Filmes e séries inspirados em livros para assistir no Globoplay

(5 Estrelas - 2 Votos)

Das páginas às telas, nós selecionamos algumas dicas de produções audiovisuais para você conferir no Globoplay. Boa sessão!

As adaptações de obras literárias sempre estiveram presentes nas produções cinematográficas. Porém, na última década, o filão dos filmes e séries inspirados em livros é cada vez mais explorados por produtoras do mundo todo e, principalmente, pelos serviços de streaming.

O Globoplay, uma plataforma criada pelo Grupo Globo, vem surfando na onda das adaptações literárias para o cinema e oferece aos seus usuários uma variedade de filmes e séries – nacionais ou não -, inspirados em obras da literatura. Aqui, nós selecionamos alguns títulos para aproveitar nesse momento. Confira!


  • Filmes

O Doutrinador (2018), Gustavo Bonafé

Baseado na série de quadrinhos homônima, criada por Luciano Cunha, O Doutrinador narra a história de um agente traumatizado que decide fazer justiça com as próprias mãos. Assim, o homem se torna um vigilante mascarado que luta com as próprias contra a impunidade que permite que políticos e donos de empreiteiras enriqueçam às custas da miséria e do trabalho da população brasileira.


O Lado Bom da Vida (2012), David O. Russell

Baseado no romance de mesmo nome, escrito por Matthew Quick, O Lado Bom da Vida conta a história do amor vivido por Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) e Tiffany (Jennifer Lawrence). Após perder a casa, o emprego e o casamento, Pat tentava reconstruir a sua vida até conhecer Tiffany, uma mulher que também enfrenta muitos problemas e poderá provocar mudanças significativas nos planos futuros do rapaz.


O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012), Peter Jackson

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada é o primeiro de uma série de três filmes baseados no livro “The Hobbit”, do escritor britânico J. R. R. Tolkien. O longa-metragem aborda a trajetória de Bilbo Bolseiro (Martin Freeman), um hobbit que vivia uma pacata vida no condado, até ser convocado para uma instigante aventura com o mago Gandalf, o cinzento (Ian McKellen). Juntos, Bilbo e Gandalf viajam pela Terra Média com o intuito de libertar o reino de Erebor.


Grandes Esperanças (1998), Alfonso Cuarón

Inspirado no romance homônimo de Charles Dickens, Grandes Esperanças narra a trajetória do órfão Bell. Desde os 7 anos, o jovem artista é apaixonado pela sua vizinha, a bela e fria Estella. A jovem foi criada por uma senhora cruel que busca se vingar dos homens, após ter sido abandonada no altar.


O Tempo e o Vento (2013), Jayme Monjardim

Baseado na trilogia homônima de Érico Verissimo, O Tempo e o Vento conta a história das famílias Amaral e Terra-Cambará, historicamente inimigas na cidade de Santa Fé, no Rio Grande do Sul. Em meio a um embate entre as famílias, Bibiana (Fernanda Montenegro), matriarca da Terra-Cambará, recebe a visita de seu falecido esposo, o capitão Rodrigo (Thiago Lacerda). Juntos, eles recordam a história de seu amor e a da própria família.


Dona Flor e Seus Dois Maridos (2017), Pedro Vasconcelos

Baseado no livro homônimo de Jorge Amado, o remake de Dona Flor e Seus Dois Maridos conta a história de Dona Flor (Juliana Paes), uma professora de culinária de Salvador. Flor é casada com Vadinho (Marcelo Faria) e, após a morte do marido, ela acaba se casando novamente com o farmacêutico Teodoro (Leandro Hassum). Porém, em um dado momento Vadinho retorna em espírito à Terra e a mulher ficará dividida entre os dois maridos.


Zama (2018), Lucrecia Martel

Baseado no livro homônimo de Antonio di Benedetto, Zama é um drama argentino que se passa no fim do século XVIII, e conta a história de Don Diego de Zama (Daniel Gimenez Cacho), um oficial da Coroa Espanhola. Zama planeja partir para Buenos Aires e se une a um grupo de soldados para encontrar um perigoso bandido e, assim, explora terras distantes habitadas por índios.


  • Séries

The Handmaid’s Tale (2017), Bruce Miller

Inspirada no romance homônimo da escritora canadense Margaret Atwood, a série The Handmaid’s Tale narra a trajetória de Offred, uma mulher cujo único fim é procriar para manter os níveis demográficos da população. Na sua terceira atribuição, ela é entregue ao Comandante, um oficial de alto escalão do regime, e a relação sai dos rumos planejados pelo sistema totalitário que se baseia nas leis do antigo testamento, retirando os direitos das minorias e das mulheres em especial.


Dexter (2006), Scott Buck e James Manos Jr

A primeira temporada da série foi derivado do primeiro dos romances da série de livros “Dexter”, de Jeff Lindsay. Dexter conta a história de Dexter Morgan, um assassino em série que trabalha como especialista em padrões de dispersão de sangue no Departamento da Polícia do Condado de Miami-Dade.


The Vampire Diaries (2009), Julie Plec e Kevin Williamson

Baseada na série literária de mesmo nome, da escritora L. J. Smith, The Vampire Diaries aborda a trajetória de Damon (Ian Somerhalder) e Stefan Salvatore (Paul Wesley), dois irmãos que se tornaram vampiros. Ao mesmo tempo que procuram manter sua imortalidade em segredo, eles procuram resistir à vontade de atacar os seres humanos. Na cidade, ambos conhecem Elena Gilbert (Nina Dobrev), e logo se atraem por ela. Porém, a jovem só corresponde a apenas um dos interessados, e eles iniciam uma disputa por sua alma.


Ligações Perigosas (2016), Manuela Dias

Baseada no clássico As Ligações Perigosas, de Choderlos de Laclos, a série Ligações Perigosas se passa no final dos anos 1920, na cidade litorânea de Vila Nova. Neste lugar, Isabel e Augusto, dois amantes manipuladores profissionais, protagonizam jogos de sedução envolvendo outras pessoas.


Carcereiros (2017), José Eduardo Belmonte

Inspirada na obra homônima do médico e escritor Dráuzio Varella, a série brasileira Carcereiros explora a percepção de Adriano, um agente penitenciário que vive entre muros, grades, armas e ameaças no fazer diário de sua profissão.


Sob Pressão (2017), Andrucha Waddington

Livremente inspirada na obra “Sob Pressão: A Rotina de Guerra de Um Médico Brasileiro”, do cirurgião Marcio Maranhão, a série brasileira Sob Pressão explora o dia-a-dia complicado dos funcionários de um hospital público no subúbio do Rio de Janeiro. Lá, o Evandro (Júlio Andrade) é o cirurgião-chefe da equipe médica e, na companhia da doutora Carolina (Marjoire Estiano), sua colega de trabalho, ele encontra alívio para os seus problemas.


Qual deles você vai assistir?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *