8 livros que falam sobre a diversidade

(5 Estrelas - 2 Votos)

Selecionamos obras literárias que debatem a questão da diversidade nas suas mais variadas dimensões. Confira a lista!

Anualmente, o dia 28 de junho é marcado pela comemoração do Dia do Orgulho LGBTQI+. Celebrada mundialmente, a data faz referência a um episódio que ocorreu em 1969, no bar Stonewall Inn, em Nova York. Na ocasião, os gays, lésbicas e pessoas trans que eram frequentadores do lugar reagiram coletivamente a constantes perseguições da polícia.

De lá para cá, importantes direitos foram conquistados pela população LGBTQI+, bem como por outros grupos historicamente oprimidos, como as pessoas negras e as mulheres. Porém, embora os avanços sejam importantes, ainda há um longo a ser percorrido até que esses grupos consigam usufruir plenamente de suas liberdades.

Nesse sentido, a garantia da diversidade torna-se essencial nas diferentes esferas da sociedade. Aqui, nós selecionamos oito obras literárias que abordam a importância da diversidade. Boa leitura!


ELES, Vagner Amaro

No livro ELES, o escritor Vagner Amaro apresenta a trajetória de personagens que afetam e são afetados pelas questões que atravessam a masculinidade. Os contos, curtos e instigantes, abordam com profundidade os abismos e lutas, bem como as empatias e conexões, encontradas na construção da identidade dos homens.


Garoto Encontra Garoto, David Levithan

Garoto Encontra Garoto narra a história de Paul e Noah, dois meninos que se conhecem na escola e desejam ficar juntos. Porém, alguns desafios, tornarão esse amor um pouco mais difícil. Será que Paul conseguirá acreditar no amor o bastante para recuperar Noah?


Meu Menino Vadio, Luiz Fernando Vianna

Em Meu Menino Vadio, o jornalista Luiz Fernando Vianna compartilha as experiência ao lado do filho Henrique, que é autista e seu melhor amigo. Juntos, o pai e o adolescente vivem importantes momentos, repletos de altos e baixos. Tudo isso com muito amor e exaustão.


O Quarto de Giovanni, James Baldwin

Segundo romance de James Baldwin, O Quarto de Giovanni aborda a relação de David, um jovem americano que, em Paris, aguarda o retorno de sua namorada, Hella, que estava em viagem na Espanha. Enquanto ela decide se deve ou não se casar com David, o rapaz conhece Giovanni, um garçom italiano por quem se apaixona.


O mau exemplo de Cameron Post, Emily M. Danforth

Livro de estreia de Emily M. Danforth, O Mau Exemplo de Cameron Post conta a história de Cameron, uma menina que luta para esconder a sua sexualidade de sua família. Mas isso até conhecer Coley Taylor, uma menina que chega à cidade e logo vira a sua melhor amiga. Enquanto isso, a tia religiosa de Cam luta para “curar” a homossexualidade da jovem e, ao ser enviada para o acampamento God’s Promise, Cam fica frente a frente com o custo de negar quem ela é – embora ainda esteja vivendo um processo de descoberta.


Passarinha, Kathryn Erskine

Passarinha acompanha a vida de Caitlin, uma jovem portadora da Síndrome de Asperger. Ao ver o pai enfrentando sérios problemas, ela tenta ajudá-lo e passa a trabalhar em um desfecho para a dor de sua família e, nesse percurso, descobre que nem tudo tudo é preto e branco. Pelo contrário, o mundo é cheio de cores e possibilidades.


Toda Luz Que Não Podemos Ver, Anthony Doerr

Toda Luz Que Não Podemos Ver conta a história de Marie-Laure, uma jovem pariense que ficou cega ao seis anos de idade, e o órfão Werner, que é enviado para Saint-Malo, onde seu caminho cruza o de Marie-Laure. Juntos, os dois tentam sobreviver à Segunda Guerra Mundial.


Redemoinho em Dia Quente, Jarid Arraes

Livro de estreia da escritora Jarid Arraes no gênero dos contos, Redemoinho em Dia Quente apresenta histórias de mulheres que vivem na região do Cariri, no Ceará. As histórias misturam elementos do realismo e da fantasia e constroem um contundente crítica social, na medida em que narram o cotidiano público e privado das mulheres.


Qual livro você quer ler?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *