Para ler mais: Confira as sugestões de livros da equipe da Estante Virtual

(5 Estrelas - 2 Votos)

Que tal mergulhar em novas leituras? Veja as dicas de livros que a nossa equipe preparou para você

O segundo semestre do ano chegou e com ele trouxe novas leituras. Os livros são, além de fontes de conhecimento e estimulo à criatividade, grandes companheiros para quem deseja viajar por diferentes universos, eras, dimensões e realidades através das páginas. No período de isolamento social, a literatura e os seus personagens parecem cada vez mais presentes na vida das pessoas.

Os colaboradores da Estante Virtual tem lido bastante nos últimos meses e indicaram leituras para quem deseja aproveitar esse momento em casa. Aqui, nós preparamos uma lista com as dicas da equipe com livros dos mais variados gêneros, que vão desde HQs a livros técnicos. Confira e escolha o seu preferido!


  • Erika Falcão, coordenadora de recursos humanos

Como Pegar Uma Estrela, Oliver Jeffers

Como Pegar Uma Estrela conta a história de um menino que era fascinado pelas estrelas e o seu maior sonho era ter uma estrela só para si mesmo. Com belas ilustrações, o livro infantil de Oliver Jeffers fala sobre a importância de correr atrás dos próprios sonhos.

Felicidade: Modos de Usar, Leandro Karnal, Luiz Felipe Pondé e Mário Sergio Cortella

Felicidade: modos de usar surge a partir de uma conversa entre Cortella, Karnal e Pondé, três importantes pensadores brasileiros, sobre um assunto bastante importante na sociedade contemporânea: a felicidade. No livro, os três discutem a importância desse sentimento, o que ele significa e quais caminhos podem nos levar a ela.

Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, Yuval Harari

Neste livro, Yuval Noah Harari debate a existência do Sapiens ao longo de toda a história da humanidade. Nesse sentido, o autor recorre a explicações sobre o capitalismo e o imperialismo e oferece aos leitores um relato eletrizante sobre a aventura de nossa espécie, desde insignificantes primatas a senhores do mundo.

Mindset, Carol S. Dweck

No livro Mindset, a professora de psicologia na Universidade Stanford, Carol S. Dweck revela como o sucesso pode ser atingido a partir do modo como exploramos o nosso potencial e lidamos com os nossos objetivos. Para isso, Carol recorre ao conceito de “mindset”, uma atitude mental que define o modo como encaramos a vida, bem como a nossa relação com o trabalho e com as pessoas.


  • Iranilde Santos, monitora de qualidade da área comercial

Mulheres que Correm Com os Lobos, Clarissa Pinkola Estés

Entre 19 mitos, lendas e contos de fada, como a história do patinho feio, Mulheres que Correm Com os Lobos evidencia de que modo a natureza instintiva da mulher foi sendo domesticada ao longo da história, em um processo de punição àquelas que se rebelassem contra o sistema. Um clássico dos estudos sobre o sagrado feminino e o feminismo, o livro de Clarissa Pinkola Estés, mostra como, aos poucos, as mulheres se livraram das amarras culturais revelando a corajosa loba que vive em seu interior.


  • Raquel de Amico, analista de marketing digital

Iniciação à História da Filosofia, Danilo Marcondes

Iniciação à História da Filosofia trata-se de um verdadeiro guia da história do pensamento ocidental. Dividido cronologicamente em quatro partes, que vão desde a filosofia antiga à contemporânea, o livro situa os pensadores e correntes filosóficas em seu contexto histórico, além de discutir idéias e conceitos e apresentar textos dos filósofos em questão, como o mito da caverna de Platão.

Redoma de Vidro, Sylvia Plath

Repleto de referências autobiográficas, Redoma de Vidro acompanha
Esther Greenwood, uma jovem que sai dos subúrbios de Boston para estudar em uma prestigiosa universidade para moças e depois vai trabalhar
na redação de uma revista feminina em Nova York. Entre o trabalho e uma vida social ativa, Esther parece viver um sonho, até entrar em uma crise que a levaria à internação em uma clinica psiquiátrica.


  • Leonardo Benevides, scrum master 

A Lógica do Cisne Negro, Nassim Nicholas Taleb

Em A Lógica do Cisne Negro, Nassim Nicholas Taleb ressalta que nós somos constantemente reféns dos acontecimentos imprevisíveis. De eventos religiosos à questões pessoais, o autor denomina como “cisne negro” os acontecimentos que são improváveis, geram resultados de grande impacto e nos obrigam a criar um meio para torná-los menos aleatórios e mais explicáveis. Na obra, Taleb oferece as ferramentas necessária para que consigamos lidar com os cisnes negros e para que tiremos proveito deles.


  • João Carvalho, assistente comercial

Lembra Aquela Vez, Adam Silveira

Lembra Aquela Vez conta a história de Aaron Soto, um jovem de 16 anos, que cresce no Bronx, em Nova York, depois de tentar o suicídio e de encontrar o pai morto com a própria navalha de barbear. Nesse período, Aaron conhece Thomas, um garoto do conjunto habitacional vizinho, e se apaixona por ele. Mas ao descobrirem que Aaron é gay, seus colegas de bairro o agridem e a violência faz com que novas memórias comecem a surgir em sua cabeça.


  • Gabriela Mattos, analista de comunicação

Maus: a história de um sobrevivente, Art Spiegelman

Um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos, Maus: a história de um sobrevivente narra a história de Vladek Spiegelman, um judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz. Nos quadrinhos, desenhados em preto e branco, os judeus são retratados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos, já os poloneses não-judeus são porcos e os americanos, cachorros. A obra de Art Spiegelman constrói um relato incisivo que coloca em evidência a brutalidade do Holocausto.


  • Marina de Oliveira, estagiária de TI

A Sutil Arte de Ligar o Foda-se, Mark Manson

Em A Sutil Arte de Ligar o Foda-se, o autor americano Mark Manson propõe aos leitores de maneira franca, inteligente e bem-humorada novos caminhos para a construção de uma vida melhor, que levem em consideração a realidade e a consciência dos limites que atravessam as trajetórias de cada um de nós.

Punição para a Inocência, Agatha Christie

Publicado em 1958, Punição para a Inocência conta a história trágica da família Argyle: após matar a mãe, Jacko Argyle é preso, julgado e condenado, mas acaba morrendo na prisão. Porém, quando todos parecem retomar as suas vidas, uma nova situação vai colocar toda a família sob suspeita.

Coração de Aço, Brandon Sanderson

Lançado em 2013, Coração de Aço é o primeiro livro da série Executores. Na obra, acompanhamos uma distopia onde pessoas de diferentes origens ganham superpoderes, mas, corrompidas por eles, acabam se tornando vilãs. Juntos, eles tomam o controle das cidades e tornam a realidade um lugar terrível. Mas isso até que surgem os Executores, um grupo de resistência, que passa a investigar a fraqueza dos Épico e os caça, um a um.


  • Paulo Coimbra, product owner

O novo poder, Henry Timms e Jeremy Heimans

O novo poder: Como disseminar ideias, engajar pessoas e estar sempre um passo à frente em um mundo hiperconectado reflete a respeito de grandes casos de sucesso em nosso tempo, como o surgimento de movimentos como #MeToo. Nesse sentido, o livro discute sobre uma nova lógica de poder, que está por trás desses fenômenos e não é mais protegida e inalcançável, mas aberta, colaborativa e movida principalmente por indivíduos comuns.

Asterios Polyp, David Mazzucchelli

Asterios Polyp é um romance gráfico, criado pelo quadrinista norte-americano David Mazzucchelli. O livro acompanha a trajetória de Asterios, um professor que, após ter a sua casa destruída por um incêndio, inicia um processo de reconstrução em sua vida e nas concepções que tem a respeito do mundo.


Você já leu algum dos livros da lista?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *