Livros e curiosidades sobre propaganda e publicidade

(0 Estrelas - 0 Votos)

propaganda? No Brasil, apesar de usada como sinônimo de publicidade, seu sentido vai muito além de divulgar um produto ou serviço com objetivos comerciais. Isso, sim, é tarefa da publicidade! Já a propaganda envolve também o fato de tornar público uma ideia ou ideologia, vide a propaganda nazista em tempos de Segunda Guerra Mundial e a propaganda militar, veiculada até mesmo no cinema, durante a ditadura no Brasil. Mas deixanda a curiosidade do troca-troca vocabular de lado, hoje é Dia da Propaganda, e em homenagem a essa atividade inegavelmente importante, preparamos um conteúdo especial aqui no blog. Confira! Um pouco de história… Reza a lenda que a propaganda no país teve início em 1808 quando nascia nosso primeiro jornal impresso: Gazeta do Rio de Janeiro. O anúncio mais antigo de que se tem notícia se assemelhava a um classificado e buscava compradores para um imóvel. Mas, somente vinte anos depois, em 1821, que surgia o primeiro jornal que firmava a prática de juntar informação e propaganda: o Diário do Rio de Janeiro. Anúncios de imóveis, artesanato, serviços de profissionais liberais e até venda de escravos tornaram-se, então, assuntos corriqueiros da época. Em 1860 somaram-se aos jornais, os panfletos, folhetos e cartazes de propaganda. Foi nesse período, de intensa industrialização e urbanização no Brasil, que a propaganda ganhou relevância. A ida da população para as zonas urbanas criava um mercado em potencial para os produtos das empresas. Mas havia um desafio: criar novos hábitos de consumo, já que a população não conhecia tais produtos. A marca de creme dental Kolynos, por exemplo, distribuía amostras e fazia demonstrações nas escolas públicas. Já a Walita disponibilizava cursos para ensinar as mulheres a usar o liquidificador e a batedeira. Mas o trabalho educativo pesado ficava mesmo por conta dos anúncios em jornais e revistas e dos comerciais e textos nas emissoras de rádio e, posteriormente, na televisão. Para educar a população para o consumo, as primeiras propagandas eram predominantemente textuais e se preocupavam ao máximo em apresentar o produto e ensinar o consumidor como usá-lo. Veja os exemplos abaixo. Primeiros Anúncios no Brasil Foi somente no início do século XX que a propaganda passou a ser vista como a alma do negócio e ganhou ares profissionais. Com o surgimento do rádio, na década de 30, e da televisão, na década de 50, novas plataformas de veiculação de anúncios foram inauguradas. Agora a propaganda podia vir em formato de jingles, comerciais ao vivo ou programas inteiros como o Repórter Esso, patrocinado pela marca de combustíveis. E foi também nessa época que surgiram as primeiras agências de publicidade que, inicialmente, se dedicavam à venda de espaço publicitário para anúncios e, mais tarde, evoluíram também para a elaboração de conteúdo. O garoto propaganda mais famoso do Brasil Logo a propaganda caiu no gosto popular. Quem não se lembra, por exemplo, de Carlos Moreno, o garoto Bombril? Com seu bom humor e pitadas de ironia, ele inaugurou um novo estilo de vender produtos na televisão. Não é à toa que, em 1994, a campanha da Bombril, criada pela agência de publicidade DPZ, foi para o Livro dos Recordes, o Guiness Book, como a série de publicidade mais longa do mundo. Assista o primeiro comercial de Carlos Moreno: Gostou? Então confira também uma seleção especial de livros que abordam a propaganda, a biografia de importantes publicitários e a história de agências de publicidade de sucesso. Aproveite para comentar este post dando a sua dica de livro sobre o tema. Estamos esperando!

]]>

Leonardo Loio

SEM, SEO e tudo relacionado a buscadores, é o que eu gosto. Carioca, marketeiro, profissional de marketing digital, search marketing, tento aprender, discutir e ensinar.

Maze Runner: Conheça os livros da saga Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses