Junho Literário: Dicas de livros pela professora Luciane Conrado
A professora Luciane Conrado deu dicas para quem deseja compreender as relações entre educação, arte e cultura. Confira e aproveite a leitura!
Na sexta-feira (5), iniciamos a Junho Literário, uma série de lives no Instagram da Estante Virtual onde conversamos com escritores, professores e especialistas sobre temas ligados à literatura, educação e cultura. A nossa primeira convidada da série foi a doutora em Linguística pela UFF e professora do Centro Universitário UniCarioca, Luciane Conrado.
Luciane conversou sobre os desafios da educação em tempos de isolamento social. Durante o bate-papo, a educadora traçou um panorama sobre o atual contexto da educação brasileira, debateu o papel dos educadores e destacou a importância da arte e da cultura no processo educacional. Além disso, ela indicou leituras essenciais para compreender as conexões existentes entre educação, arte e cultura. Confira a lista!
A Educação Pela Arte, Herbert Read
O livro de Herbert Read baseia-se na tese criada por Platão que afirma que a arte deve ser a base de toda forma de educação natural. Assim, Read defende a construção de uma educação estética que, para além da arte, explore os sentidos e trabalhe com a consciência, a inteligência e o raciocínio humano.
Carnavais, Malandros e Heróis, Roberto Damatta
Em Carnavais, malandros e heróis, o antropólogo brasileiro Roberto Damatta constrói uma análise a respeito da sociedade brasileira. Para Damatta, tanto o carnaval quanto seus malandros e heróis são fruto de criações sociais e refletem os dilemas e problemas da sociedade que os concebeu.
Hamlet, William Shakespeare
Um dos grandes clássicos da literatura mundial, Hamlet narra a história de um príncipe que junta ao fantasma do pai, que alega ter sido assassinado pelo próprio irmão, agora casado com sua viúva. Assim, o príncipe elabora um plano para provar a veracidade da acusação, mas a sua insanidade causará estragos tantos para os culpados como para os inocentes.
Leonardo da Vinci, Walter Isaacson
Leonardo da Vinci é a biografia definitiva de Leonardo da Vinci e se baseia em milhares de páginas dos cadernos que ele manteve ao longo de sua vida. Além disso, descobertas mais recentes sobre a obra e a trajetória do artista também são registradas por Walter Isaacson. Na obra, Isaacson revela a face humana de da Vinci, destacando características como a sua curiosidade, observação e imaginação fértil.
Questões de Literatura e de Estética, Mikhail Bakhtin
Em Questões de Literatura e de Estética, Mikhail Bakhtin estuda as especificidades do romance, gênero tão importante na história da literatura. Desse modo, Bakhtin analisa o discurso produzido por diferentes vertentes do romance, que vão desde o romance greco-latino ao romance de cavalaria e o folclore.
Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire
Em Pedagogia da autonomia, Paulo Freire promove uma reflexão a respeito da relação entre alunos e professores. Além disso, a obra oferece propostas de práticas pedagógicas que se baseiam em uma ética universal e elaboram a autonomia, a capacidade crítica e a valorização da cultura.
A Vida Como Ela É…, Nelson Rodrigues
A Vida Como Ela É… reúne contos que Nelson Rodrigues começou a escrever nos anos 1950 e tornaram-se um grande sucesso entre gerações. Os contos narram histórias de ciúme, obsessão, dilemas morais, inveja, desejos desgovernados, adultério e morte e já ganharam adaptações para a TV, a rádio e o cinema.
A Alegria de Ensinar, Rubem Alves
Em A Alegria de Ensinar, o educador brasileiro Rubem Alves discute as dimensões do conhecimento, na mesma medida em que destaca a importância dos seus meios de transferência. Na obra, Alves salienta a importância da presença da alegria no processo de transmissão de conhecimentos pela educação.
Antropologia dos Sentidos, David Le Breton
Em Antropologia dos Sentidos, o antropólogo David Le Breton mergulha nos sentidos a fim de compreender o mundo por dentro. Na obra, o autor nos mostra que a experiência de nossas existências só se torna possível a partir de ressonâncias sensoriais e perceptivas. Nesse sentido, os seres humanos vivem em um universo sensorial formado pelo que a sua cultura e história pessoal fizeram de sua educação.
- Os 70 anos de Ana Cristina Cesar - 06.06.2022
- 9 livros para presentear no Dia dos Namorados - 01.06.2022
- 7 livros para conversar com as crianças sobre desigualdades - 31.05.2022
Dicas maravilhosas