Por trás do sucesso de “Watchmen”

(5 Estrelas - 2 Votos)

Inspirada nos quadrinhos de Alan Moore e Dave Gibbons, série da HBO foi líder em indicações no Emmy 2020. Conheça a história de “Watchmen”!

Baseada na HQ de 1986 assinada por Alan Moore e Dave Gibbons, a série Watchmen estreou na HBO em 2019. Já no primeiro episódio, o seriado reuniu mais de 1,5 milhão de espectadores, um recorde na emissora desde a estreia de “West World”. O sucesso da série a levou à liderança do Emmy 2020 com 7 indicações na premiação.

Produzida por Damon Lindelof, de “Lost” e “The Leftlovers”, Watchmen avança 34 anos na história dos quadrinhos, investindo em novos personagens e acontecimentos. Localizada em uma realidade distópica, a série acompanha a detetive Angela Abar (Regina King), que passa os dias concentrada na investigação do assassinato de um colega.


No universo de “Watchmen”, os policiais usam máscaras para protegerem as suas identidades. Juntos, eles devem descobrir quem são, de onde vem e o querem os integrantes do “A Sétima Kavalaria”, grupo supremacista branco que usa a máscara do Rorschach como símbolo. Se os quadrinhos falavam sobre o contexto da guerra fria, a alegoria da série serve à discussão a respeito da evolução dos movimentos extremistas na sociedade norte-americana.

Os episódios de “Watchmen” estão disponíveis na HBO Go, plataforma de streaming da HBO. Ler a HQ de 1986 e assistir ao filme, lançado em 2009, pode ser um bom caminho para quem deseja mergulhar no universo construído pelo seriado.


Watchmen, Allan Moore e Dave Gibbons

Watchmen narra a história dos Estados Unidos que, em 1985, são um país totalitário e isolado do resto do mundo. Nesse momento, o equilíbrio entre forças no planeta é garantido a partir de presenças de arsenais nucleares e das figuras chamadas como super-heróis. Porém, isso muda quando o relógio do fim do mundo começa a caminhar para a meia-noite e a humanidade, para um abismo interminável.


Maus – A História de um Sobrevivente, Art Spiegelman

Maus – A História de um Sobrevivente conta a história de Vladek Spiegelman, judeu polonês e pai de Art Spiegelman, que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz. Nos quadrinhos, os judeus são retratados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos, enquanto poloneses não-judeus são porcos e americanos, cachorros. A HQ mostra de maneira incisiva e perturbadora as brutalidades do Holocausto.


V de Vingança, Allan Moore e David Lloyd

Considerada como uma das grandes obras dos quadrinhos, V de Vingança se passa no futuro imaginário de uma Inglaterra entregue ao fascismo. A história de Allan Moore e David Lloyd revela a atmosfera sufocante da vida em um estado policial autoritário, além da força redentora dos homens que se rebelam contra essa situação.


Daytripper, Fabio Moon & Gabriel Bá

Daytripper conta a história de Brás de Oliva Domingos, um escritor que passa os dias produzindo obituários e sonha em se transformar em um autor de sucesso, assim como o seu pai. Brás ganha a vida escrevendo o fim da história de outras pessoas, mas mal sabe que a sua história mal começou. Mas será que quando a sua vida começar, ele conseguirá perceber?


Batman: o Cavaleiro das Trevas, Frank Miller

Batman: o Cavaleiro das Trevas conta a história de um Cavaleiro envelhecido que retorna à ativa depois de aproveitar anos de sua aposentadoria. A HQ de Frank Miller criou novos parâmetros para os quadrinhos, seja na temática como na narrativa, e tornou-se uma influência para tudo o que viria depois.


Você já viu a série?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *