[Resenha] Depois, de Stephen King

(5 Estrelas - 1 Votos)

Lançado pela editora Suma em 2021, este livro mostra que escritor ainda está em sua melhor forma! Confira a nossa resenha

O mais novo livro de Stephen King, intitulado ”Depois” já é um dos maiores lançamentos de 2021. Publicado pela editora Suma, o livro é o terceiro romance de King em parceria com a editora americana Hard Case Crime, que tem como principal proposta publicar livros de mistério, suspense e policial no estilo editorial e narrativo pulp do anos 60.

O livro conta a história de James Conklin, um menino que possui um dom bastante peculiar: ele vê gente morta. James não sabe como ele possui essa habilidade, afinal, ele às vezes nem sabe que as pessoas estão mortas. A única certeza que o menino tem é que os mortos são incapazes de mentir.

James mantém sua habilidade em segredo, mas tudo muda quando a detetive Liz Dutton, namorada de sua mãe busca James na escola e pede sua ajuda em um caso policial que vai transformar a vida dos dois.

Stephen King escreve sobre crianças em situações intensas como ninguém, e Depois não é exceção à regra. Narrado em primeira pessoa, temos um jovem James Conklin contando sobre as desventuras que seu dom lhe trouxe. Abordando temas como vida e morte, relacionamentos, política e corrupção, o personagem conta sua história pautada nas convicções e descobertas que ele fez depois de crescer.

Os contrapontos da história são o ponto alto do livro, o bem e mal, a infância e a vida adulta e a inocência e o cinismo arrastam James e o leitor em uma trama eletrizante e quase impossível de largar.

”A gente se acostuma com as coisas extraordinárias. Aceita como normais. Podemos até tentar não nos acostumar, mas é o que acontece. Tem coisa extraordinária demais no mundo, só isso. Em toda parte.”

Para os fãs de longa data do autor, Depois pode soar bem diferente do estilo narrativo de King. Isso se associa ao estilo da Hard Case Crime. O livro é relativamente mais curto que outros trabalhos do autor, não se demora em descrições e entrega uma trama rápida, consistente e bastante atual.

Depois é a pedida perfeita de leitura rápida e envolvente, um livro intenso, que desperta emoções, aborda temas extremamente pertinentes e tem tudo para agradar fãs novos e antigos! É a principal prova de que aos 73 anos Stephen King ainda está em sua melhor forma!

Confira outros livros do autor abaixo!


Joyland

O livro, também em parceria com a Hard Case Crime se passa na Carolina do Norte, em 1973. O universitário Devin Jones começa um trabalho temporário no parque Joyland, esperando esquecer a namorada que partiu seu coração. Mas é outra garota que acaba mudando seu mundo para sempre: a vítima de um serial killer. Linda Grey foi morta no parque há anos, e diz a lenda que seu espírito ainda assombra o trem fantasma. Não demora para que Devin embarque em sua própria investigação, tentando juntar as pontas soltas do caso. O assassino ainda está à solta, mas o espírito de Linda precisa ser libertado.


Cujo

Frank Dodd está morto e a cidade de Castle Rock pode ficar em paz novamente. O serial killer que aterrorizou o local por anos agora é apenas uma lenda urbana, usada para assustar criancinhas. Exceto para Tad Trenton, para quem Dodd é tudo, menos uma lenda. O espírito do assassino o observa da porta entreaberta do closet, todas as noites. Você pode me sentir mais perto… cada vez mais perto.


Sobre a Escrita

Esta é uma obra extraordinária de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte das letras. O livro também não deixa de lado as memórias e experiências do mestre do terror: desde a infância até o batalhado início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperação. Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King.


A Dança da Morte

Após um erro de computação no Departamento de Defesa, um vírus é liberado, e um milhão de contatos casuais formam uma cadeia de morte: é assim que o mundo acaba. O que surge em seu lugar é um ambiente árido, sem instituições e esvaziado de 99% da população. É um lugar onde sobreviventes em pânico escolhem seus lados – ou são escolhidos. Os bons se apoiam nos ombros frágeis de Mãe Abigail, com seus cento e oito anos de idade, enquanto todo o mal é incorporado por um indivíduo de poderes indizíveis: Randall Flagg, o homem escuro. Neste livro, King cria uma história épica sobre o fim da civilização e a eterna batalha entre o bem e o mal. Com sua complexidade moral, ritmo eletrizante e incrível variedade de personagens, A dança da morte merece um lugar entre os clássicos da literatura contemporânea.


O Iluminado

“O lugar perfeito para recomeçar”, é o que pensa Jack Torrance ao ser contratado como zelador para o inverno. Hora de deixar para trás o alcoolismo, os acessos de fúria, os repetidos fracassos. Isolado pela neve com a esposa e o filho, tudo o que Jack deseja é um pouco de paz para se dedicar à escrita. Mas, conforme o inverno se aprofunda, o local paradisíaco começa a parecer cada vez mais remoto… e mais sinistro. Forças malignas habitam o Overlook, e tentam se apoderar de Danny Torrance, um garotinho com grandes poderes sobrenaturais. Possuir o menino, no entanto, se mostra mais difícil do que esperado. Então os espíritos resolvem se aproveitar das fraquezas do pai… Um dos livros mais assustadores de todos os tempos, O iluminado é um clássico de Stephen King.


It, a Coisa

Durante as férias de 1958, em uma pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança… e do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permaneceu em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Neste clássico de Stephen King, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.


Pedro Silva
Últimos posts por Pedro Silva (exibir todos)
Comentários

Pedro Silva

Pedro é jornalista e pós-graduado em literatura, já trabalhou como crítico e redator de um portal de notícias. Apaixonado por livros e cultura pop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *