11 melhores livros de receita para aprender sobre a arte dos sabores

(3.3 Estrelas - 15 Votos)

Aprenda receitas caseiras, afrodisíacas, tradicionais, africanas e veganas para arrasar na cozinha! Viva uma alimentação saudável e cheia de prazer!

A arte de cozinhar divide muitas opiniões na hora de “colocar a mão na massa”. Muitos amam o ritual de preparação dos alimentos e adoram organizar uma recepção entre amigos para degustar pratos e sabores. Já para outros, praticidade é palavra de ordem e, ficar mais de meia hora na cozinha, pode ser uma experiência extremamente tediosa. Seja qual for o seu perfil, nosso objetivo, hoje, é apresentar alguns dentre os melhores livros de receita com opções gastronômicas para todos os gostos, talentos e paladares.

Há um tempo (MUITO tempo!), escrever receitas em um caderninho manual era uma tradição bem comum. Além de ajudar a cultivar memórias, em uma época na qual a conectividade era escassa, a escrita era uma forma de perpetuar a cultura alimentar das famílias, de geração em geração.

O problema da obesidade no Brasil

Atualmente, nos falta tempo até para comer! Os melhores livros de receita foram substituídos por aplicativos de gastronomia, o ifood ganhou o lugar da comida caseira, enquanto as franquias de fast foods – em tempos de crise!  continuam faturando mais de R$150 bilhões, de acordo com o Instituto Foodservice Brasil.

A consciência de priorizar receitas saudáveis e uma alimentação de qualidade está em constantes movimentos. Até porque, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade foi apontada como um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Segundo a instituição, a projeção média até 2025 é que cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e mais 700 milhões sejam obesos. O dado é alarmante: no Brasil, mais de 50% da população está acima do peso e, entre as crianças, este percentual cai para 15%.

Diante desse cenário, é importante ‘reinventar’ nossa alimentação. Assim, tanto o ritual do verbo cozinhar quanto a organização de cardápios que nos forneçam nutrientes necessários podem se alinhar – equilibrando os sabores e o prazer de degustar! Confira nossas sugestões com os 1o melhores livros de receita mais criativos dos últimos tempos!


Afrodite – contos, receitas e outros afrodisíacos, de Isabel Allende

Bem-vindo ao mundo da gastronomia erótica! Por meio de uma linguagem inusitada, a autora reúne várias receitas – literalmente – afrodisíacas, entre sopas, pratos principais e bebidas que prometem instigar não apenas o seu prazer pela comida, mas também despertar os instintos de amantes apaixonados. O livro traz descobertas inimagináveis no universo dos alimentos: são muitas curiosidades e combinações que despertam intensamente a libido. Isabel Allende decidiu escrever a obra para sair de um momento depressivo, após a perda da suas filha. O que fez a autora potencializar ainda mais a literatura, que conta com ilustrações e explicações superdidáticas. “Na cozinha erótica, o pão é um acompanhamento indispensável. O trigo é considerado afrodisíaco e é um símbolo de fertilidade”.

Afrodite, contos, receitas e outros afrodisíacos, de Isabel Allende


Comida Caseira, de Jamie Oliver

Para o chef queridinho do Reino Unido, Jamie Oliver, o significado de ‘comida caseira’ é subjetivo. Não é sobre o que é feito necessariamente em casa, mas sim todos os alimentos que cativam o nosso emocional, lembranças e nostalgias. Sob este critério, o autor selecionou 100 receitas, recheando o livro de experiências afetivas: pratos para comemorar, para sair da “bad”, para presentear alguém, entre muitas outras opções. Muito mais do que uma obra no estilo “como fazer um alimento”, é muito mais sobre “por que fazer”. Dividido em sete capítulos, o escritor promete que você vai aprender lições gastronômicas inesquecíveis!

Comida Caseira, de Jamie Oliver


Amiga cozinha, de Sonia Hirsch

A autora organizou 45 crônicas que falam desde a importância da água ao cuidado na escolha das panelas para o bem da nossa saúde. Isso mesmo! A obra se propõe a refletir sobre o que o ato de cozinhar proporciona à nossa consciência, exigindo atenção e sensibilidade de todos nós. Esta leitura é, sem dúvidas, uma experiência sensorial.

Amiga cozinha, de Sonia Hirsch


Receitas eróticas para uma vida sexual saudável, de Arabella Melville

Leitura instigante e recomendada. Arabella mostra como o prazer sexual pode ser intensificado em um curto espaço de tempo, se fizermos mudanças na nossa rotina alimentar. Resultado: sua sexualidade terá benefícios a longo prazo se soubermos como escolher alguns ingredientes chaves. Vamos aprender o quanto a alimentação e o sexo são impulsos fundamentais para explorar a sensualidade. Chocolates, nozes, vegetais, frutos do mar… Descubra o poder de cada um deles para entrar em ebulição todos os dias!

Receitas eróticas para uma vida sexual saudável, de Arabella Melville


Cerveja feita em casa, de Greg Hughes

Cerveja artesanal é vida! Longe de conservantes e ingredientes artificiais, não existe sensação melhor do que experimentar uma bebida diferenciada – e feita por você! São 100 receitas do cervejeiro britânico Greg Hughes que, de forma divertida, ensina como se apaixonar ainda mais pela combinação de maltes de cevada, centeio e trigo.

Cerveja feita em casa, de Greg Hughes


111 receitas de cozinha africana, de Maria de Lourdes Chantre

Se você deseja ter uma experiência com a ancestralidade africana, nada melhor do que resgatar os sabores de África para a sua cozinha. Maria de Lourdes apresenta 111 receitas originais de receitas rápidas para o dia e dia para o nosso paladar. Um livro de simples com ingredientes pouco conhecidos, mas inesquecíveis! Vale a pena conhecer!

111 receitas de cozinha africana, de Maria de Lourdes Chantre


Ingredientes do Brasil, de Bela Gil

Após o sucesso dos 300 mil exemplares vendidos dos primeiros títulos, o terceiro livro de Bela Gil traz uma novidade: nada de glúten. Com receitas delicisas e totalmente veganas, os capítulos da obra são segmentados por ingredientes maravilhosos como cogumelos, castanha de cajú, palmito, inhame, melancia e muito mais. Além de aprender sobre alimentos saudáveis, a autora conta sobre o processo de cultivo de cada componente para as combinações.

Ingredientes do Brasil, de Bela Gil


Cozinha vegana para o dia a dia, de Gabriela Oliveira

Se você é dono de um paladar exigente – sem carne, ovos e laticínios -, certamente precisa deste livro em sua vida! São 100 receitas práticas que variam entre opções de lanches descontraídos, jantares formais, além de pizzas, tortas e hambúrgueres. Pães, croquetes e molhos também 100% veganos estão garantidos e autora ainda ensina como fazer leites e queijos vegetais em uma linguagem superanimada!

Cozinha vegana para o dia a dia, de Gabriela Oliveira


Que tem na geladeira?, de Rita Lobo

Didático e destinado a todos e todas que desejam aprender. Que tal transformar sua geladeira em uma infinidade de cardápios criativos? Baseado em um canal do Youtube, o ‘Panelinha’, o livro da Rita Lobo vai te convencer de que preparar comida saudável é menos trabalhoso do que parece. Para isso, veremos em 30 capítulos as melhores técnicas de cortes, métodos de cozimento e combinações perfeitas de sabores. Para a autora, cozinhar “é como ler e escrever” e todo mundo deveria saber – e aprender!

Que tem na geladeira?, de Rita Lobo


Tapioca, de Morena Leite

Quem não ama tapioca? Poucos sabem que, além de saudável, essa joia brasileira  é versátil por inspirar tantas outras receitas. Podemos usá-la como sagu em pratos doces e salgados, por exemplo. A chef Morena leite mostra como esse tipo de farinha granulada absorve sabor e cores de outros ingredientes incríveis. Se você já gosta, naturalmente vai se apaixonar ainda mais pelas novas possibilidades de reinventá-la!

Tapioca, de Morena Leite

* *Artes: Igor Defáveri


Qual livro dessa lista você ficou com curiosidade de ler?

[wysija_form id=”5″]
Andréia Coutinho Louback

Andréia Coutinho Louback

Jornalista em Estante Virtual
Apaixonada por histórias e viciada em comprar livros. Mestre em relações étnico-raciais, ela atua rumo à superação do racismo na sociedade, em especial, na área da comunicação.
Andréia Coutinho Louback
Comentários

Andréia Coutinho Louback

Apaixonada por histórias e viciada em comprar livros. Mestre em relações étnico-raciais, ela atua rumo à superação do racismo na sociedade, em especial, na área da comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares