usando o reconhecimento de voz inteligente.

  • Duolingo

Considerado um dos melhores aplicativos para aprender inglês, o Duolingo
é interativo e de fácil compreensão. O app oferece lições que são separadas por categorias, além de tarefas individuais e testes de compreensão mais avançados.

  • BBC Learning English

O Learn English for BBC oferece aos seus usuários diversas opções de atividades de listening que apresentam expressões idiomáticas e frases informais usadas no dia a dia em países de língua inglesa. Todas as atividades acompanham transcrição para que você possa o que está sendo falado.


  • Alemanizando

No canal Alemanizando, um casal de brasileiros que mora em Berlim compartilha dicas para quem quer aprender alemão e compartilha curiosidades sobre a vida na Alemanha e a cultura alemã.

  • De Prosa na Coreia

No canal “De Prosa na Coreia”, Henrique Teixeira e Ji Young oferecem aos seus seguidores uma série de vídeos com aulas de coreano, além de outras curiosidades sobre a Coreia.

  • English in Brazil by Carina Fragozo

Criado pela professora de inglês e autora do livro “Sou Péssimo em Inglês”, o English in Brazil by Carina Fragozo apresenta dicas práticas para quem quer aprender inglês, falando sobre temas como: pronúncia, gramática, vocabulário, cultura e viagens.

  • Francês com Mademoiselle

O canal Francês com Mademoiselle oferece diariamente conteúdos e dicas para quem está começando a estudar francês agora ou quem deseja aperfeiçoar os seus conhecimentos nessa língua. O objetivo do canal é conectar pessoas e eliminar bloqueios, falando francês sem medo de errar.

  • ITALICA

A ITALICA é uma escola online e gratuita que oferece cursos regulares de italiano: L’italiano essenziale para iniciantes e o L’italiano avanzato para os níveis intermediário e avançado. Além disso, o canal compartilha diversos conteúdos sobre a cultura italiana.

  • Tio Spanish

Com a ajuda de Lola e de outros amigos, Tio Spanish viaja pela Espanha e ensina a língua espanhola de modo fácil e divertido em seu canal. Conteúdos sobre gramática, pronúncia, conversação e cultura espanhola são oferecidos nos vídeos do canal.


Alemão para Leigos, Anne Fox e James Christensen

O livro Alemão para Leigos foi criado para que você o use do modo e no ritmo que quiser, de acordo com o seu verdadeiro objetivo. Além disso, também não há a necessidade de seguir a ordem em que os capítulos são apresentados. Você pode apenas ler as seções que o interessam.


Como Dizer Tudo em Francês, Ron Martinez e Janice Sfreddo

Como Dizer Tudo Em Francês é um guia imprescindível para todos aqueles que desejam fazer o uso correto da língua francesa. Baseado em um grande número de situações, como uma viagem de turismo ou uma reunião de negócios com um cliente estrangeiro, o livro ensina como expressar-se corretamente em cada circunstância.


Italiano em 30 Dias, Berlitz

Italiano em 30 Dias oferece conhecimentos básicos e consistentes sobre o emprego cotidiano de um idioma. Em 30 lições, uma para cada dia, a obra aborda tópicos que vão desde conhecer e cumprimentar pessoas até travar conversas cotidianas, passando por fazer compras, pedir pratos em restaurantes, localizar-se e deslocar-se pela cidade, cuidar da saúde e lidar com emergências.


Gramática de Espanhol para Brasileiros, Esther Maria Milani

Focada em esclarecer as dificuldades específicas dos estudantes no país, a Gramática de Espanhol para Brasileiros. No livro, Ester Maria Milani chama a atenção do leitor para o uso correto das estruturas gramaticais da língua espanhola nos casos em que ocorrem interferências de estruturas da língua portuguesa. Em 21 capítulos, a autora apresenta definições, regras de uso e exceções, além de aspectos sintáticos e morfológicos.


Sou Péssimo em Inglês, Carina Fragozo

Em Sou péssimo em inglês, a professora Carina Fragozo, do canal English in Brazil, analisa as dificuldades mais comuns que os brasileiros enfrentam ao estudar inglês e apresenta dicas práticas e conteúdos que vão fazer você destravar a fala, melhorar o listening, memorizar vocabulário, evitar a tradução mental e manter o foco.


Wa! Coreano Básico, Júlia Lee

Dividido em três partes, Wa! Coreano Básico se dedica a ensinar os níveis de formalidade e dificuldades nos tópicos gramaticais. A primeira parte trabalha com o nível mais formal e introduz elementos básicos das orações. A segunda parte utiliza conjunções de verbos mais complexas. A terceira parte introduz o nível informal e apresenta estruturas compostas como verbos direcionais, intenções e permissões.


O que achou das dicas?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *