As 10 duplas mais famosas da literatura

(0 Estrelas - 0 Votos)

Erasmo e Roberto Carlos, John Lennon e Paul McCartney e da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, também a mitologia, o cinema, a televisão, a literatura e a própria história estão repletos de parcerias inesquecíveis. E, se pesquisarmos um pouco mais a fundo, ainda descobriremos, segundo o cristianismo, que até mesmo a humanidade teve início com uma dupla: Adão e Eva. Ninguém há de negar que se relacionar é mesmo uma característica básica do comportamento dos seres humanos. Somos todos seres sociais. O crescimento exponencial das redes sociais é só mais uma prova recente disso. E esta característica humana pode ser, então, a razão que faz das duplas uma fórmula narrativa de sucesso! Algumas duplas deram tão certo que seus personagens são sempre lembrados no imaginário popular. Quem não se recorda, por exemplo, de personagens míticos, que remontam séculos antes de Cristo, como Hermes e Afrodite ou de Rômulo e Remo, fundadores de Roma? Depois, com os contos surgiram mais algumas parcerias famosas como: Pinóquio e Gepetto. Com o aparecimento da TV e do cinema, as duplas se popularizaram de vez. Assista ao trecho do filme Ladrão que Rouba Ladrão, estrelado pela dupla O Gordo e O Magro:

As crianças também são público que se identifica e se encanta com as duplas de personagens infantis como Tom e JerryZé Colmeia e Catatau e os comediantes Didi (Renato Aragão) e Dedé (Manfried Sant’Anna) que até hoje apresentam A Turma do Didi, na TV Globo. E na literatura? Para atestar o sucesso dessas parcerias inesquecíveis, trouxemos uma lista com 10 duplas mais famosas do universo literário. Confira:
As Aventuras de Tom Sawyer, Mark Twain

Inteligente e aventureiro, Tom Sawyer é um jovenzinho orfão que escapa de casa na companhia de seu melhor amigo Huckleberry Finn e, juntos, são testemunhas de um assassinato. A partir daí, a dupla vive várias aventuras que se seguem na segunda obra do autor, “As Aventuras de Huckleberry Finn”.

Hamlet, William Shakespeare

Hamlet narra a história de como o príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai, o rei, executado por seu tio. Durante sua tentativa de vingança, Hamlet conta com a ajuda de seu fiel amigo e confidente: Horácio.

Batman e Robin

Diretamente dos quadrinhos, Batman e Robin fazem parte de uma dupla de heróis bem conhecida pelos leitores. Além de aparecerem nos gibis, eles também já foram sucesso nas telonas do cinema.

Dom Quixote, Miguel de Cervantes

Nesta obra de Miguel de Cervantes, Dom Quixote, um homem de meia idade, se entrega à leitura de romances de cavalaria e enlouquece, decidindo tornar-se um cavaleiro tal qual nas histórias que lê. Ao seu lado, seu fiel escudeiro, Sancho Pança, o segue, apesar de suas diferenças de personalidade.

O Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams

Ao descobrir que a Terra está prestes a ser destruída e que seu melhor amigo, Ford Prefect, é um extra-terrestre, Arthur Dent vive verdadeiras aventuras no espaço, sempre auxiliado pelo Guia do Mochileiro das Galáxias.

O Misterioso Caso de Styles, Agatha Christie

Nos moldes da dupla Sherlock Holmes e Watson, Hercule Poirot, criação da escritora Agatha Christie, é um detetive que conta com a ajuda do Capitão Hastings para desvendar seus mistérios. Embora as conclusões de Hastings nem sempre estejam corretas, elas ajudam no raciocínio de Poirot. A dupla reaparece em várias obras da autora.

O Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda, Thomas Malory

O Rei Arthur é uma importante figura britânica que teria comandado a defesa da Grã-Bretanha contra os invasores saxões no início do século VI. Ao seu lado, esteve Lancelote, seu melhor cavaleiro e mestre-de-armas. Ao longo da história, os dois disputam o amor da rainha Guinevere.

O Romance de Tristão e Isolda, Joseph Bédier

Nos moldes de Romeu e Julieta, a lenda narra o amor trágico entre o cavaleiro Tristão e a princesa Isolda. Acidentalmente, ambos bebem uma poção do amor e apaixonam-se perdidamente. Mesmo casando-se com outro, Isolda mantém o romance secreto.

On the Road, Jack Kerouac

Tradução do estilo de vida da juventude estadunidense dos anos 60, a obra narra a viagem de dois jovens: Sal Paradise e Dean Moriaty, que atravessam os Estados Unidos de costa a costa. Reza a lenda que Sal Paradise seria o próprio Jack Kerouac, autor do livro.

Robinson Crusoé, Daniel Defoe

Vinte e três anos depois de viver isolado em um ilha, após um naufrágio, o aventureiro Robinson Crusoé conhece Sexta-Feira. Os dois formam uma grande amizade e deixam de lado até mesmo as diferenças culturais e de língua.

O fato é que as duplas deram tão certo na literatura que alguns escritores também decidiram se aventurar na parceria da escrita. No livro Cabeça de Porco, lançado em 2005, o antropólogo Luiz Eduardo Soares e o rapper MV Bill relatam e analisam a violência urbana no Brasil, sobretudo, no que diz respeito a realidade das favelas e do tráfico de drogas. Mais recentemente, foi a vez de Ziraldo e Mauricio de Sousa lançaram sua obra conjunta: O Maior Anão do Mundo, na Bienal do Livro de 2011. O livro narra a história de Julius, um jovem que, mesmo com seus dois metros e oitenta e cinco de altura, era um anão e buscava a fama. Gostou? Então participe também, comentando este post e dizendo qual a sua dupla favorita. ]]>

Leonardo Loio

SEM, SEO e tudo relacionado a buscadores, é o que eu gosto. Carioca, marketeiro, profissional de marketing digital, search marketing, tento aprender, discutir e ensinar.

2 thoughts on “As 10 duplas mais famosas da literatura

  • 29.11.2011 em 1:36 pm
    Permalink

    Faltou apenas a mais clássica e famosa de todas! Elementar, meu caro Watson!

  • 12.11.2011 em 8:07 am
    Permalink

    Gostei muito como retrataram as diferentes duplas, retiradas de diferentes tipos de literatura! Este é também um post nostálgico, quando nos lembramos dalgumas personagens que marcaram as nossas leituras de juventude. Ah! E o Tom & Jerry, que alguém na minha casa chamava de Tanazéi (bem à alentejana).

Fechado para comentários.

Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses Os melhores livros espíritas