#VemPraLivraria: Incentive a leitura, espalhe conhecimento e conte boas histórias
Ação propõe uma redescoberta das livrarias do país. Estante Virtual apoia a iniciativa e destaca também a importância das pequenas livrarias e sebos
Todos nós, leitores, temos uma boa recordação com livrarias. Quem nunca passou uma tarde passeando pelos corredores, folheando livros, descobrindo novas leituras e revivendo grandes histórias? São lembranças que provocam nostalgia, né? Mas nunca é demais expressar o amor por esses locais.
Nos últimos dias, o presidente da Companhia das Letras, Luiz Schwarcz, divulgou uma carta aberta em defesa das obras literárias. A partir disso, surgiram alguns movimentos para apoiar o documento e incentivar a ida às livrarias. Um deles é o #VemPraLivraria, apoiado pela Associação Nacional dos Livreiros (ANL) e por cinco estabelecimentos, como a Livraria Cultura.
LEIA MAIS: A importância dos sebos para a sociedade
Com o slogan “Vem ser livre, vem ser livro”, a ação convida os leitores a redescobrir esses espaços e o universo dos livros. “A livraria é tua casa, as portas estão abertas, os braços estão abertos (…) abre tuas asas e voa, abre a cabeça. Vem ser livre, vem ser livro, vem ser alegria, sabedoria, conhecimento, uma ideia (…). Vá até a livraria mais próxima e declare seu amor aos livros”, diz alguns trechos do texto do movimento.
Democratização da leitura
Nós, da Estante Virtual, apoiamos a iniciativa e destacamos ainda a importância das pequenas livrarias, dos sebos e das livrarias virtuais. Desde a criação, em 2005, três pilares são indispensáveis na nossa essência: a propagação da cultura do reúso, a democratização do conhecimento e o empoderamento dos livreiros.
Você sabia que reunimos mais de 17 milhões de exemplares no site? Com esse grande número de títulos, oferecidos por preços acessíveis a todas as regiões do país, conseguimos diariamente incentivar a leitura e espalhar conhecimento.
Administrado por mais de 2,5 mil livreiros, nosso acervo reúne obras para todos os gostos, desde livros técnicos até os de literatura e equilíbrio pessoal. Entre os autores mais procurados na Estante Virtual em 2018 estão Pedro Bandeira, Ruth Rocha, Machado de Assis, Ana Maria Machado, Walcyr Carrasco, Augusto Cury e Chico Xavier.
Participe e apoie da campanha também. É sempre bom declarar seu amor pelos livros!
- 12 livros mais vendidos do The New York Times - 22.09.2022
- Conheça a história do Dicionário Aurélio - 12.07.2022
- 5 livros para quem gosta de “Meu malvado favorito” - 08.07.2022