7 filmes que discutem o racismo em nossa sociedade

(5 Estrelas - 2 Votos)

Separamos sete produções audiovisuais lançados recentemente que vão ajudar a você a estudar sobre o racismo no mundo. Confira a lista!

Presente em nossa sociedade desde o século XVI, o racismo é historicamente responsável pelo apagamento das raízes históricas e culturais das populações negras. Hoje, a ilusão eurocêntrica de que o homem branco seria superior às demais etnias continua a reger sistemas políticos, que, por sua vez, negam direitos aos povos pretos.

Por isso, a existência de movimentos como o Black Lives Matter (“Vidas Negras Importam”) e as discussões sobre o racismo tornam-se urgentes no mundo inteiro. Mais do que nunca, é preciso adquirir conhecimentos e informações a respeito das construções racistas que atravessam a sociedade contemporânea a fim de quebrar os sistemas que são historicamente responsáveis pelo extermínio de pessoas negras, bem como de suas raízes.

Os filmes, assim como os livros, são importantes fontes de conhecimento e oferecem caminhos primordiais nesta discussão. Aqui, nós separamos dicas de sete longas-metragens lançados nos últimos anos que provocam importantes debates sobre o racismo no mundo.


12 Anos de Escravidão (2014), Steve McQueen

12 Anos de Escravidão narra a trajetória de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um escravo liberto que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Ao aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado e depois vendido como se fosse um escravo. Durante doze anos, ele terá que se submeter a humilhações físicas e emocionais para sobreviver.


A 13ª Emenda (2016), Ava DuVernay

Dirigido por Ava DuVernay, A 13ª Emenda discute os desdobramentos da décima terceira emenda à Constituição dos EUA e o seu terrível impacto na vida da população afro-americana do país. A emenda prevê que “Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito a sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado”.


Corra! (2017), Jordan Peele

Dirigido por Jordan Peele, Corra! acompanha Chris (Daniel Kaluuya), um jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada caucasiana Rose (Allison Williams). Inicialmente, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família da namorada seria motivado pela tentativa de lidar com o relacionamento da filha com um rapaz negro. Porém, com o tempo, Chris vai perceber que a família esconde algo muito mais perturbador.


Estrelas Além do Tempo (2017), Theodore Melfi

Estrelas Além do Tempo conta a história de Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), funcionárias negras da NASA que são obrigadas a trabalhar a parte, por conta da segregação racial nos Estados Unidos. Grandes amigas, as cinco mulher provam a sua competência dia após dia e precisam lidar com o preconceito arraigado para que consigam ascender na hierarquia da corporação.


Infiltrado na Klan (2018), Spike Lee

Em Infiltrado na Klan, Ron Stallworth (John David Washington), um policial negro do Colorado, consegue se infiltrar na Ku Klux Klan local. Após meses de investigação, Ron se torna líder da seita e é responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.


O Ódio que Você Semeia (2018), George Tillman Jr.

Em O Ódio que Você Semeia, a jovem negra Starr Carter (Amandla Stenberg) presencia o assassinato de seu melhor amigo, Khalil, por um policial branco. Starr será forçada a ser testemunha no tribunal, já que foi a única pessoa a estar presente na cena do crime. Mesmo ameaçada, ela
está decidida a contar toda a verdade, pela honra de seu amigo.


Se A Rua Beale Falasse (2019), Barry Jenkins

Dirigido por Barry Jenkins, Se A Rua Beale Falasse é baseado no famoso romance de James Baldwin. O filme acompanha a trajetória de Tish (Kiki Layne), uma mulher negra que vive no Harlem. Grávida, ela luta para ajudar o marido a se livrar de uma injusta acusação criminal, com subtextos racistas.


Você já assistiu algum dos filmes da lista?


Yasmin Lisboa


Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Um comentário em “7 filmes que discutem o racismo em nossa sociedade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *