7 livros para empreendedores
Selecionamos algumas das principais obras para quem quer começar a empreender. Veja a lista completa!
Ter seu próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. Hoje, há mais de 50 milhões de empreendedores no Brasil – segundo a Pesquisa GEM, divulgada em outubro de 2018, mais que triplicou o número de pessoas, entre 18 e 64 anos, que exercem alguma atividade empreendedora no país. No entanto, nem sempre é fácil dar o primeiro passo para começar a empreender.
LEIA MAIS: 11 melhores livros de economia
Entre as principais dicas dadas por especialistas estão criar um plano de negócios, que estabeleça o público-alvo e analise os dados do mercado no qual sua empresa estará inserida; avaliar os custos; adquirir novos conhecimentos com profissionais da área, principalmente para aumentar sua rede de contatos e saber como o setor funciona, e investir em uma consultoria especializada.
Quer ficar por dentro do assunto? Selecionamos sete dos principais livros sobre empreendedorismo. Confira!
A startup enxuta, de Eric Ries
A startup enxuta ensina empreendedores, administradores e líderes empresariais a serem mais bem sucedidos na condução de seus negócios sem, contudo, desperdiçar tempo e recursos.
Aventuras empresariais, de John Brooks
Em 1991, Bill Gates pediu ao amigo investidor Warren Buffett que lhe recomendasse um bom livro de negócios. Buffett não hesitou: Aventuras empresariais, de John Brooks. Era o seu favorito. E logo se tornou o favorito do fundador da Microsoft também. Um dos cases narrados no livro, que deveria ser estudado por todos que trabalham na indústria da tecnologia, é o da Xerox. A companhia ignorou a área de pesquisa que desenvolveu o início da rede Ethernet e a primeira interface gráfica – que hoje conhecemos como Windows ou OS X –, pois considerou que esses produtos estavam fora do core business da empresa.
A startup de $100, de Chris Guillebeau
Neste livro, Chris Guillebeau nos ensina como levar uma vida de aventuras, significado e propósito. Para escrever este livro, o autor identificou 1.500 pessoas que abriram negócios com um modesto investimento – em alguns casos, menos de 100 dólares – e hoje geram mais de 50 mil dólares, conseguindo transformar suas paixões em lucros. Um guia de fácil utilização com lições de pessoas que aprenderam a transformar aquilo que fazem em realização pessoal.
Pai rico, pai pobre, de Robert Kiyosaki e Sharon L. Lechter
A lista também não poderia deixar de fora um dos clássicos sobre o assunto. Este é um dos livros mais falados da última década, que abriu os olhos do mundo para a necessidade de pensar o planejamento de finanças pessoais. Pai Rico, Pai Pobre foi o primeiro best-seller de Robert T. Kyiosaki e Sharon Lechter, e deu origem a uma série de enorme sucesso. Seu conceito é muito simples: com maior inteligência financeira muitos problemas comuns da vida cotidiana podem ser resolvidos. Saiba o que os ricos tratam como ativos geradores de renda, e como se livrar de pagar impostos demais.
Comece por você, de Reid Hoffman e Ben Casnocha
Este livro tem o objetivo de ensinar o leitor as táticas das startups do Vale do Silício e como aplicar essas estratégias de empreendedorismo à sua carreira. Os autores buscam evidenciar a teoria de como acelerar o ritmo das carreiras no mundo competitivo do início do século xxi. Eles mostram ainda como correr riscos de forma pró-ativa para se tornar mais resistente aos tsunamis do setor.
O lado difícil das situações difíceis, de Ben Horowitz
Em O lado difícil das situações difíceis, Ben Horowitz, um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício, conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia, oferecendo conselhos essenciais e normas de sabedoria prática para ajudar os empreendedores a resolver os problemas mais difíceis. Seu blog alcançou um público dedicado de milhões de leitores, que passaram a confiar no autor para ajudá-los a gerir suas próprias empresas.
A mente de um empreendedor, de Chris Robson
A empreitada de criar uma nova empresa precisa ser muito bem trabalhada na mente do empreendedor. Este livro não conta como escolher a melhor estratégia para uma empresa, ele trata das questões emocionais que rondam o mundo dos negócios: a luta para escolher e trabalhar com os sócios certos, a pressão da incerteza e do possível insucesso, o desafio de desenvolver e motivar uma equipe, ou seja, como manter a mente focada e bem preparada para tudo o que irá enfrentar.
Qual livro você incluiria na lista? Comente e participe!
- 12 livros mais vendidos do The New York Times - 22.09.2022
- Conheça a história do Dicionário Aurélio - 12.07.2022
- 5 livros para quem gosta de “Meu malvado favorito” - 08.07.2022