Blogs e microblogs de sucesso viram livros físicos

(0 Estrelas - 0 Votos)

utilizar a internet para escrever seus livros, através de blogs ou microblogs como o Twitter.

Livro www.twitter.com/carpinejarO escritor e jornalista Fabrício Carpinejar, ganhador do Prêmio Jabuti 2009 na categoria Contos, Crônicas e Novelas com o livro Canalha, lançou em 2009 o livro www.twitter.com/carpinejar, no qual o autor reuniu 416 dos quase mil tuítes que ele possuía no microblog que dá origem ao título do livro. Carpinejar possui hoje mais de 132 mil seguidores, e é um dos perfis mais acompanhados do meio literário brasileiro. Nos tuítes, o autor comenta trivialidades da vida cotidiana, compondo diversas crônicas em apenas 140 caracteres.

O ator, comediante e escritor norte-americano Steve Martin prometeu lançar em breve um livro reunindo também seus melhores tuítes, além das retuitadas de outros usuários que ele acredita que valham a pena. O humorista possui quase 2 milhões de seguidores no microblog, e é bastante assíduo na atualização. Steve Martin anunciou, no Twitter, de forma bem irreverente como era de se esperar: “Devido à absolutamente nenhuma demanda, vou publicar um livro dos meus tuítes em breve. Muitas das respostas de vocês estão inclusas! Todos os lucros para a caridade”. O livro se chamará “The Ten, Make That Nine Habits, of Very Organized People. Make That Ten” (em tradução livre “Os dez ou nove hábitos das pessoas muito organizadas”), e tem seu lançamento previsto para o primeiro semestre de 2012.

Os blogs também têm sido um meio muito utilizado para a criação de livros físicos. Rob Gordon, autor do blog Championship Chronicles, decidiu passar 24h na frente do computador escrevendo crônicas sobre temas sugeridos pelos visitantes. O resultado foi o livro 24 horas, 48 crônicas, no qual o autor incluiu as 24 crônicas que escreveu durante esse dia inteiro e mais outras 24 que ele teve a inspiração durante o desafio. Outros blogs ganharam tanto destaque na blogosfera nacional que acabaram virando livro físico. Um deles é o blog Mothern, que deu origem ao livro Mothern – Manual da mãe moderna, em que as autoras Juliana Sampaio e Laura Guimarães contam suas experiências como mães modernas. O último prêmio da Editora BlogBooks escolheu 12 blogs para se materializarem em livros. Dentre os livros lançados, estão o Deu no Blogão (do blog do dramaturgo Aguinaldo Silva), o Mensagens e Testemunhos, do blog religioso de Salette Ferreira, o Guanabara.info, do blog sobre tecnologia de Gustavo Guanabara, e o livro Papo de Homem, do blog sobre “universo masculino” de Guilherme Valadares. Você conhece outros blogs ou microblogs que viraram livros? Comente esse post e compartilhe com os leitores do portal.]]>

Leonardo Loio

SEM, SEO e tudo relacionado a buscadores, é o que eu gosto. Carioca, marketeiro, profissional de marketing digital, search marketing, tento aprender, discutir e ensinar.

Hotel Transilvânia: Os livros de cada monstro! Maze Runner: Conheça os livros da saga Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer