9 livros de contos para começar bem a semana

(5 Estrelas - 1 Votos)

Selecionamos alguns dos principais títulos de contos, desde os clássicos até os contemporâneos. Confira!

Nada como começar a semana e o mês com livros inesquecíveis, né? No entanto, em meio à correria do dia a dia, nem sempre conseguimos iniciar uma obra mais densa e longa. Por isso, para ajudar você a encontrar a próxima leitura, selecionamos oito dos principais títulos de contos da literatura brasileira e mundial.

Nossa lista inclui tanto autores clássicos, como Machado de Assis e Clarice Lispector, quanto contemporâneos, como Valter Hugo Mãe e Geovani Martins. Confira a seleção completa e boa leitura!


50 contos de Machado de Assis, de Machado de Assis

Nesta coletânea, John Gledson reuniu os 50 principais contos de Machado de Assis, principal escritor da literatura brasileira. Seja você um aficionado pela obra de Machado ou apenas um entusiasta da boa literatura, a amplitude e sutileza destes escritos, o prazer que se extrai da maneira como as histórias são contadas e da observação de pequenos detalhes vão fazê-lo ler, reler e redescobrir um dos maiores escritores do país.


Homens sem mulheres, de Haruki Murakami

Neste livro, Haruki Murakami reúne contos sobre o isolamento e a solidão que permeiam as relações amorosas: homens que perderam uma mulher depois de um relacionamento marcado por mal-entendidos. No entanto, as verdadeiras protagonistas destas histórias são as mulheres, que misteriosamente invadem a vida dos homens e desaparecem, deixando uma marca inesquecível na vida daqueles que amam.


Contos de mentira, de Luisa Geisler

Em Contos de mentira, a autora Luisa Geisler, moradora da cidade de Canoas, usa uma linguagem ágil, cortada com economia e precisão, para falar de sentimentos humanos antiquíssimos. São pequenas histórias densas, que retratam o ser humano sozinho, acompanhado de sua incompletude.


O sol na cabeça, de Geovani Martins

Em O sol na cabeça, Geovani Martins narra a infância e a adolescência de garotos para quem às angústias e dificuldades próprias da idade soma-se a violência de crescer no lado menos favorecido da “Cidade partida”, o Rio de Janeiro das primeiras décadas do século XXI. Na literatura brasileira contemporânea, que tantas vezes negligencia a trama em favor de supostas experimentações formais, esta obra surge como uma mais que bem-vinda novidade.


As coisas, de Tobias Carvalho

Sensível e implacável por trás de uma escrita limpa e simples, As coisas traz uma costura de vivências humanas sob a ótica de um jovem homossexual. O personagem constante dessas histórias trabalha, viaja, estuda, cruza ruas de metrópoles agitadas, passa horas em aplicativos de encontros sexuais. Não há maquiagens para a solidão, nem disfarce para o sexo. Ele sente, ele quer, ele ganha e perde, transformando-se de história em história e construindo um arco narrativo que alicerça todo o livro.


Clarice Lispector: Todos os contos, de Clarice Lispector

Todos os contos é uma obra ficcional lançada em 2016 que reúne os contos escritos por Clarice Lispector. O organizador e prefaciador da obra é o escritor norte-americano Benjamin Moser, biógrafo da autora. É a primeira vez que uma coletânea reúne todos os contos escritos pela escritora.


Contos de Eva Luna, de Isabel Allende

Repletos de realismo mágico e paixão, os contos têm como narradora Eva Luna. Amor, vingança, nostalgia, compaixão, ironia, morte, luxúria e ganância são alguns dos ingredientes das histórias narradas por Eva Luna, onde estão presentes Rolf Carlé, jornalista europeu refugiado e amante da narradora; Horácio Fortunato, dono de um circo; Maurizia Rugieri, que abandona a família pelo amor de um jovem estudante de Medicina; e Marcia Liberman, a esposa de um diplomata norte-americano.


Contos de cães e maus lobos, de Valter Hugo Mãe

Valter Hugo Mãe não escreve para crianças, e tampouco como uma delas – o autor afirma não saber se dirigir ao público infantil. Contudo, é no intervalo entre essas negativas que habita sua prosa, um convite poético para que voltemos a enxergar o mundo com a complexidade com que o enxergávamos na infância. É assim que Contos de cães e maus lobos, seu primeiro livro de contos, consegue a difícil tarefa de abraçar leitores das mais variadas idades em 11 histórias.


Os cem melhores contos brasileiros do século, de Vários autores

Nesta antologia, o professor Italo Moriconi apresenta os cem melhores textos do gênero produzidos no Brasil ao longo do século 20. Esta coletânea faz um passeio pela mais deliciosa e contundente ficção curta produzida no Brasil entre 1900 e o fim dos anos 90. Uma antologia capaz de traduzir as mudanças do país e as inquietações de várias gerações de brasileiros, em cem anos de produção literária.


Você já leu algum livro da lista? Comente e participe! 🙂


Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

4 comentários em “9 livros de contos para começar bem a semana

  • 10.10.2019 a 12:57 pm
    Permalink

    Olá, Gina, bom dia! Nossa equipe te enviou um e-mail referente a sua compra. Por favor, verifique sua caixa de entrada para podermos te ajudar da melhor forma. Aguardamos seu contato.

  • 16.09.2019 a 9:10 am
    Permalink

    Bom dia…estou aguardando a resposta de vocês, quanto a minha compra de uma Bíblia, que não chegou até hoje.
    Fazem mais de 15 dias que comprei e paguei.
    Tenham a gentileza de entrar em contato e tomar as devidas providências…Grata.

  • 07.08.2019 a 12:37 am
    Permalink

    Seguindo a dica da Gabriela Mattos, vou de Homens sem mulheres, do Haruki Murakami.

  • 06.08.2019 a 1:28 am
    Permalink

    50 Contos de Machado de Assis é imbatível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *