10 livros para mergulhar nos romances de época

(4.7 Estrelas - 3 Votos)

Nós preparamos uma lista com livros que farão você conhecer mais sobre esse subgênero literário. Confira e escolha o seu preferido!

Um dos diversos tipos de romance, os romances de época são aqueles que utilizam um determinado período histórico como cenário e pano de fundo para o desenvolvimento de suas narrativas. Nesse sentido, são ressaltados aspectos típicos de uma época, como trajes, lugares e costumes, bem como o impacto que tais elementos exercem na construção das histórias e suas personagens.

Além disso, os romances desse subgênero costumam abordar com frequência histórias de amor. Assim, as narrativas se desenvolvem desde a fase inicial da paixão ao fim da história, que, comumente, apresenta finais felizes e sem grandes complicações. Confira a lista!


A noiva do Capitão, Tessa Dare

O romance narra a história de Madeline, uma jovem que, apesar de ter diversas habilidades e uma criatividade invejável, mantém uma grande dificuldade de socialização. Para fugir à tradição do baile de mulheres em idade de casar, Maddie inventa um suposto noivado e finge ter se casado com um capitão escocês, o Capitão Logan MacKenzie. Assim, ela passa a escrever cartas destinadas ao marido imaginário e convence toda a família de que esse amor é real. Contudo, o que Maddie não poderia esperar é que de fato o seu capitão existe e ele é ainda melhor do que a jovem havia imagino.


A Torre do Amor, Eloisa James

Ao decidir se casar, Gowan, o duque de Kinross, vai ao baile de apresentação das mulheres à sociedade a fim de encontrar a sua futura esposa. Ao deparar-se com Edie, o duque fica encantado com a jovem e trata de imediatamente pedir a mão dela ao seu pai. Edie, por outro lado, entra em desespero ao saber da notícia e, diante da impossibilidade de cancelar o noivado, passa a viver infeliz em um casamento e uma vida de insatistações. Assim também vive Gowan, que tenta de todas as formas conquistar o coração de sua amada.


Cilada para um marquês, Sarah McLean

Ao resolver mudar de vida e sair de Londres ,Sophie Talbot, conhecida pela Sociedade como uma das Irmãs Perigosas, decide voltar para Mossband, cidade do interior onde vivia no passado com o pai. Lá, ela pretende abrir uma livraria em Mossband e encontrar Robbie, um jovem que ela não vê há mais de uma década. Porém, no meio do caminho Sophie acaba encontrando com Rei, o Marquês de Eversley, e passa a viver uma conturbada relação com ele. Se por um lado Rei imagina que a jovem pretende casar-se com ele para conquistar o título de futura duquesa, Sophie tenta provar que jamais seria sua esposa.


De Repente Uma Noite de Paixão, Lisa Kleypas

Amanda Briars é uma reconhecida escritora londrina que realiza as suas próprias fantasias por meio das histórias de amor que cria. Porém, às vésperas de completar 30 anos, ela decide experimentar o prazer e contrata os serviços de um profissional. O que Amanda não esperava é que ela se interessaria verdadeiramente por rapaz e que, dias depois, descobriria que Jack Devlin seria o seu novo editor. Nesse momento, os dois precisam decidir se irão resistir ou irão se entregar à verdadeira paixão.


História de um Grande Amor, Julia Quinn

A aparição inesperada de Nigel Bevelstoke mudou todos os planos que Miranda Cheever tinha traçado para a sua vida. Ela, que na infância dava indícios de que não seria uma bela dama, já havia aceitado o seu destino como solteirona. Bevelstoke, por sua vez, sempre foi o belo e atraente visconde de Turner, e prometeu à moça que quando ela crescesse se tornaria uma mulher linda e inteligente. A paixão da garota pelo visconde irá atravessar toda a sua vida e no futuro ela fará de tudo o que puder para salvar o seu amor por ele.


Lições do Desejo, Madeline Hunter

O lorde Elliot Rothwell vivia acostumado a fazer sucesso com as mulheres, até conhecer Phaedra Blair. Ao ser procurada por Elliot, a editora recusa o pedido de que ela cancelasse a publicação das memórias de um membro do Parlamento que poderia manchar o nome de sua família. Juntos, os dois viverão uma saga na companhia um do outro e irão conhecer as regiões mais belas e românticas da Europa. Com muito mais discordâncias do semelhanças, Elliot e Blair serão conectados por uma paixão avassaladora e, nesse cenário, se tornará cada vez mais difícil descobrir qual deles terá mais coisas para ensinar um ao outro.


O Morro dos Ventos Uivantes, Emily Bronte

Publicado em 1847, o romance narra uma história de amor amaldiçoado e de vingança vivida por Catherine Earnshaw e seu irmão adotivo Heathcliff. Por sentir-se humilhado e rejeitado, o garoto aprende a odiar e se torna rude nos modos. Porém, com a irmã, ele irá desenvolver uma relação que mistura amor com perversidade. Isso pelo menos até Catherine casar-se com um outro homem. A nova relação trará consequências irreversíveis para todos os que se relacionam com ela.


Orgulho e Preconceito, Jane Austen

Orgulho e Preconceito conta a história da heroína irresistível Elizabeth Bennet e o seu pretendente aristocrático, sr. Darcy. Considerado como a obra-prima de Jane Austen, o livro aborda importantes aspectos como o encontro entre o orgulho e o preconceito, os embates entre a ascendência social e o desprezo social, bem como julgamentos equivocados que irão conduzir as personagens ao sofrimento. Tudo isso com ironia, um equilíbrio perfeito entre comédia e seriedade e uma observação atenta sobre as ações humanas.


Outlander: a Viajante do Tempo, Diana Gabaldo

O primeiro livro da série Outlander narra a história de Claire Randall, uma enfermeira que reencontra o marido após o fim da Segunda Guerra Mundial. Juntos, os dois vão aproveitar uma segunda lua de mel nas Ilhas Britânicas e, durante a viagem, Claire mantém contato com rituais misteriosos. Em uma das reuniões ela se vê na Escócia em 1743 e conhece Jamie, um jovem guerreiro das Terras Altas. A partir desse momento, Claire passa a se sentir cada vez mais dividida entre a fidelidade ao marido e o desejo pelo escocês.


Senhora, José de Alencar

Mais um clássico do escritor cearense José de Alencar, Senhora narra a história de Aurélia Camargo, uma mulher soberba, autoritária e herdeira órfã. Aproveitando-se de seu poder e influência, Aurélia compra o amor do jovem burocrata Seixas. No romance, a luta de classes é debatida a partir da luta entre sexos, protagonizada pelas personagens da história.


Qual dos livros você já leu?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

5 comentários em “10 livros para mergulhar nos romances de época

  • 24.09.2020 a 11:27 am
    Permalink

    Como Num Piscar de Olhos (Brasil)
    Como Num Piscar de Olhos (Roma)
    da autora Adriana Manduco
    (versão impressa e e-book)
    Simplesmente maravilhoso!

  • 24.08.2020 a 11:10 pm
    Permalink

    Sonho em ter os livros de Outlander, mas, por enquanto, só sonho, vi a série

  • 26.07.2020 a 12:37 am
    Permalink

    Desirée, o grande amor de Napoleao

  • 22.07.2020 a 1:34 pm
    Permalink

    Eu amei a série Outlander, da Diana Gabaldon. Muita boa e tem também para assistir na Netflix. Li todos os livros.

  • 16.07.2020 a 12:13 am
    Permalink

    Senhora
    O morro dos ventos uivantes
    Orgulho e Preconceito.
    Fiquei com muita vontade de ler os outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *