Prêmio Jabuti em números

(0 Estrelas - 0 Votos)

Com maioria masculina e concentração de premiados na região sudeste do país, prêmio Jabuti completa 60 anos.

O ano de 2018 veio com muitas novidades para o Prêmio Jabuti. As mudanças na maior premiação da literatura brasileira foram desde os valores em dinheiro, ao número de categorias e o incentivo a novos leitores e autores independentes.

Em sua 60ª edição, o Jabuti conta com 18 categorias e não mais 29, como no último ano, que estão dividias em quatro eixos: Literatura (romance, poesia, conto, crônica, infantil e juvenil, tradução e HQ), Ensaio (biografia, humanidades, ciências artes e economia criativa), Livro (projeto gráfico, capa, ilustração e impressão) e Inovação (formação de novos leitores e livro brasileiro publicado no exterior). A partir desta edição, os primeiros colocados de cada categoria irão ganhar além da estatueta, um prêmio no valor de R$ 5 mil e o vencedor do Livro do Ano receberá R$ 100 mil.

Olhando ao longo dos últimos 60 anos, no entanto, percebe-se ainda uma concentração de premiados do sexo masculino. O paranaense, Laurentino Gomes, venceu três vezes o Prêmio de Não Ficção, seguido por Ruy Castro (2) e Caco Barcelos (2). Na categoria Romance, Milton Hatoum venceu três vezes, seguido por Silviano Santiago e Jorge amado, duas vezes cada um. Ainda em Romance, dos 1579 autores já premiados, 80% foram da região sudeste. Enquanto aguardamos a premiação deste ano, confira no infográfico abaixo todos os dados e curiosidades do Prêmio Jabuti.

Infográfico 60 anos Prêmio Nobel
Infográfico 60 anos Prêmio Nobel

Leia Também: Jabuti 2018: Conheça os principais livros finalistas do prêmio

[mailpoet_form id=”4″]

 

Leonardo Loio

SEM, SEO e tudo relacionado a buscadores, é o que eu gosto. Carioca, marketeiro, profissional de marketing digital, search marketing, tento aprender, discutir e ensinar.

Maze Runner: Conheça os livros da saga Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses