Livros para mergulhar na literatura baiana

(5 Estrelas - 3 Votos)

De poesia a livro de história, selecionamos oito livros de autores baianos para você viajar pela literatura desse estado. Boa leitura!

Marcada por uma cultura rica, complexa e bastante diversa, a Bahia é um dos estados de maior contribuição com a literatura brasileira, desde o seu surgimento. Dessa região do país, surgiram escritores como Zélia Gattai, João Ubaldo Ribeiro, Anísio Teixeira, Jorge Amado e tantos outros nomes fundamentais na formação da nossa literatura.

Atualmente, a Bahia reforça a sua importância no mapa da literatura brasileira e continua a oferecer grandes autores ao nosso país. No Prêmio Jabuti 2020, o vencedor do prêmio de melhor romance, uma das principais categorias da premiação, foi Itamar Vieira Junior, um escritor baiano. Assim como Itamar diversos outros autores e autoras compõem a chamada “nova literatura baiana”.

De poesia a livro de história, nós preparamos uma lista com oito livros de autores baianos para você viajar pela literatura contemporânea desse estado. Boa leitura!


Antônia e a Caça aos Tesouro Cósmico, Alan Alves Brito

Antônia e a Caça ao Tesouro Cósmico fala sobre crianças e adolescentes com indicadores de altas habilidades e superdotação e debate o ensino de ciências nas escolas brasileiras. O livro de Alan Alves Brito apresenta Antônia, uma garota do Brasil profundo que apresenta indicadores de altas habilidades e traz consigo muitas dúvidas acerca do Universo.


Ganhadores: A greve negra de 1857 na Bahia, João José Reis

Em Ganhadores, o historiador João José Reis reconstitui a história dos negros de ganho, também chamados ganhadores. Esses trabalhadores escravizados, libertos ou livres, todos africanos ou seus descendentes, foram protagonistas de uma greve que paralisou o transporte na capital baiana durante vários dias no ano de 1857.


Interseccionalidade, Carla Akotirene

Parte da coleção “Feminismos Plurais”, o livro de Carla Akotirene debate o conceito de interseccionalidade como uma maneira de englobar as interseções a que está submetida uma pessoa, sobretudo, a mulher negra. Esse termo representa um posicionamento do feminismo negro diante das opressões de uma sociedade cisheteropatriarcal branca.


Não me julgue pela capa, Matheus Rocha

Em Não me julgue pela capa, Matheus Rocha expõe a sua ansiedade e inseguranças aos leitores para mostrar que, ao contrário do que possa parecer, eles não estão sozinhos em seus sentimentos. No livro, o autor destaca que, assim como você, ele também sente o peito acelerado e vive crises que envolvem um bilhão de sensações diferentes.


Não Precisa Ser Assim, Vanessa Brunt

Em Não Precisa Ser Assim, Vanessa Brunt constrói uma crítica a respeito dos entendimentos, clichês e práticas sociais e defende maneiras de compreender e lidar com a vida que se distanciam por completo do que é pregado pelo mundo. Em clima de deconstrução, a autora criarnovos sentidos a palavras para ressignificar sentimentos, vivências e ações.


Todos Os Nós, Maria Luíza Maia

Em Todos os Nós, a poetisa Maria Luíza Maia oferece aos leitores uma costura feita com histórias emaranhadas daquilo que nos causa angústia e desconforto. Sobre nós atuais e nós antigos, a obra contempla tanto os desconfortos que sempre apertam os nossos buracos não preenchidos como os lugares que vivem entupidos de coisa alguma.


Torto Arado, Itamar Vieira Junior

Em Torto Arado, acompanhamos a trajetória de Bibiana e Belonísia, duas irmãs que vivem no sertão baiano. Um dia, elas encontram uma faca na mala guardada sob a cama de sua avó e acontece, então, um acidente. A partir daquele momento, as vidas das duas estarão para sempre ligadas e uma será a voz da outra quando isso for necessário.


Trilogia do Confinamento: Namíbia, não! Embarque imediato., Aldri Anunciação

Na Trilogia do Confinamento, o ator, dramaturgo e vencedor do Jabuti, Aldri Anunciação, enfrenta as questões do racismo, da negritude e da diáspora negra em profundidade. Com um texto acessível e bem costurado, a obra oferece a leitores de idades diferentes, inúmeras camadas de entendimento e debate sobre esses assuntos.


Você já conhecia algum dos livros da lista?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *