Conheça os vencedores do Prêmio Jabuti 2020

(5 Estrelas - 2 Votos)

Itamar Vieira Junior, Djamila Ribeiro e Laurentino Gomes são alguns dos autores premiados nesta edição do Prêmio Jabuti. Confira!

Na noite de quinta-feira (26), o Prêmio Jabuti 2020 divulgou os seus vencedores em uma cerimônia virtual apresentada pela jornalista Maju Coutinho. Voltada ao reconhecimento de autores brasileiros, a premiação conta com 20 categorias, divididas em quatro eixos: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação. Nesta edição, o Jabuti homenageou a escritora brasileira Adélia Prado como Personalidade Literária da edição.

Torto Arado, do escritor baiano Itamar Vieira Junior, foi premiado na categoria romance literário. Outros destaques vão para os livros Pequeno manual antirracista, de Djamila Ribeiro, que ganhou na categoria “Ciências Humanas”; Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares – Volume 1, de Laurentino Gomes, considerado o melhor na categoria “Biografia, Documentário e Reportagem”, e Uma Mulher no Escuro, vencedor do prêmio de romance de entretenimento.

Aqui, nós preparamos uma seleção com algumas obras literárias que ganharam o Prêmio Jabuti 2020. Conheça os títulos e aproveite a leitura!


130 Anos: Em Busca da República,
Edmar Bacha, José Murilo de Carvalho, Joaquim Falcão e outros autores

Em 130 Anos: Em Busca da República, 39 pensadores brasileiros identificam os desafios, avanços e retrocessos da nossa República, proclamada em 1889, em textos curtos que levantam as principais questões dos nossos últimos 130 anos. Cada capítulo do livro cobre uma década e é composto por três textos: um sobre sociedade e política, outro sobre Estado e direito, e outro sobre governo e economia.


AI-5 50 ANOS – Ainda não terminou de acabar,
Gabriel Zacarias, Galciani Neves, Izabela Pucu e outros autores

Como uma exposição-ensaio, AI5 50 ANOS – Ainda não terminou de acabar propõe um percurso que passa por diversos estágios de restrição dos direitos democráticos no Brasil. Além disso, o livro destaca as múltiplas atitudes de contestação, grito e reflexão no contexto da ditadura militar iniciada no país em 1964.


Da minha janela, Otávio Júnior

No livro Da minha janela, o narrador compartilha detalhes sobre as imagens que vê da janela de sua casa, localizada em uma favela do Rio de Janeiro. Desse lugar, ele observa cores, traços, gestos, objetos, bichos e pessoas cujas vidas podem ser parecidas ou diferentes da sua, mas que certamente têm algo importante a lhe ensinar.


Ecochefs: parceiros do agricultor, Vários autores

Ecochefs: parceiros do agricultor apresenta receitas criadas a partir das relações entre a terra e a cozinha, além de entrevistas com os chamados “Ecochefs”, cozinheiros com responsabilidade socioambiental, além de
conselheiros e voluntários do Instituto Maniva sobre questões ligadas a um novo tipo de gastronomia.


Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares – Volume 1, Laurentino Gomes

No livro Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares – Volume 1, Laurentino Gomes documenta o período da escravidão no Brasil, considerado o maior território escravista do hemisfério ocidental, recebendo cerca de 5 milhões de cativos africanos, 40% do total de 12,5 milhões embarcados para a América ao longo de três séculos e meio.


Futuro Presente, Guy Perelmuter

Em Futuro Presente, Guy Perelmuter fala sobre o conjunto de tecnologias que vão definir as próximas décadas do mundo moderno. De maneira simples e objetiva, o autor explica quais serão os impactos gerados na civilização e nos negócios e apresenta os principais personagens responsáveis por estes avanços ao longo da História.


Palmares de Zumbi, Leonardo Chalub

Em Palmares de Zumbi, acompanhamos Francisco, um jovem que vive no Brasil em 1667 e é coroinha em Porto Calvo. Quando criança, ele foi capturado e entregue à Igreja e, hoje, ele sonha em ser livre. Francisco costuma caminhar pelo vilarejo à noite, pregando peças e vingando os negros mortos no tronco. Até que lhe surge uma oportunidade de fuga, e Francisco a aproveita, dando início a sua jornada como um personagem inesquecível na história: Zumbi dos Palmares, o filho de Angola Janga.


Pequeno manual antirracista, Djamila Ribeiro

Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. Em 11 capítulos curtos e contundentes, a autora apresenta caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas.


Silvestre, Willian Wagner

Silvestre narra a trajetória de um velho caçador que, ao longo de sua jornada, se mantém em diálogo com lendas sobre divindades extintas. A obra mergulha em reflexões sobre a relação entre o homem e a natureza, o respeito com a terra pode nos dar e com o que somos capazes de oferecer a ela.


Torto Arado, Itamar Vieira Junior

Em Torto Arado, acompanhamos a trajetória de Bibiana e Belonísia, duas irmãs que vivem no sertão baiano. Um dia, elas encontram uma faca na mala guardada sob a cama de sua avó e acontece, então, um acidente. A partir daquele momento, as vidas das duas estarão para sempre ligadas e uma será a voz da outra quando isso for necessário.


Uma furtiva lágrima, Nélida Piñon

Diante de um diagnóstico pessimista a respeito de sua saúde, Nélida Piñon decide iniciar um diário para registrar essa nova fase. Porém, as suas lembranças acabam lhe conduzindo a referências e reflexões poéticas da realidade. Em Uma furtiva lágrima, a autora compartilha detalhes sobre a sua própria trajetória, a condição de escritora e a relação com a finitude.


Uma Mulher no Escuro, Raphael Montes

Uma mulher no Escuro narra a história de uma jovem que, após presenciar um crime bárbaro que matou a sua família, vive solitária, com pesadelos frequentes e grandes dificuldades para se relacionar. Distante das pessoas, ela vive a observar a vida alheia pelas janelas do apartamento onde mora, na Lapa, bairro central do Rio de Janeiro.


Qual livro da lista é o seu preferido?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *