Conheça alguns personagens de livros que amam a leitura

(3 Estrelas - 2 Votos)

Você sabia que no dia 23 de abril é celebrado o Dia Mundial do Livro? Por isso, a Estante Virtual decretou que está aberta a temporada de amor ao livro e resolveu espalhar por aí o quanto curte o universo literário! Se você também ama os livros, participe! Basta acessar a página da campanha em nosso Facebook e compartilhar seu amor pelos livros.  E nesse período da campanha, o blog também traz um conteúdo todo especial. No post de hoje, homenagearemos alguns personagens da literatura que amam LIVROS 🙂

Personagens leitores

O primeiro livro de nossa lista foi considerado um dos melhores livros para se ler nas férias, segundo nossos leitores. Em A Menina que Roubava LivrosMarkus Zusak nos apresenta a esperta Liesel Meminger, uma menina que após ler seu primeiro livro – o nada incomum “Manuel do Cemitério” – se apaixona loucamente pela leitura a ponto de roubar livros para os ler. E é mais ou menos nessa mesma linha que o autor John Harding nos apresenta a pequena Florence, em A Menina que não Sabia Ler. Florence, assim como Liesel, é órfã. Sem a tutela dos pais verdadeiros, a menina vive em uma mansão na qual descobre uma gigantesca biblioteca proibida. E como tudo que é proibido torna-se irresistível, Florence passa suas tardes devorando milhares de livros! E falando em biblioteca, você conhece Daniel Sempere? O personagem de Carlos Ruiz Zafón, em A Sombra do Vento, começa a sua trajetória de amor com os livros ao ser levado pelo pai ao Cemitério dos Livros Esquecidos. É por lá que o garoto encontra o misterioso exemplar de título homônimo ao da obra e parte em uma aventura para descobrir por que alguns livros estão sendo queimados.

Nos clássicos, a aparição de personagens-leitores também é recorrente. Na maioria dos contos de Machado de Assis, os personagens leem livros e têm hábitos frequentes de leitura. Em Madame Bovary, de Gustave Flaubert, Emma encontra a libertação de um casamento tedioso com Charles na leitura. E Hamlet aparece na obra de Shakespeare como leitor dedicado à leitura de Eneida, de Virgílio. Em As Ilusões Perdidas, de Balzac, o personagem Lucien passa horas na biblioteca lendo poemas e romances com o objetivo de ascender social e intelectualmente.

Dos livros para os livros

E quando a paixão pelos livros é muita, alguns personagens acabam virando personagens das próprias histórias que leem nos livros. Confuso? Pois é movido pela confusão e pela loucura que Dom Quixote se entrega a leitura de romances de cavalaria, acreditando ser ele mesmo um cavaleiro em busca de aventuras.  Destino semelhante é o do jovem Bastian, sugado para dentro de um livro, na obra A História sem Fim, de Michael Ende.

Em alguns livros, listas extensas de obras ficam disponíveis à curiosidade do leitor. No livro As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky, o professor de inglês de Charlie recomenda uma lista de livros para fazer do estudante um leitor. Reproduzimos a lista abaixo, caso você também se interesse por essas leituras:

  1. Uma Ilha de Paz, de John Knowles
  2. Walden, de H.D. Thoreau
  3. O Sol é para Todos, de Harper Lee
  4. O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald
  5. Peter Pan, de J. M. Barrie
  6. A Nascente, de Ayn Rand
  7. Hamlet, de William Shakespeare
  8. Almoço Nú, de William S. Burroughs
  9. Este Lado do Paraíso, de F. Scott Fitzgerald
  10. On The Road, de Jack Kerouac
  11. O Estrangeiro, de Albert Camus
  12. O Apanhador do Campo de Centeio, de J.D. Salinger

 
São tantos personagens como nós, loucos por leitura, que fica difícil colocá-los todos em um post só. Então, participe desse post, citando personagens que amam livros de suas obras favoritas. É só citá-los nos comentários abaixo! 😉

Comentários

2 comentários em “Conheça alguns personagens de livros que amam a leitura

  • 12.05.2013 a 12:59 pm
    Permalink

    Peter Kien – Auto-de-fé (Elias Canetti, Prêmio Nobel de Literatura)

  • 28.04.2013 a 2:13 am
    Permalink

    Policarpo Quaresma – O triste fim de Policarpo Quaresma (Lima Barreto).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *