Os 50 anos de carreira de Ana Maria Machado

(5 Estrelas - 2 Votos)

Para comemorar, relembramos um pouco a trajetória da escritora, um dos principais nomes da literatura infantojuvenil

Em 2019, a escritora Ana Maria Machado completa 50 anos de carreira e foi uma das homenageadas da Bienal do Rio. Nascida e criada em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, a escritora é um dos principais nomes da literatura infantojuvenil no Brasil. Ela já recebeu 3 vezes o Prêmio Jabuti, além do Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio de literatura InfantoJuvenil do país.

Ana Maria Machado ocupa a cadeira de número um da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 2003. É formada em letras neolatinas e já lecionou em algumas faculdades pelo mundo, como em Sorbonne na França. Ana tem mais de 100 livros lançados no Brasil. E para comemorar escolhemos uma lista de 4 livros que marcaram a trajetória da autora.

Veja a lista e entre no universo literário de Ana Maria Machado!


Bisa Bia, Bisa Bel

Publicado em 1981, o livro é um sucesso até hoje. Unindo passado, presente e futuro, o livro Bisa Bia, Bisa Bel conta a história da menina Isabel, de 10 anos, que conhece sua bisavó Bia através de uma fotografia que ela encontra em uma caixa guardada. A partir daí começa uma conversa de gerações, pois ela cria uma projeção pensando em como seria sua bisneta.
Foi um dos livros vencedor do prêmio Jabuti de 1983.


Aos quatro ventos

O livro gira em torno do casal Guto e Vanda, que são casados há 10 anos. É um romance, não só do casal, mas, também, do amor pela literatura. Acompanhamos a transformação do Guto de empresário a escritor, e toda sua descoberta pelo dom de escrever. Além disso, mostra como a relação deles vai sobreviver a intensidade da paixão de Guto pela escrita.


Isso ninguém me tira

Um repentino amor surge na vida de Gabi. Mas ela fica sabendo que o rapaz é também a grande paixão de sua prima e amiga Dora. Para piorar, os pais a proíbem de ver o amado. Mas nem só de problemas vive a adolescência. Enquanto luta por seu amor, Gabi aprende a defender também seus sonhos e suas ideias. E acaba descobrindo a necessidade do trabalho e o prazer da independência.


Gente bem diferente

Como o próprio título sugere, este livro fala sobre pessoas que são diferentes, mas iguais ao mesmo tempo. Nele, Rodrigo e Andréia compartilham descobertas de suas próprias famílias, mostrando que não tem nada de errado em sermos diferentes. É uma narrativa que mistura cotidiano e ficção. Versos e prosas.


Qual seu livro favorito de Ana Maria Machado?


Carolina Gomes

Redatora em Estante Virtual
Carol é estudante de jornalismo e redatora na Estante Virtual. Ela também adora editar vídeos e se aventurar no marketing digital. É apaixonada por música, livros e cinema.
Carolina Gomes
Comentários

Carolina Gomes

Carol é estudante de jornalismo e redatora na Estante Virtual. Ela também adora editar vídeos e se aventurar no marketing digital. É apaixonada por música, livros e cinema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *