Conheça jogos infantis para aprender brincando

(5 Estrelas - 2 Votos)

Nós preparamos uma lista com dicas de sites gratuitos e de livros que oferecem jogos educativos para aproveitar com os pequenos. Confira!

Se aprender já é muito bom, aprender brincando pode ser melhor ainda. Além de atividades lúdicas e divertidas, os jogos educativos são ferramentas fundamentais no processo de aprendizado das crianças, uma vez que auxiliam no desenvolvimento criativo, afetivo, lógico, histórico, social e cultural dos alunos.

Ao brincarem, as crianças trabalham aspectos de grande importância sua formação, como a interação social, a expressão de afetos, a evolução da linguagem e a experimentação de possibilidades motoras. Por esses e outros benefícios, os jogos educativos têm sido cada vez mais utilizados em metodologias de ensino e educadores de diferentes lugares do mundo.

Aqui, nós selecionamos dicas de sites gratuitos e livros que oferecem uma variedade de jogos educativos para as crianças aprenderem brincando. Conheça a lista e aproveite as brincadeiras!


Brincando com Ariê

Brincando com Ariê oferecem mais de 40 jogos educativos gratuitos com conteúdos de matemática, português e inglês. Além disso, o site também explora temas divertidos e discute questões atuais e relevantes atuais como a pandemia do novo coronavírus.

Escola Games

Desenvolvido por uma equipe de especialistas em educação, o Escola Games disponibiliza 23 jogos educativos gratuitos no site que são divididos em seis categorias: alfabetização, ciências, matemática, inglês, conteúdos de letramento e conhecimentos gerais.

Ludo Educativo

O portal é composto por jogos educativos gratuitos desenvolvidos pela Aptor Games e o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) com apoio de institutos de pesquisa. Os jogos do site se dividem em duas categorias: a “Ludo Educa”, que desenvolve aspectos como hábitos alimentares e higiene, idiomas e conhecimentos gerais, e a “Ludo Escola”, que trabalha as matérias de química, biologia, geografia, física, história e matemática.

Nosso Clubinho

Com jogos voltados a crianças de seis a oito anos de idade, o site Nosso Clubinho oferece diversos jogos educativos, além de informações que podem ser fundamentais no processo de aprendizado dos pequenos.

Jogos da Escola

O portal disponibiliza uma série de jogos educativos que trabalham com as diferentes etapas da alfabetização das crianças e oferecem auxílio aos educadores durante esse processo.

Pé de Vento

Com atividades voltadas, principalmente, às crianças do 1º ano, o site Pé de Vento oferece uma série de jogos, músicas e histórias infantis a serem aproveitadas gratuitamente pelo público no portal.

Smart Kids

A plataforma oferece diversas categorias de jogos educativos, além de atividades escolares e videoaulas lúdicas que tratam de assuntos ligados à educação das crianças.


Livro Clap, Madalena Matoso

O Livro Clap é capaz de tudo: desde sair voando por aí à transformar-se em um bumbo ou uma sanfona. Então, é melhor agarrá-lo com as duas mãos e aproveitar o momento para abrir e fechar suas páginas, inventar sons e palavras, criar novas histórias e tudo aquilo que a sua imaginação mandar.


Este Livro Comeu o Meu Cão!, Richard Byrne

Este livro comeu meu cão! nos apresenta um problema: o cão de Bella desapareceu na dobra do livro enquanto ela o levava para um passeio. Para onde será ele foi? A divertida narrativa de Richard Byrne convida os pequenos leitores a solucionarem esse mistério.


Mordisco – O Guia dos Dinossauros, Emma Yarlett

Indicado para crianças a partir de 4 anos, Mordisco – O Guia dos Dinossauros acompanha Mordisco, um simpático monstrinho, e as suas aventuras na era pré-histórica. O livro de Emma Yarlett utiliza colagens e recortes interativos, além de recursos estéticos que dão a impressão de profundidade.


O Jogo de Não Jogar, Julieta de Godoy Ladeira

Em O Jogo de Não Jogar, um cachorro, um gato vira-lata e uma lixeira de plástico ensinam a todas as crianças o jogo de não jogar nada fora desnecessariamente, além de economizar água, energia e alimentos. Além de fácil e divertida, a brincadeira é o caminho mais curto para construirmos um futuro melhor.


O Livro Dos Jogos Das Crianças Indígenas E Africanas, Carlos Seabra

O livro de Carlos Seabra apresenta a origem e a prática de jogos e brincadeiras que resgatam a riqueza das culturas indígenas e africanas, duas matrizes fundamentais na construção do Brasil. O “adugo” ou “jogo da onça” e o “xadrez africano” são alguns exemplos dos jogos descritos na obra e, além de trabalharem o raciocínio lógico, são divertidos e resgatam as nossas raízes.


Para Os Pequenos, Maristela Loureiro e Ana Tatit

Em Para Os Pequenos, Ana Tatit e Maristela Loureiro oferecem uma seleção com 43 brincadeiras típicas da cultura brasileira, desde canções de ninar a jogos de mímica e desafios. As práticas facilitam as interações das crianças com o mundo de maneira lúdica e afetuosa.


O que você achou das dicas?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *