Os 10 melhores clipes de todos os tempos
Alguns videoclipes marcaram gerações e ainda fazem sucesso no mundo. Confira a nossa lista completa!
Os videoclipes revolucionaram o meio musical ao unir a canção com imagens, tanto da própria banda quanto figuras ilustrativas. Segundo especialistas, os Beatles foram os primeiros a mesclar técnicas de cinema e música, com Strawbery fields forever. No entanto, Bohemian Rhapsody, da banda Queen, inspirou a produção de clipes no formato que conhecemos hoje.
Os vídeos ganharam maior repercussão a partir da década de 1980, principalmente com a estreia da MTV, em 1981. Durante muitos anos, a emissora foi o principal canal de divulgação do trabalho das bandas no mundo e até mesmo no Brasil. Diversos artistas conseguiram maior visibilidade ao lançar suas músicas por meio de clipes, como Madonna e Michael Jackson.
Aqui no Brasil, o Fantástico, da TV Globo, também foi um dos programas precursores na divulgação de clipes musicais. Todos os domingos, o público aguardava ansiosamente pela estreia de um novo vídeo. Entre os artistas que aproveitaram esse “boom” estão Clara Nunes, que fez uma série de clipes exclusivos para o Fantástico, e a Banda Blitz.
Ao longo dos anos, outros programas especializados foram criados e caíram no gosto popular, como o TVZ, do Multishow, principalmente nos anos 2000. Com a internet, os artistas conseguem ganhar mais visibilidade em outras plataformas, como o Youtube, e conseguem viralizar seus vídeos.
É difícil escolher os melhores videoclipes da história, mas escolhemos dez que marcaram gerações. Confira a lista e faça essa retrospectiva musical com a gente!
10. Hey Ya!, de Outkast
Vencedor de diversos prêmios, como o de melhor clipe pela MTV, Hey Ya! foi um dos hinos do pop nos anos 2000. No vídeo, o rapper André 3000 interpreta oito integrantes da banda fictícia The Love Haters. Vai dizer que você nunca fez a coreografia?
9. A hard day’s night, de The Beatles
A lista não poderia deixar de fora The Beatles, uma das maiores bandas de todos os tempos. Lançado na década de 1960, este clipe mostra o auge da beatlemania, com as fãs enlouquecidas correndo atrás dos integrantes do grupo.
8. Segue o seco, de Marisa Monte
O meio musical brasileiro também já lançou diversos clipes que fizeram história. Segue o seco, de Marisa Monte, é considerado um clássico da música do país. Com este vídeo, a cantora foi a primeira vencedora do VMB, em 1995.
7. This is America, de Childish Gambino
This is America, do rapper americano Childish Gambino, é um dos clipes mais recentes da lista, mas não menos importante. O vídeo traz uma forte crítica à situação dos negros nos Estados Unidos.
6. Smells like spirit, de Nirvana
“Hello, hello, hello, how low”. Quem nunca cantou esse refrão, né? Este clipe marcou toda uma geração do rock e é um dos queridinhos dos fãs de Nirvana até hoje.
5. Telephone, de Beyoncé e Lady Gaga
Considerado um dos melhores clipes do século 21 pela revista Billboard, Telephone foi lançado em 2009. Até hoje os fãs de Lady Gaga e Beyoncé esperam uma possível continuação. Será?
4. A minha alma, de O Rappa
Com fortes crítica sociais, A minha alma, de O Rappa, foi um dos principais clipes brasileiros dos anos 2000 e um dos mais assistidos na MTV Brasil. Por isso, não poderia ficar de fora da nossa seleção.
3. Like a prayer, de Madonna
Como não incluir Like a prayer, de Madonna? Foi um dos clipes mais marcantes e revolucionários da história da música mundial.
2. Bohemian Rhapsody, de Queen
Este foi o primeiro videoclipe produzido no formato que conhecemos hoje. Bohemian Rhapsody também inspirou o nome do filme sobre o Queen e o vocalista Freddie Mercury, lançado em 2018.
1. Thriller, de Michael Jackson
Quando falamos de Michael Jackson, é quase impossível não lembrar do clipe de Thriller. Com 12 minutos de duração e alta produção, o vídeo é marcado pela presença de zumbis e coreografias inesquecíveis do Rei do Pop.
Qual videoclipe você incluiria na lista? Comente e participe!
- 12 livros mais vendidos do The New York Times - 22.09.2022
- Conheça a história do Dicionário Aurélio - 12.07.2022
- 5 livros para quem gosta de “Meu malvado favorito” - 08.07.2022