8 livros para conhecer a origem do mundo

(0 Estrelas - 0 Votos)

Que tal viajar ao momento onde tudo começou? Conheça oito livros que contam a história do planeta e dos seres que vivem por aqui

Desde a formação das primeiras civilizações, muito se debate a respeito da origem do mundo e dos seres que habitam o planeta. Nesse contexto, a ciência e as religiões dividem protagonismo na discussão, elaborando teses que dão conta de explicar a criação do mundo. Sustentadas pela fé ou provadas em laboratório, as narrativas sobre as origens de nossa existência são proposições que parecem abrir mais perguntas a quem lhes conhece do que se fecharem em uma verdade absoluta.

Nos últimos anos, o estudo das teorias sobre a criação do mundo e dos seus seres tem se tornado uma ação cada vez mais importante para a garantia de um futuro sustentável. Apenas através do reconhecimento de nossa história e do lugar de onde viemos, seremos capazes de compreender o impacto de nossas ações no planeta e, a partir desse momento, passamos a transformar os nossos hábitos e cuidar muito mais do nosso planeta.

Que tal começar esse movimento? Nós preparamos uma lista com oito livros que vão ajudar a você a mergulhar na origem do mundo e dos seres que vivem nesse planeta. Confira as dicas e boa viagem!


A Dança do Universo, Marcelo Gleiser

Em A Dança do Universo, o físico brasileiro Marcelo Gleiser apresenta versões sobre o mistério da Criação e o surgimento da humanidade, a partir da perspectiva de diferentes culturas e religiões e de seus mitos formadores e através das teorias da ciência moderna que apresentam explicações a respeito do surgimento do Universo.


A Era das Revoluções: 1789 – 1848, Eric J. Hobsbawm

Em A Era das Revoluções: 1789 – 1848, o historiador britânico Eric Hobsbawm revela os motivos que fizeram com que a Revolução Francesa e a Revolução Industrial não conseguissem resolver os impasses criados pelas fortes contradições sociais, que transformaram este momento em uma conturbada fase de movimentos revolucionários.


Ideias para Adiar o Fim do Mundo, Ailton Krenak

Ideias para adiar o fim do mundo é uma adaptação de duas conferências e uma de entrevista de Ailton Krenak, realizadas em Portugal entre 2017 e 2019. Krenak nasceu na região do Vale do Rio Doce e é um importante líder indígena no país. Nesta obra, o autor tece uma crítica à ideia de humanidade como algo separado da natureza, isto é, uma “humanidade que não reconhece que aquele rio que está em coma é também o nosso avô”.


O Livro dos Humanos, Adam Rutherford

No livro, Adam Rutherford estabelece comparações entre os seres humanos e os outros animais a partir de aspectos como o código genético, a fala, as habilidades cognitivas e o conceito de arrependimento. Além disso, o autor conta detalhes sobre a evolução da espécie humana e de como nos tornamos as criaturas que somos hoje.


Revolução das Plantas, Stefano Mancuso

Em Revolução das Plantas, Stefano Mancuso defende a importância das plantas e afirma o seu potencial para a resolução dos problemas que afetam o planeta Terra. Na obra, o cientista fundador da neurobiologia vegetal propõe um novo modelo para pensar o futuro da tecnologia, da ecologia e dos sistemas políticos a partir do uso das plantas.


Sapiens – Uma Breve História da Humanidade, Yuval Noah Harari

Neste livro, Yuval Noah Harari debate a existência do Sapiens ao longo de toda a história da humanidade. Nesse sentido, o autor recorre a explicações sobre o capitalismo e o imperialismo e oferece aos leitores um relato eletrizante sobre a aventura de nossa espécie, desde insignificantes primatas a senhores do mundo.


Uma Breve História do Tempo, Stephen Hawking

Uma Breve História do Tempo desvenda alguns dos mais profundos segredos relativos ao mistério da criação do mundo. No livro, Stephen Hawking apresenta conceitos que vão desde a física de partículas à dinâmica que movimenta centenas de milhões de galáxias por todo o universo.


Você já conhecia algum dos livros da lista?


Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

One thought on “8 livros para conhecer a origem do mundo

  • 27.10.2020 em 3:29 am
    Permalink

    Neste livro, ela investiga as raz es de o crescimento das mulheres na carreira estar h tantos anos estagnado, oferecendo solu es pr ticas e sensatas para que elas atinjam todo o seu potencial.

Fechado para comentários.

Hotel Transilvânia: Os livros de cada monstro! Maze Runner: Conheça os livros da saga Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer