Eu amo livros com dedicatórias

(0 Estrelas - 0 Votos)

Carlos Ruiz Zafón, no livro A Sombra do Vento“cada livro, cada volume que vês, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que o leram e viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro muda de mãos, cada vez que alguém desliza o olhar pelas suas páginas, o seu espírito cresce e torna-se forte”. E é pelas histórias detrás dos livros que muitos leitores amam e preferem os exemplares com dedicatórias. São esses pequenos textos que tornam aquela edição diferente de todas as demais ; que a tornam especial.

Eu amo livros autografados e com dedicatóriasA secretária carioca Márcia Albuquerque de Almeida Vieira guarda até hoje o exemplar de As Aventuras de Tom Sawyer que ganhou da irmã mais velha Maria Cristina. O motivo: uma dedicatória em que a irmã, 11 anos mais velha, recomendava juízo à caçula. “Meu presente favorito são livros. Seja para dar ou receber. E para mim, tão importante como o presente em si são as dedicatórias. Sempre escrevo algo desejando que aquele seja ‘o livro’ especial para aquela pessoa”, conta Márcia.

Ela relembra uma história em que pediu a sobrinha que reescrevesse uma dedicatória. “Ganhei, de minha sobrinha, o livro 1822 e ao longo da leitura, descobri que faltavam alguns capítulos em meu exemplar. Fui à loja trocar o livro, mas não sem antes tirar a página com a dedicatória e ainda fazer minha sobrinha reescrevê-la no livro novo”.  E quando não ganha livros com dedicatórias, Márcia faz questão de escrever para si própria! “Fiz isso com um livro presenteado pelo meu marido. Sabe como são os homens”, brinca a leitora.

Reconhecendo a atração que as dedicatórias exercem nos leitores, a jornalista Mariana Gogu criou um tumblr especializado em divulgar dedicatórias: o Eu Te Dedico. Por lá é possível encontrar dedicatórias que marcaram muitos leitores e até mesmo se emocionar com as histórias por detrás dos livros. Confira algumas dedicatórias que encontramos pela internet. Eu amo livros autografados e com dedicatórias A primeira imagem (à esquerda) guarda uma dedicatória da escritora Rachel de Queiroz a José Mindlin no livro O Quinze. E diz: “A José Mindlin, a quem admiro e quero bem. – sempre pedindo um lugarzinho naquela biblioteca!”.  A imagem central mostra uma dedicatória escrita por uma leitora a si própria e a última imagem (à direita) é de um homem que presenteia sua amada (de nome Rosa) e diz: “Mentira. É minha. Te amo, Renato“, uma brincadeira com o título do livro de Drummond que diz que a Rosa é do povo. E você? Também gosta de dedicatórias? Já escreveu ou recebeu alguma que te marcou, então compartilhe-a conosco, comentando este post. E participe de nossa campanha Eu Amo Livros no Facebook, compartilhando sua paixão pelos livros e pelas dedicatórias!]]>

2 thoughts on “Eu amo livros com dedicatórias

  • 17.07.2013 em 4:45 pm
    Permalink

    Boa tarde!
    Li o texto acima e chorei. Sim,me emocionei com as palavras escritas no blog.
    Com sensibilidade aguçada e delicadeza nas palavras nos deu uma bela dedicatória!
    (” os livros têm histórias.”… “Em que circunstâncias foi lido, se seu leitor
    chorou sobre suas páginas…”).
    Parabéns pela iniciativa e pela escolha linda do nome da campanha!
    Beijinho!

  • 01.05.2013 em 12:14 am
    Permalink

    Amei o espaço. E se eu pudesse, contaria muitas histórias de dedicatórias… Mas realmente, essa é a mais importante, pra mim…

Fechado para comentários.

Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses Os melhores livros espíritas