O olhar de Yuval Harari sobre o presente, o passado e o futuro

(3.5 Estrelas - 10 Votos)

Best-seller autor de Sapiens e Homo Deus lança o livro 21 Lições Para o Século 21.

O professor israelense, Yuval Noah Harari é um fenômeno. Com três livros publicados, dois na lista geral de mais vendidos no Brasil, Harari trata do homem contemporâneo, do seu futuro e todos os caminhos que o levaram até aqui. Aos 42 anos, ele já vendeu cerca de 15 milhões de livros em todo o mundo e em meio a um grande caos político, econômico e estrutural, consolida-se como um dos principais pensadores do momento.

Neste ano, com o lançamento de 21 Lições Para o Século 21. Yuval apresenta seu olhar apurado sobre os temas mais inquietantes de nosso tempo. Os perigos da tecnologia já introduzidos em Homo Deus, seu segundo livro, são ampliados e o autor aponta o risco da humanidade perder a consciência e ser ultrapassada pela inteligência artificial. Mas também oferece dicas para neutralizar os desafios. Uma delas é cultivar a clareza de pensamento para compreender o significado de eventos como a desilusão política, o pânico social e as perturbações tecnológicas.

O primeiro livro, publicado no Brasil em 2015, Sapiens faz um tour pela história da humanidade, do homo sapiens, desde o surgimento da espécie durante a pré-história. Mas em vez de apenas “inventariar” os fatos históricos ele os relaciona com questões do presente e os questiona, mostrando como um macaco dominou o mundo em dez milênios.

Harari nos oferece não apenas conhecimento evolutivo, mas também sociológico, antropológico e até mesmo econômico, em linguagem acessível e espirituosa. Com tanto sucesso, o livro se manteve na lista dos mais vendidos de 40 países para os quais foi traduzido. Em Homo Deus, refletimos qual será o grande desafio do homem contemporâneo após vencer a fome, grandes guerras e as pestes. A busca pela vida eterna.

O autor mostrou que história e evolução não precisam ser assuntos difíceis ou restritos ao linguajar acadêmico. Com texto leve e acessível para o grande público, ganhou uma legião de leitores. Somente um professor para nos dar esse presente. Veja abaixo os livros do autor na Estante:


Sapiens – Uma breve história da humanidade

Um relato eletrizante sobre a aventura de nossa extraordinária espécie – de primatas insignificantes a senhores do mundo.  Yuval Noah Harari aborda de forma brilhante muitas questões da nossa evolução. Ele repassa a história da humanidade, relacionando com questões do presente. E consegue isso de maneira surpreendente. Doutor em história pela Universidade de Oxford e professor do departamento de História da Universidade Hebraica de Jerusalém, seu livro não entrou por acaso nas listas dos mais vendidos de 40 países para os quais foi traduzido. Sapiens impressiona pela quantidade de informação, oferecida em linguagem acessível, atraente e espirituosa. Tanto que, na primeira semana de lançamento nos Estados Unidos, já figurava entre os mais vendidos na lista do The New York Times. Em Sapiens, Harari nos oferece não apenas conhecimento evolutivo, mas também sociológico, antropológico e até mesmo econômico. Ele se baseia nas mais recentes descobertas de diferentes campos como paleontologia, biologia e antropologia. E, especialmente para a edição brasileira, realizou algumas atualizações no final de 2014.

sapiens


Homo Deus – Uma breve história do amanhã

Em Homo Deus: uma breve história do amanhã, Yuval Noah Harari volta a combinar ciência, história e filosofia, desta vez para entender quem somos e descobrir para onde vamos. Sempre com um olhar no passado e nas nossas origens, Harari investiga o futuro da humanidade em busca de uma resposta tão difícil quanto essencial: depois de séculos de guerras, fome e pobreza, qual será nosso destino na Terra? A partir de uma visão absolutamente original de nossa história, ele combina pesquisas de ponta e os mais recentes avanços científicos à sua conhecida capacidade de observar o passado de uma maneira inteiramente nova. Assim, descobrir os próximos passos da evolução humana será também redescobrir quem fomos e quais caminhos tomamos para chegar até aqui.


21 Lições Para o Século 21

O novo livro do autor de Sapiens e Homo Deus explora as grandes questões do presente e o que podemos fazer para melhorá-lo. Como podemos nos proteger de guerras nucleares, cataclismos ambientais e crises tecnológicas? O que fazer sobre a epidemia de fake news ou a ameaça do terrorismo? O que devemos ensinar aos nossos filhos? Em Sapiens, Yuval Noah Harari mostrou de onde viemos; em Homo Deus, para onde vamos. 21 lições para o século 21 explora o presente e nos conduz por uma fascinante jornada pelos assuntos prementes da atualidade. Seu novo livro trata sobre o desafio de manter o foco coletivo e individual em face a mudanças frequentes e desconcertantes. Seríamos ainda capazes de entender o mundo que criamos?


O que você acha dos livros de Yuval Harari?

Natália Figueiredo

Natália Figueiredo

Jornalista Multimídia em Estante Virtual
Natalia Figueiredo fez da escrita sua profissão. Começou a carreira no jornalismo impresso do Rio, é editora do Estante Blog e mantém o blog de viagens Nat no Mundo.
Natália Figueiredo

Quer receber dicas semanais de leitura?

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades do mundo literário.

Comentários

Natália Figueiredo

Natalia Figueiredo fez da escrita sua profissão. Começou a carreira no jornalismo impresso do Rio, é editora do Estante Blog e mantém o blog de viagens Nat no Mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares