Você já ouviu falar em Design Thinking?

(5 Estrelas - 1 Votos)

Inovadora na forma de resolver problemas, a ferramenta do design é utilizada por diversas empresas, como a Estante Virtual

Design Thinking é uma abordagem que parte da troca de informações para a resolução de um problema no desenvolvimento de produtos de maneira coletiva e comunitária. Mais questionadora do que definitiva, a prática é aberta e acessível e prevê que a busca pela solução de um questionamento deve gerar respostas que sejam coletivas e compartilhadas por todas as partes envolvidas na dinâmica.

O Product Owner da Estante Virtual, Paulo Coimbra, afirma que, no Design Thinking, as equipes trabalham com diversas perspectivas até conseguirem chegar a uma possível resolução para a problemática em questão. Nesse sentido, ao desenvolver soluções, os grupos também aprendem mais sobre o conteúdo da questão que pretendem resolver.

Além disso, Coimbra destaca que essa abordagem do design atua sob a perspectiva do “senso de dono”, uma vez que cada um dos componentes da dinâmica são responsáveis pelos resultados obtidos no processo. Por isso, o Product Owner ressalta que é essencial que todas as pessoas envolvidas participem ativamente do processo, compartilhando o que pensam, sem medo de qualquer tipo de julgamento.

Mas, embora o Design Thinking tenha como base a busca por respostas coletivas para questionamentos, o Scrum Master da Estante Virtual, Leonardo Benevides, aponta que, neste processo, os objetos nunca devem se posicionar à frente dos objetivos.

Isso porque os produtos, diferentemente dos projetos, estão sempre em constante em evolução, de modo que nunca será encontrada uma verdade absoluta para a finalização de um objeto. Para Benevides, esse aspecto deve ser sempre levado em consideração pelas equipes durante a prática do Design Thinking.

Aqui nós separamos dicas de cursos gratuitos e online e de livros para quem deseja aprofundar os conhecimentos sobre Design Thinking. Confira!


MOOC

Com duração de vinte horas, o curso de Design Thinking é dividido em cinco aulas, os alunos vão aprender a técnica do design thinking, além de compreenderem melhor sobre como é possível encarar desafios de forma criativa e buscar soluções inovadoras nos negócios.


Introdução ao Design Thinking

O curso do EAD.br oferece uma introdução aos ensinamentos do Design Thinking, com suas especificidades e características. Os conceitos ensinados permitem aos alunos obter uma maior compreensão dos temas, bem como suas características e ramificações, considerando a contemporaneidade.


Conhecendo os conceitos e modelos de Design Thinking

Não é apenas uma impressão: a grande maioria dos profissionais hoje fala e aplica Design Thinking. Mas, afinal, o que isso e por que ele é tão importante para o seu trabalho? Neste curso, vamos explicar o aprendizado no tão complexo e incrível mundo da Inovação, bem como suas especificidades e características. Os conceitos que serão apresentados lhes permitirão a compreensão dos temas, bem como suas características e ramificações, considerando a contemporaneidade.


Hello Design Thinking

Ministrado em inglês, o curso de design thinking do Ideo permite que os seus alunos desenvolvam uma linguagem comum e um entendimento do método em toda a organização. Por meio de atividades e estudos de caso com especialistas da IDEO, o curso permite que você aprenda como o design thinking funciona e comece a aplicar essas ferramentas e processos ao seu próprio trabalho.


Creative Confidence: Unleashing the Creative Potential Within Us All, David Kelley e Tom Kelley

Em uma narrativa incrivelmente divertida e inspiradora, David e Tom Kelley identificam os princípios e estratégias que nos permitirão explorar nossa potencial criativo em nossas vidas profissionais e pessoais e nos permitem inovar em termos de como abordamos e resolvemos problemas. Esse é um livro que ajudará cada um de nós a ser mais produtivo e bem-sucedido em nossas vidas e carreiras.


Change By Design, Tim Brown

Change By Design apresenta a ideia do design thinking, o processo colaborativo pelo qual as sensibilidades e os métodos do designer são empregados para atender às necessidades das pessoas não apenas com o que é tecnicamente viável e como uma estratégia comercial viável.


Isto é Design Thinking de Serviços – Fundamentos, Ferramentas, Casos, Marc Stickdorn

Isto é Design Thinking de Serviços – Fundamentos, Ferramentas, Casos apresenta uma perspectiva interdisciplinar ao design de serviços a partir de três seções: o livro apresenta os conceitos do design thinking de serviços e traz uma seleção de perspectivas individuais, mostrando as semelhanças e diferenças entre as áreas envolvidas no processo. Além disso, a obra explica o processo interativo do design de serviços e apresenta 25 ferramentas de design adaptáveis.


The Art of Innovation, Tom Kelley & Jonathan Littman

A IDEO, empresa de design e desenvolvimento amplamente admirada e premiada que trouxe ao mundo o mouse da Apple, a câmera instantânea I-Zone da Polaroid, a Palm V e centenas de outros produtos e serviços de ponta, revela seus segredos para promover uma cultura e processo de inovação contínua.


O que você achou dessa prática?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *