Blogs e microblogs de sucesso viram livros físicos

(0 Estrelas - 0 Votos)

Ao longo dos últimos anos, a máquina de escrever deu lugar ao computador para o auxílio no ato da escrita. Acabou aquele romântico tec-tec, mas, por outro lado, nos livramos das letras sobrepostas quando se errava alguma palavra. Junto com os modernos editores de textos, surgiram também novos escritores que nunca sequer tocaram em uma Olivetti. Porém, a revolução na forma de escrever não se deteve à ferramenta, mas também ao meio. Do físico para o virtual, muitos autores começaram então a utilizar a internet para escrever seus livros, através de blogs ou microblogs como o Twitter.

Livro www.twitter.com/carpinejarO escritor e jornalista Fabrício Carpinejar, ganhador do Prêmio Jabuti 2009 na categoria Contos, Crônicas e Novelas com o livro Canalha, lançou em 2009 o livro www.twitter.com/carpinejar, no qual o autor reuniu 416 dos quase mil tuítes que ele possuía no microblog que dá origem ao título do livro. Carpinejar possui hoje mais de 132 mil seguidores, e é um dos perfis mais acompanhados do meio literário brasileiro. Nos tuítes, o autor comenta trivialidades da vida cotidiana, compondo diversas crônicas em apenas 140 caracteres.

O ator, comediante e escritor norte-americano Steve Martin prometeu lançar em breve um livro reunindo também seus melhores tuítes, além das retuitadas de outros usuários que ele acredita que valham a pena. O humorista possui quase 2 milhões de seguidores no microblog, e é bastante assíduo na atualização. Steve Martin anunciou, no Twitter, de forma bem irreverente como era de se esperar: “Devido à absolutamente nenhuma demanda, vou publicar um livro dos meus tuítes em breve. Muitas das respostas de vocês estão inclusas! Todos os lucros para a caridade”. O livro se chamará “The Ten, Make That Nine Habits, of Very Organized People. Make That Ten” (em tradução livre “Os dez ou nove hábitos das pessoas muito organizadas”), e tem seu lançamento previsto para o primeiro semestre de 2012.

Os blogs também têm sido um meio muito utilizado para a criação de livros físicos. Rob Gordon, autor do blog Championship Chronicles, decidiu passar 24h na frente do computador escrevendo crônicas sobre temas sugeridos pelos visitantes. O resultado foi o livro 24 horas, 48 crônicas, no qual o autor incluiu as 24 crônicas que escreveu durante esse dia inteiro e mais outras 24 que ele teve a inspiração durante o desafio.

Outros blogs ganharam tanto destaque na blogosfera nacional que acabaram virando livro físico. Um deles é o blog Mothern, que deu origem ao livro Mothern – Manual da mãe moderna, em que as autoras Juliana Sampaio e Laura Guimarães contam suas experiências como mães modernas. O último prêmio da Editora BlogBooks escolheu 12 blogs para se materializarem em livros. Dentre os livros lançados, estão o Deu no Blogão (do blog do dramaturgo Aguinaldo Silva), o Mensagens e Testemunhos, do blog religioso de Salette Ferreira, o Guanabara.info, do blog sobre tecnologia de Gustavo Guanabara, e o livro Papo de Homem, do blog sobre “universo masculino” de Guilherme Valadares.

Você conhece outros blogs ou microblogs que viraram livros? Comente esse post e compartilhe com os leitores do portal.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares